quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pela redução da maioridade penal para os 16 anos;

No Brasil, sempre que acontece um crime grave, são comuns as comoções sociais que, diante daquele bárbaro delito, clamam por "leis penais mais severas". E o legislador, pressionado pela opinião pública, não raro, aproveitando-se da grande repercussão social, elabora as pressas um projeto de lei, sem maior reflexão, aumentando as penas para determinados crimes. Só na última década, tivemos alguns casos célebres, tais como: a) o sequestro de Roberto Medina – que deu causa à edição da Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90); b) o caso dos policiais flagrados por cinegrafista amador agredindo gratuitamente populares em Diadema – episódio do qual resultou a Lei de Tortura (Lei n. 9.455/97); c) o assassinato da atriz Daniela Perez – que culminou em alterações tornando mais rígida a Lei dos Crimes Hediondos; entre outros casos.
Quando uma lei penal é criada dessa forma, quase de improviso, é muito perigosa, pois, não raro, além de não permitir um debate mais refletido pela sociedade, as vezes, não cuida de observar princípios de direito penal secularmente consagrados, limitando-se a aumentar a pena para certas condutas, com o objetivo de resolver problemas sociais com a simples promulgação de uma lei.
Essa breve introdução presta-se a justificar a tese exposada no presente artigo. Ora, devido a ocorrência recente do assassinato de um casal de namorados em São Paulo, levado a cabo, covardemente, por um grupo de adolescente, alguns poderiam afirmar que este advogado "está se aproveitando da repercussão nacional que tomou dito crime para que aqueles que o leiam facilmente tornem-se adeptos da redução da maioridade penal defendida". Com efeito, tal não é verdade, como se verá nas linhas a seguir.
O clamor pela redução da maioridade penal para os 16 (dezesseis) anos não é novo. Alguns já o defendiam antes mesmo da edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90). O assassinato do casal de namorados apenas o trouxe novamente à tona, como um alerta que serve, pelo menos, para que a sociedade debata o tema e tome posição pela defesa desta tese ou pela permanência da maioridade penal aos 18 anos.
Por outro lado, se esta mesma conduta for praticada por uma pessoa com idade inferior a 18 anos, não se pode sequer dizer que ela cometeu crime, mas apenas um ato infracional. Além disso, a ela não será aplicada a pena prevista para o crime, mas sim medidas sócio-educativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, que são as seguintes: a) advertência; b) obrigação de reparar o dano; c) prestação de serviços à comunidade; d) liberdade assistida; e) inserção em regime de semiliberdade; f) internação em estabelecimento educacional. Assim, a maior sanção que um adolescente poderá sofrer é a 3 anos de internação, que tenha furtado um relógio, quer tenha matado 30 pessoas. Ademais, esta medida só pode ser aplicada por meio de um procedimento na vara da infância e juventude.
A fixação da maioridade penal aos 18 anos está consagrada no art. 228 da Constituição Federal e no art. 27 do Código Penal. A escolha dessa idade levou em consideração o critério puramente biológico: entendeu o legislador brasileiro que os menores de 18 anos não gozam de plena capacidade de entendimento que lhes permita entender o caráter criminoso do ato que estão cometendo. Trata-se, assim de uma presunção legal.
Essa presunção legal de "falta de entendimento pleno da conduta criminosa", que, talvez, no passado podia ser tida como verossímil, na atualidade já não é mais. Com a evolução da sociedade, da educação, dos meios de comunicação e informação, o maior de 16 anos já não pode mais ser visto como "inocente", ingênuo, bobo, tolo, que vive a jogar vídeo game e brincar de "playmobil". Ora, se já possui maturidade suficiente para votar, escolhendo seus representantes em todas as esferas, do Presidente da República ao Vereador do seu Município, se já pode constituir economia própria, se já pode casar, se já pode ter filhos, e não são raros os casos de pais adolescentes, por que será que ainda se acredita que ditos indivíduos não têm consciência que matar, estuprar, roubar, seqüestrar é errado?
Além de possuírem plena convicção que o ato que praticam é criminoso, ditos "menores" utilizam-se, conscientemente, da menoridade que ainda os alberga em seu favor, praticando diariamente toda a sorte de injustos penais, valendo-se, inclusive, da certeza dessa impunidade que a sua particular condição lhe proporciona.
Vejamos. Uma das finalidades da pena é a "prevenção geral" ou "prevenção por intimidação". A pena aplicada ao autor do crime tende a refletir junto à sociedade, evitando-se, assim, que as demais pessoas, que se encontram com os olhos voltados na condenação de um de seus pares, reflitam antes de praticar qualquer infração penal. Existe a esperança de que aqueles com inclinações para a prática de crimes possam ser persuadidos, através do exemplo que o Estado deu ao punir aquele que agiu delituosamente. O Estado se vale da pena por ele aplicada a fim de demonstrar à população, que ainda não delinqüiu, que, se não forem observadas as normas por ele ditadas, esse também será o seu fim. Dessa forma, o exemplo dado pela condenação daquele que praticou a infração penal é dirigido aos demais membros da sociedade.
Aplicando-se tais considerações ao caso dos menores de 18 e maiores de 16 anos, que, como defendido aqui, já são pessoas plenamente conscientes do certo e do errado, com efeito, o simples e brando tratamento a eles dispensado segundo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com sanções como advertência, obrigação de reparar o dano, liberdade assistida, internação etc, não é suficiente a intimidar a prática de condutas criminosas como as que estão sendo praticadas por maiores de 16 anos a todo minuto no Brasil. Em outras palavras, é pouquíssimo provável que um adolescente sinta-se intimidado em praticar determinado crime por temer que lhe seja aplicada uma "medida sócio-educativa", sobretudo, se o crime puder lhe trazer ganho financeiro, tais como furto, roubo, extorsão mediante sequestro etc.
A insignificância da punição, certamente, pode trazer consigo o sentimento de que o "o crime compensa", pois leva o indivíduo a raciocinar da seguinte forma: "É mais vantajoso para mim praticar esta conduta criminosa lucrativa, pois, se eu for descoberto, se eu for preso, se eu for processado, se eu for condenado, ainda assim, o máximo que poderei sofrer é uma medida sócio-educativa. Logo, vale a pena correr o risco". Trata-se, claro, de criação hipotética, mas não se pode negar que é perfeitamente plausível.
Alguns defensores da manutenção da maioridade penal aos 18 anos argumentam que a redução desta para os 16 anos traz o risco de "levarmos para a cadeia crianças em formação".
Este tipo de argumento, com o devido respeito, mostra um fato tradicional na legislação criminal: "a elaboração de leis pensando-se na exceção". Efetivamente, não se pode mais admitir que o legislador evite o recrudescimento necessário da lei penal por imaginar sempre a hipótese do "agente que cometeu o crime por fraqueza eventual ou deslize", ou que sempre deixe brechas na lei processual imaginando a hipótese do "inocente que está sendo injustamente condenado". Isso resulta na criação de leis extremamente brandas, impondo ao Poder Público que trate a regra como se fosse a exceção. Isto é, dispensa-se ao criminoso grave o tratamento brando que só mereceria o criminoso eventual, imaginado pelo legislador quando da elaboração ou modificação legal.
O fato é que, na atualidade, pode-se afirmar, com segurança, que mais de 95% (noventa e cinco por cento) dos casos de adolescentes entre 16 e 18 anos infratores é de criminosos habituais e perigosos, que roubam, traficam, estupram e matam, sem titubear, já que não há o que temer em resposta a seus atos. Para estes casos, urge que a maioridade penal seja reduzida para os 16 anos.
Caso algum maior de 16 anos tenha cometido o crime sem que se encaixe no perfil descrito acima (que é a regra), tratando-se de pessoa de boa formação e conduta, que cometeu o fato por deslize, descuido, fato eventual, não merecendo ser encarcerado junto a bandidos perigosos, sob pena de prejudicar o seu futuro desenvolvimento, o juiz criminal, através de seu prudente arbítrio, saberá reconhecer tais fatores, podendo tratá-lo de forma diferenciada, através da atenuação ou redução de sua pena ou mesmo aplicação de penas alternativas, todas já previstas no Código Penal, podendo, aliás, o legislador prever outras próprias para tais casos.
Salienta esse articulista que tem consciência que o problema da criminalidade juvenil tem origem social, estando ligado a falta de educação e oportunidades para os jovens e suas famílias, levando-os ao crime, muitas vezes, não por vontade própria, mas por não vislumbrar outra saída. Assim, a solução do problema estaria relacionada muito mais a implantação de políticas públicas de educação e emprego, com resultados a longo prazo, do que a mudanças legislativas.
Ocorre, entretanto, que a sociedade não pode esperar pela boa vontade dos governantes, pois, primeiro, teríamos que esperar a implantação de tais políticas e, segundo, esperar que, uma vez implantadas, surtissem seus resultados, com a diminuição da criminalidade. Até lá, temos que nos proteger contra a livre ação de pessoas sem freios. E a intimidação através do tratamento penal mais severo é uma das formas das quais dispomos.
Trata-se de uma escolha a ser tomada pela sociedade entre dois caminhos: mantém-se a maioridade penal aos 18 anos e aguarda-se a implantação de políticas governamentais para resolver o problema "na raiz" ou reduz-se, desde logo, dita maioridade para os 16 anos, podendo-se, a partir de então, punir-se os infratores segundos a legislação penal e processual penal.
Optando pela redução, que é a posição defendida neste artigo, a mudança deve ser feita no âmbito do Congresso Nacional, por meio de Emenda Constitucional, uma vez que a maioridade penal aos 18 anos está prevista no art. 228 da Constituição Federal, cabendo à sociedade pressionar os Deputados Federais e Senadores e alterar o texto constitucional.
Pense, reflita e tome posição.

Reforma da idade penal (Brasil)

A reforma da idade penal no Brasil refere-se aos diferentes esforços, idéias ou iniciativas visando possíveis mudanças na legislação brasileira sobre a penalização de menores de dezoito anos, especialmente no que diz respeito à possível redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal;

Os defensores da redução da maioridade penal, em linhas gerais, consideram que:
O atual Código Penal brasileiro, aprovado em 1940, reflete a imaturidade juvenil daquela época, e que hoje, passados 60 anos, a sociedade mudou substancialmente, seja em termos de comportamento (delinqüência juvenil, vida sexual mais ativa, uso de drogas), seja no acesso do jovem à informação pelos meios de comunicação modernos (como televisão, Internet, celular, etc), seja pelo aumento em si da violência urbana. Não significa dizer que os adolescentes de hoje são mais bem informados que os do passado. Quantidade de informação não reflete qualidade e não garante que elas estejam sendo bem absorvidas pela população;
Que o adolescente de hoje, a partir de certa idade, geralmente proposta como 16 anos, tem plena consciência de seus atos, ou pelo menos já tem o discernimento suficiente para a prática do crime; algumas vezes, este argumento é complementado pela comparação com a capacidade (ainda que facultativa) para o voto a partir dos 16 anos, instituída pela Constituição de 1988. O argumento da votação aos 16 anos é bastante infundado, já que nesta idade o adolescente tem voto facultativo e não pode candidatar-se aos cargos. Portanto, afirma-se que ele ainda não é considerado um cidadão em formação;
Quue a maioridade penal aos 18 anos gera uma cultura de impunidade entre os jovens, estimulando adolescentes ao comportamento leviano e inconseqüente, já que não serão penalmente responsabilizados por seus atos, não serão fichados, e ficarão incógnitos no futuro, pois a mídia é proibida de identificar o adolescente. A inconseqüência não é restrita apenas aos jovens, ou será que somente eles cometem atos infracionais? Apenas 15% dos crimes são cometidos por jovens até 21 anos.
Que justificar a não redução da maioridade pela não resolução de problemas sociais é um raciocínio meramente utilitarista, e que a lei deve ser construída de forma justa, a fim de inocentar os realmente inocentes e responsabilizar os realmente culpados, na medida correta e proporcional em cada caso; Se cairmos na lógica da punição, voltaremos aos primórdios da sociedade com o código de Hamurabi: olho por olho, dente por dente.
Nos Estados Unidos e na França, a legislação prevê uma faixa etária na qual há uma inimputabilidade relativa do menor, ou seja, o menor naquela faixa etária pode ou não ser responsabilizado por seus atos, dependendo da avaliação do Juiz em cada caso particular, das circunstâncias agravantes ou atenuantes, da análise da capacidade específica de cada acusado em ter a consciência ou não de seus atos.
Em 2002, o então presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Luiz Flávio Borges D’Urso, manifestou-se pela individualização da responsabilidade penal: "Os adolescentes infratores, com idade entre 12 e 18 anos, precisariam ser submetidos a um exame ‘multidisciplinar’, que obedeceria a um ‘critério biopsicológico’, para avaliar se eles "entenderam o caráter criminoso de sua conduta". "Se o adolescente já possui um desenvolvimento físico e mental suficiente, deveria responder por seu ato criminoso, como se fosse maior", afirmou D'Urso, acrescentando que "a pena seria cumprida em uma unidade penitenciária diferenciada, a exemplo do que já existe em Portugal".
Baseada entre outros no parecer acima, tramita no Senado a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 26/2002  de autoria do senador Íris Rezende, propondo exatamente a individualização da responsabilidade penal, no entanto apenas em relação à faixa etária dos 16 aos 18 anos.

    Nuvem de poeira em Machado;

    Uma chuva de poeira pegou de surpresa os moradores de Machado, no começo da tarde. Como praticamente não chove na região há cerca de dois meses, o resultado foi uma nuvem de pó que encobriu grande parte da cidade devido as rajadas de vento.

    "O grito do silêncio"

    ÁLBUM VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA 

    Rodrigo Balsalobre Damus

    19.01.1979 27.09.1999    


    Jovem de 20 anos, trabalhava, estudava jornalismo na FIAM em S.Paulo, tinha sonhos para sua vida, seus pais também tinham sonhos de vida para ele, foi vítima de latrocínio na Av. Giovani Gronch em SP, ocorrido em 27-09-1999 cometido por 3 criminosos maiores de 18 anos e um menor de 18 que confessou ter atirado no Rodrigo.
    Os três maiores de idade foram condenados a 22 anos de prisão, já conseguiram uma redução da pena para 20 anos e continuam pedindo o abrandamento da pena anualmente. O menor ficou na Febem por 18 meses e foi libertado.
    Giorgio Renan Ernlund Metynoski
    19.11.91 27.05.02

    Curitiba – PR, excelente filho e aluno, seu sonho: ser veterinário, eleito o melhor aluno de sua escola e cursava a 5ª série em 27/05/02, quando aos 10 anos de idade um tiro de espingarda 16 mm a queima roupa no pescoço causou sua morte instantânea.
    Seu assassino: um menor de 14 anos, colega de classe, que mesmo apresentando sérios distúrbios psicológicos, idade bem acima dos demais alunos e acompanhado pelo Conselho Tutelar e foi colocado as crianças normais na escola.
    E apesar de todas as evidencias de crime, o menor foi apenas “Condenado a se tratar do trauma de ter matado o Giorgio” ficou apenas três dias detido, hoje se encontra solto e convivendo novamente com crianças normais em uma escola, devidamente “protegido pelo Conselho”.
      
    Gabriela Prado Maia Ribeiro
    30.08.1988 25.03.2003
     

    A estudante Gabriela Prado Maia Ribeiro, teve a vida interrompida, durante um assalto no metrô da Tijuca. Filha única do casal, esta linda menina de olhos azuis, doce, amiga e excelente estudante, teve todos seus planos de vida destruídos pela violência que assola a sociedade brasileira.
    Era a primeira vez que Gabriela saía de casa sozinha e ao entrar na estação de metrô, foi atingida por uma bala perdida de um tiroteio entre ladrões e policiais.
    Tinha apenas 14 anos.
     
    Hermes Tadeu Moraes
    16.04.1978 21.12.2003

    Desenhista, colorista e ilustrador, era uma das grandes promessas do Brasil nas Histórias em Quadrinhos.
    Assinou trabalhos como TEX, X-Men, Batman e ficou mundialmente conhecido como colorista do Hulk, da gigante Marvel Comics.
    Alegre e cheio de sonhos, este jovem de apenas 25 anos foi vítima de latrocínio, na Praia Grande (SP), em um domingo à tarde.
    Um assassino foi flagrado ao roubar outra vítima logo após balear Hermes. Os comparsas nunca foram encontrados.
     
    ives Yassiaki Ota
    00.00.1991 30.08.1997
      No dia 29 de agosto de 1997, Ives Yossiaki Ota, de oito anos, foi sequestrado por três homens em sua própria casa, na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, onde brincava, na sala, com seu primo, sob os cuidados da babá. Na madrugada do dia 30 de agosto, já estava morto, com dois tiros no rosto, porque durnate as negociações reconheceu um de seus sequestradores. Os sequestradores faziam a segurança nas lojas de seu pai, sendo que dois deles eram Policiais Militares. Isso selou seu destino. Foi assassinado e enterrado, ali mesmo, no esconderijo.
    http://www.youtube.com/watch?v=pWdFhMbGxa8&feature=player_embedded#!
    http://www.ivesota.org.br/
    Daniella Perez
    11.08.1970 28.12.1992  
     
    Atriz e dançarina, foi uma das grandes revelações de 92, através da personagem Yasmin da novela “De Corpo e Alma”, da Rede Globo de Televisão.
    Atriz talentosa, teve sua promissora carreira interrompida pelo parceiro de trabalho, ex-ator Guilherme de Pádua e sua esposa Paula Thomaz, que assassinaram a jovem atriz aos 22 anos de idade.
    Os criminosos cumpriram apenas seis anos de pena e atualmente encontram-se em liberdade.
    Suzeli Regina Tortello Lopes
    15-04-62 19-08-04
    Grande amiga, filha exemplar, estava se recuperando de um tumor no cérebro e receberia alta em breve, mas um menor de idade a encontrou antes disso.
    Torturou e matou com o objetivo de roubar seu carro e trocar por drogas.
    Este assassino estará livre em breve, com a ficha limpa e com seu nome e características físicas protegidas.
    Suzeli nunca mais voltará para casa.

    Danilo Masahiko Kurisaki
    31.10.1977 23.03.2001

    Danilo Masahiko Kurisaki, 23 anos, estudante de medicina de Mogi das Cruzes, teve seu sonho interrompido estupidamente em 23/03/2001, por um ex-presidiário com a participação de um comparsa, que chegaram atirando em direção à lanchonete em que Danilo estava, ferindo-o fatalmente.
    Estes criminosos efetuaram os disparos à esmo, visando atingir seus desagrados que estavam no mesmo estabelecimento que Danilo.
    Este inocente perdeu a vida e um futuro brilhante como médico pelas mãos de criminosos condenados e livres.
     
    Rodrigo Monteiro Sakavicius
    31/08/1981 29/08/2004
     
    Rapaz de 23 anos, alegre, batalhador e cheio de planos, este rapaz nascido em boa família de classe média, conheceu através da internet a seita WICCA e partiu para fazer o ritual de iniciação em uma mata fechada.
    Na data da iniciação, foi encontrado por criminosos na mata, que o assassinaram friamente.
    Os assassinos aguardam julgamento.

    Felipe Caffé
    02/11/2003
    Jovem de 19 anos, estudante brilhante de um colégio de São Paulo. Saiu para acampar com a namorada, Liana Friedenbach e foram ambos assassinados por um grupo de criminosos, liderados por um menor de idade apelidado Champinha.
    Felipe se despediu deste mundo com um tiro na nuca.
    Os assassinos de Felipe aguardam julgamento, mas Champinha estará livre em alguns meses.
    Liana Friedenbach
    00/00/0000 05/11/2003
     

    A estudante Liana Friedenbach, 16, morta com o namorado Felipe Silva Caffé, 19, em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, foi violentada e torturada, ameaçada com uma faca. Na madrugada da quarta-feira 5, assustado com o grande número de policiais que vasculhavam a região em busca do casal, Champinha resolveu mata-la. Junto com Aguinaldo, levou Liana para dentro da mata e lhe deu duas facadas no peito. A jovem caiu e em seguida levou mais 12 estocadas no tórax e uma no pescoço, profunda a ponto de quase degolá-la. Os assassinos aguardam julgamento, mas Champinha estará livre em alguns meses. 
    Luiz Augusto Antunes Guedes
    09/02/1972 12/02/1994
     
    Vítima de latrocínio.
    Morreu no auge dos seus 22 anos.
    Era estudante de engenharia e trabalhava com informática...
    Mais uma vítima da violência que assola nosso país.
    É preciso registrar que por essa fatalidade brutal que acometeu esta família, a mãe de Luiz, por desgosto veio a falecer três meses após a morte do filho.
    Os assassinos foram pegos, um morreu e o outro continua preso.
    Raphael Alves Franco
    17.06.1986 01.09.2001

    Estudante de 15 anos, assassinado brutalmente com um tiro de calibre 38 na nuca por um menor de 16 anos (Bruno Alcântara de Lima), dentro da sua própria residência na véspera do aniversário de seu pai. O acusado alegou ser um acidente.
    Decisão: TJRJ-Comarca de Piraí-RJ
    Tendo em vista o atingimento da maioridade civil do adolescente, conjugado com o seu desempenho às folhas 210/215, qualquer medida sócio educativa mostra-se desnecessária e inaplicável, pelo que determino o arquivamento do feito diante da perda de seu objeto, o que contou com o aval do MP, razão pelo qual julgo extinto o feito.
    Lucas Vargas Terra
    19.10.86 21.03.01
      Lucas foi amarrado e amordaçado para não gritar e colocado dentro de uma caixa de madeirit e queimado vivo, Salvador-BA.Segundo Laudo da Policia técnica, na ocasião dos fatos, o estudante de catorze anos de idade,  foi queimado vivo, após ter sofrido (entre outros) violência sexual. Após detalhada investigação, a policia baiana, concluiu que o autor do crime, seria Silvio Galiza, "Pastor de uma Igreja" que o menino Lucas Terra frequentava. Conforme informações de Carlos Terra (Pai de Lucas) e relatos de  Galiza, o autor do crime acredita-se estava acompanhado de mais duas pessoas, que se identificavam igualmente como pastores, carbonizaram o corpo do garoto para encobrir os Vestígios de Pedofilia.
    O pastor acusado de participar do assassinato do adolescente Lucas Terra, em 2001, foi beneficiado com o regime semi-aberto. A defesa de Silvio Roberto Galiza conseguiu a transferência do regime fechado para o semi-aberto na Colônia Lafayete Coutinho, junto ao juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça. Galiza cumpria pena em regime fechado a quatro anos e seis meses. Em junho de 2004 foi proferida a sentença ao acusado, que foi de 23 anos e quatro meses de prisão, mas um segundo júri ocorreu e reduziu a pena para 18 anos. Em 2007, o Tribunal de Justiça da Bahia reduziu a pena novamente para 15 anos.
    Marcos José Aloise da Rocha
    20.04.70 10.02.95
    Jovem de 24 anos, trabalhava no Banco de Boston, cursava faculdade de Administração de Empresas na Faculdade da Cidade. Voltando da aula, numa rua do Méier no Rio de Janeiro, tentaram roubar seu carro e o assassinaram.
    Seus algozes nunca foram identificados!
    Mais uma vítima da impunidade!
    Marquinhos não pode se despedir de sua mãe e partiu levando quatro tiros no peito!
    Paulo Veronesi Pavesi
    08.10.1989 21.04.2000

    Paulo Veronesi Pavesi, o Paulinho que salvou algumas pessoas entregando a própria vida sem que ninguém nunca lhe dissesse ao menos obrigado.
    Nasceu em Poços de Caldas, em 08 de outubro de 1989 e nos deixou em 21 de abril de 2000, a exemplo de heróis mineiros como Tiradentes e Tancredo Neves.
    Teve seus órgãos vitais retirados para doação após um acidente doméstico que resultou em traumatismo craniano. Nos boletins médicos, consta que a doação de órgãos aconteceu "sem morte encefálica" do paciente.
    O processo resultou na CPI do Tráfico de Órgãos, sem condenação de culpados.
    DJ Jullius Bill
    17/02/1976 28/05/2004

    Seu hobby era ser DJ, gostava de animar festas,com garra e dinamismo era guia turístico promoveu excursões para shows de cantores , parques de diversão, programas televisivos, destacando Domingão do Faustão e Planeta Xuxa. Ficou desaparecido por 07 dias, foi encontrado em um rio da cidade Iguatama, preso a galhadas na margem, completamente nu, com os tornozelos amarrados , varias escoriações pelo corpo e sua barriga aberta em um corte vertical, proveniente de um instrumento cortante, para não permitir a formação de gases interiores e dificultando assim a submersão do corpo e sua localização. O corpo já em decomposição foi enterrado naquela cidade como indigente. Segundo o legista da necropsia ele fora assassinado, de uma forma bárbara, cruel, com 03 tiros na cabeça. Foi arrastado pelo mato, jogado no rio completamente nu. Veio para nossa cidade, Piumhi, num caixão lacrado em rolado em uma lona preta com cordas, não pudemos vê-lo pela ultima vez, pois já cheirava mal. Os acusados estão soltos, pela brecha da lei "Excesso de prazo na fase de instrução".
    André Francavilla Luz
    01/01/1977 29/03/2004
     

    Rio de Janeiro - André Francavilla Luz, 27 anos,era formado em Administração de empresas pelo IBMEC RJ,foi sequestrado no dia 11/02/2004 na porta da empresa onde trabalhava,foi assassinado brutalmente no dia 29/03/2004 mesmo depois do resgate pago pela família. Seu corpo só foi encontrado no dia 18/08/2004 num cemitério enterrado como indigente.
    André foi uma pessoa que se importava com o próximo. Ele foi um filho, irmão, tio e amigo exemplar, sendo seus sonhos e metas de ajudar a sociedade foram abortadas por marginais que ainda hoje andam pelas nossas ruas e quem sabe procurando por uma nova vítima.
    Priscila Eiras
    11/07/1987 11/01/2004

    No dia 10 de janeiro de 2004, por volta das 17 horas, Priscila retornava de um passeio de moto com seu amigo e namorado Murilo, de dezenove anos de idade (ele, na condução da moto, ela, na garupa), na rua Clímaco Barbosa, no bairro do Cambuci, Capital de São Paulo e foram violentamente atropelados por um menor de 15 anos de idade, que dirigia uma caminhonete Blazer, em alta velocidade (mais de 80 Km/h, “fechando a todos no trânsito), supostamente de seu pai. Com o impacto, Murilo, que estava na condução da moto, foi jogado longe e saiu rolando, o que lhe causou várias escoriações. Priscila, por estar na garupa, sofreu maiores conseqüências: praticamente “voou” da moto e bateu a cabeça na guia (sarjeta), vindo a falecer poucas horas após.
    Cláudio Von Randow de Almeida
    13/11/68 21/01/05
    Rio de Janeiro - Motorista de van, presente e amável, como marido, filho, irmão e tio. Vítima de latrocínio enquanto cumpria seu dever. Morreu sem reagir.
    Ele deixou a lembrança de um homem corajoso, valente, que morreu lutando por um ideal. Sempre sem medo, de cabeça erguida, passando por muitas dificuldades, sem perder a fé.Dois dos três assassinos já estão presos, aguardando julgamento. Um está foragido.
    Thays Coppola Rupp
    22.05.1983 05.11.2002
    THAYS estava grávida de dois meses quando desapareceu em Paraty, Rio de Janeiro, em 5/11/2002 num passeio que ela estava fazendo com o namorado VISUAMBHARA DASA GUTIERREZ VARGAS, principal suspeito do assassinato. Apenas em 08/04/2004 foi encontrada a ossada de THAYS e ao lado da ossada um saco com sua blusa e roupas intimas que foram reconhecidos pela mãe, em um mangue por um pescador próximo ao Camping e também próximos do local onde sua mãe cavou procurando por seu corpo. THAYS foi enterrada em Campinas SP em 18/04/2004 ao lado de seu pai. O suspeito, conhecido como NIMAI, está foragido.
    Marcos Monis Monteiro de Lima
    14.02.1964 05.01.2004

    39 anos, trabalhou como autônomo e se preparava para fazer o concurso público, quando teve seus sonhos e sua vida interrompida depois de um dia de trabalho, ao retornar para a sua residência, em uma parada de ônibus, foi vítima de latrocínio por 4 marginais que lhe roubaram a sua mochila com seus livros de matemática e cadernos, e o assassinaram covardemente sem a vítima esboçar nenhuma reação, deixando, mãe e irmãos e uma dor que jamais vai ter fim, e muitas saudades, na primeira segunda-feira do ano às 21:20hs.Um dos criminosos foi preso, um morto e dois livres:O caso está na justiça, foi marcada audiência para o autor do crime, mas ele não foi encontrado, mas está com mandado de prisão: chama-se Paulo Cristiano Gomes da Silva, vugo Xuxu, está livre (detalhe: todos eram foragidos)
    Enedith Monteiro de Brito
    07.04.1942 05.09.1982
    40 anos, trabalhava em uma fábrica, uma funcionária exemplar, estava se recuperando de problemas de nervos e tinha recebido alta do hospital, teve sua vida interrompida por seu namorado que a assassinou e jogou seu corpo dentro do rio, sendo encontrado por crianças que estavam tomando banho no rio, e eles tiraram o seu corpo de dentro do rio e chamaram as pessoas. Neste dia a mesma havia sido homenageada como a funcionária padrão do ano, a faixa da homenagem colocaram no seu caixão.O criminoso ficou em prisão primária e continua livre. Mais uma impunidade.
    Servanis Monteiro de Oliveira
    12.10.1959 08.05.1994
    34 anos, estudante, trabalhava, professor, em um dia de sábado às 21:00h estava em sua residência quando foi chamado por 4 homens, neste momento teve seus sonhos e a sua vida interrompida, assassinaram covardemente com 5 tiros na garagem de sua casa, sem a vítima esboçar qualquer reação: estes assassinos estão livres.Até hoje não se sabe quem o matou e nem porque de tanta violência. Ficando este crime impune.
    Rodrigo Maia Casemiro
    11.05.81 25.12.04
    Vítima de envenenamento, por pesticida (CARBOFURAM), nesta data 31/07/05, inquérito em andamento no fórum de Itauna, Minas Gerais.
    Bom filho, pessoa que amava a vida, com grande circulo de amizade, honesto, trabalhador, com futuro promissor.
    Tiraram-lhe a vida aos 23 anos.
    Nós os familiares e amigos esperamos que os culpados não fiquem impunes!!!
    Pablo Gomes Matielli
    03.07.1979 01.06.2000

    Nascido em 03/07/1979 em Sorocaba/SP retornava da faculdade por volta das 21h30 do dia 01/06/2000, onde cursava o 3º ano de Direito, e ao adentrar a residência de sua avó, foi alvejado por 05 disparos de arma de fogo, vindo a falecer no local sem nenhuma chance de defesa.Posteriormente, a Polícia Civil prendeu dois indivíduos que confessaram o homicídio, porém, esclareceram que queriam matar outra pessoa, vulgo "Zelão", traficante de drogas, que seria desafeto de um deles, e que confundiram Pablo, pois estavam drogados e bêbados.Assim, verifica-se que a vida de mais um inocente, que tinha toda uma vida pela frente, foi "arrancada" de forma cruel e fútil obrigando-o a desistir de seu sonhos,bem como de seus familiares, restando hoje, somente as boas lembranças da pessoa maravilhosa, feliz, amiga que foi e que continua sendo em algum lugar que infelizmente ainda desconhecemos.
    Rodrigo de Andrade Bezerra
    13.07.1988 21.05.2005
    No dia 17 de maio/05 um menor de 16 anos assaltou dois outros menores – RODRIGO DE ANDRADE BEZERRA e DIEGO RABELO, 16 e 17 anos respectivamente, no bairro do Cordeiro, sendo que Rodrigo veio a falecer no dia 21/05 e Diego perdeu uma parte do pulmão.
    Foram vítimas de um jovem com 16 anos e com nove homicídios nas costas.
    Foi assaltado próximo a sua casa, em Recife, defronte a casa do amigo Diego que perdeu parte do pulmão e o jovem Rodrigo a VIDA.
    Maria Cláudia Siqueira Del´Isola
    20.07.1985 09.12.2004

    No dia 9 de dezembro de 2004, Maria Cláudia Siqueira Del´Isola, jovem de sorriso encantador, estudante de Psicologia e Pedagogia, cujo sentido de vida era desmoronar qualquer gesto de violência com delicadeza e ternura, teve sua vida interrompida aos 19 anos, de forma cruel e insana pelo casal de empregados de sua residência, no Lago Sul, em Brasília, onde trabalhavam e moravam há dois anos. Eles a espancaram, violentaram e enterraram seu corpo numa área próxima ao jardim.
    Os assassinos, réus confessos, estão presos aguardando julgamento.
    A família, os amigos e a sociedade aguardam justiça.
    Thiago do Nascimento Braz
    30.11.1985 07.12.2003

    Thiago era um rapaz de família humilde, porém honesta, morava na favela do Dendê, lugar este onde não moram apenas marginais, muita gente boa e honesta se encontra ali, por causa da grande desigualdade social em que se encontra o nosso país.
    Ele era estudante e trabalhador, tinha acabado de completar 18 anos (30/11/03) e estava todo satisfeito, pois havia se alistado para servir a pátria. Havia feito também estágio na Cedae, durante aproximadamente dois anos até 11/2003.
    Era apenas um rapaz cheio de vida e sonhos, que foi a um baile escondido dos seus pais e namorada para se divertir e que por crueldade de alguns não voltou mais.
    Lourival Lemos - Sogro do Thiago
    Rodrigo Vale Fonseca
    25.02.1977 06.08.2005
    Rodrigo Vale Fonseca, 28 anos, morava em Brasília e era formado em medicina veterinária desde janeiro/2005, pessoa sensível, amante da natureza e dos animais foi seqüestrado e assassinado no dia 06/08/2005.
    Foi salvar a namorada de um estupro e levou 03 tiros.
    Os assassinos estão soltos e não foram encontrados pela polícia.
    A violência lhe tirou a vida e o impediu de trabalhar, construir uma família, crescer e realizar todos os seus desejos e sonhos, além de tirá-lo do seio de sua família.
    Wagner Moreira
    07.03.1961 12.10.2005
    Sempre sorrindo e brincando, trabalhando para criar seus três filhos, aos quais os cinco assassinos deram o presente no dia das crianças!
    Não teve um velório, só uma despedida de 15 min, com caixão lacrado!
    Até isso nos tiraram.
    Nosso querido e amado irmão, deu carona para a morte, após um dia de trabalho. Vagabundos planejaram e conseguiram. Estão presos aguardando julgamento por latrocínio.
    Marcelo Pacheco de Brito
    03/12/1961 01/12/2004
     

    Ele era médico e amava a vida, a sua família e a medicina. Foi um profissional ético e competente, respeitado, querido e humano. Era casado há 18 anos, pai dedicado e amoroso de um casal de crianças, orgulho de seus pais e familiares.
    No dia 1° de dezembro de 2004 Marcelo foi seqüestrado, algemado e covardemente assassinado com um tiro na nuca. Seu corpo foi deixado na Rodoviária de Goiânia-Go.
    Foi vítima de uma violência praticada com premeditação, por motivo fútil e torpe. O acusado, um Major da PM, esteve preso por 124 dias e se encontra em liberdade desde 21/06/2005, graças a um habeas-corpus concedido pelo STJ . Ele será julgado pelo Tribunal do Júri por homicídio triplamente qualificado, ainda sem previsão de data.
    Temos a firme convicção de que este crime abominável somente aconteceu pela certeza da impunidade dos assassinos.
    Juvenil Severino Botelho (Barroso)
    20/01/1957 20/02/2003
     

    Barroso, como era conhecido por seus amigos, filhos e parentes. Saiu de Brasília/DF com destino a Palmas/TO no ônibus da empresa TRANSBRASILIANA, um dos bandidos embarcou no ônibus como se fosse passageiro e na saída de Brasília entrou na cabine do motorista rendendo o mesmo com uma arma, logo na frente subiu mais dois comparsas. Os bandidos entraram disparando dois tiros para o teto perguntando se tinha policial e o bandido que estava dentro do veículo que nunca foi identificado, executou o Sr. Barroso que estava dormindo no final do ônibus, pois achava que o Mestre-de-Obras era Policial disfarçado.
    O trabalhador, pai de família, filho de um senhor de 95 anos, tendo mais 07 irmãos, foi uma das inúmeras vítimas do bandido VANDIR MENDES PEREIRA que "graças à ajuda" da Justiça que concedeu regime progressivo de pena a esse criminoso que ficou foragido e continuava cometendo seus assaltos executando suas vítimas como se fosse uma profissão qualquer. Os outros dois assassinos encontram-se foragidos e nunca foram identificados.
    Lidia de Almeida Menezes
    1964 2002
    Lidia de Almeida Menezes, vice-prefeita do Município de Mage-RJ, brutalmente assassinada, na noite de 02/06/2002.
    Teve seu sonho interrompido covardemente.
    Se os suspeitos estão soltos, quem matou Lidia?
    João Claúdio Espinhara Brandão
    1976 2006
     
    Foi brutalmente assassinado em Garanhuns, no meio de um show ,com uma facada no peito, no dia 24 de julho de 2006.
    O acusado ainda esta foragido.
    Ficou a dor de perder o nosso João, irmão , filho e pai amado.
    A saudade é imensa.
    Te amamos João.
    Danilo Ramos Ribeiro
    1982 2000
     
    O Danilo foi cruelmente assassinado, vítima de latrocínio, quando passava o feriado de Páscoa do ano de 2000 na cidade de Mongaguá, litoral sul de SP, na casa de um colega da faculdade. Os bandidos entraram na casa durante a madrugada e com requintes de extrema crueldade assassinaram após horas de tortura, os três jovens de 17 anos que lá estavam. Os assassinos estão presos, mas com a benevolência da justiça, em breve estarão nas ruas.
    Eduardo Alfredo Ortelan
    1980 2004

    O Eduardo Alfredo Ortelan tinha 23 anos quando foi assassino brutalmente por um assassino viciado em drogas e muito mais.

    Numa 5ª feira, dia 21 de Outubro de 2004, na cidade de Itapui ,como de costume o Eduardo se levantou as 4:30 da manhã e começou a trabalhar com caminhão de frango. Ás 18:00 hs ele voltou para Casa cansado, quando o assassino com o Nome de Fabio Scolari lhe deu 8 facadas e roubou Dez Mil Reais e o Carro. O assassino fugiu para Campinas na casa de sua Irmã onde ela encobriu tudo.
    O Eduardo não tinha pai desde os seus 2 aninhos e sua mãe ficou com seqüelas devido a um acidente. Nunca deu trabalho para ninguém sempre um menino responsável, não bebia e não fumava, somente trabalhava para dar a sua Mãe um dia melhor e pagar os remédios que ela usava. É muito doloroso o que esse assassino fez.
    Richard Richter
    1976 2006

    No dia 19 de janeiro de 2006 tive meu irmão mais novo de 29 anos, advogado assassinado cruelmente com 14 tiros, por um cliente que teve uma negativa na audiência no mesmo dia no período da tarde, e a noite o mesmo ligou para ele pedindo para conversar, e quando meu irmão chegou mal desceu do carro e ele começou a atirar, meu irmão correu mesmo estando com uma perna quebrada, foi levando outros tiros, e quando caiu o assassino ainda deu 3 tiros na sua cabeça, era uma noite de calor e em frente a uma padaria que estava lotada, mas as testemunhas sumiram, por medo. A única testemunha que tínhamos, quando o assassino foi preso mudou no dia seguinte seu testemunho, deixando assim o assassino em liberdade, para continuar a acabar com mais vidas, acabar com mais famílias... só queremos justiça ...ficarei muito feliz em ajudar e fazer parte dessa luta, pois não desejo que meu irmão seja somente um número a mais nas vítimas da impunidade deste pais, meu único desejo hoje é de justiça, antigamente não pensava assim mais hoje não terei paz interior enquanto não houver justiça, pois esses assassinos não acabam somente com uma vida e sim com uma família toda, ele conseguiu desestruturar toda a minha família, tenho que viver catando cacos dos meus pais para deixar eles fortes, esse domingo, dia das mães, foi super difícil para minha mãe ... obrigada pela atenção de vocês.
    Ronaldo de Carvalho Pinto
    1973 2006
     

    Ronaldo era uma pessoa muito prestativa, falava com todo mundo, estava sempre prestes ajudar como podia as pessoas, gostava de conversar com idosos e adorava crianças, estávamos fazendo planos, e ele tinha um sonho de ser pai, e queria muito um filho, único filho homem e irmão, paparicado pelas irmãs, pois era o caçula, tinha 33 anos. Tudo isso foi destruído por três marginais, que na véspera do dia dos pais foram chamá-lo em sua casa, mais ou menos 6:00hs, segundo vizinhos, levaram para um campo e espancaram até a morte, não sabemos o motivo pra tamanha brutalidade, por volta de 9:00hs, quando começou a chegar gente no campo, encontraram o corpo. Os marginais estão soltos, levando a vida normalmente, não tem provas concretas e ninguém fala nada, apesar de todos no bairro saber quem foram os culpados, a polícia continua investigando.
    Cláudio Carvalho Tenório
    04/05/1987 10/03/2002

    Cláudio, menino de 15 anos , como todos os garotos, saiu com os amigos e foi a Habib’s , zona norte , São Paulo, tomar um lanche. Na saída, um dos seguranças do Habib’s atirou no Claudinho pelas costas ,que foi fatal. A mãe inconformada foi à busca da justiça. Percorrendo vários canais , para que não caísse no esquecimento. Conseguindo a prisão do assassino somente no dia 01/12/2003 . Com certeza foi um alívio à família, principalmente à mãe que tanto lutou pela justiça, para que a impunidade não vencesse mais uma vez.. Hoje o indivíduo preso aguarda o julgamento.
    “ As coisas antigas se foram. Coisas novas nasceram, mas o meu filho, menino, com apenas 15 anos se foi, vítima dessa violência que cresce dia a dia. E agora ? E eu? Sou mãe do Claudinho, o que será de mim? Não me digam que foi uma fatalidade porque isto não me preenche esta falta , este rombo na minha vida. E agora? “ (mãe)
    Veruska Prado de Jesus
    24/07/1982 18/11/2001

    Tudo aconteceu em Mongaguá, no dia 18/11/2001. Tudo na praia parecia calmo e normal. De repente a Veruska foi abordada por dois menores , um de 16 anos e outro de 17 anos, ( hoje, maiores de idade ). Os dois anunciaram assalto e pediram dinheiro. Infelizmente a jovem não tinha dinheiro naquele momento e levou um tiro (bala dum-dum) que nada pôde fazer . Ela , estudante de Direito, faleceu por não estar com o dinheiro. Os dois foram presos , quando cometiam outro assalto. Ficaram recolhidos por alguns meses na Febem de Franco da Rocha, infelizmente numa das rebeliões fugiram e não foram recapturados . Dizem que os dois voltaram para Mongaguá e lá eles vivem , quem sabe no mundo do crime cassando mais vítimas, pessoas inocentes sendo ceifadas e conseqüentemente a família mutilada como essa família de Veruska Prado de Jesus. Desejo da mãe é que eles não estejam neste mundo destruindo mais e mais famílias
    O que mais a mãe gostaria de ter e dizer : “ Que agradável coincidência ,filha, vivermos você e eu, ao mesmo tempo! “(mãe)
    Infelizmente, a mãe viverá com essa dor da perda, abraçando a lembrança da filha e saudade, que nada, nada ajudará preencher essa falta.
    Flávio dos Santos Borges
    26/05/1981 20/08/2001

    Flávio trabalhava no estabelecimento comercial com o pai. Ele sempre foi o braço direito em todas as atividades comerciais , de segunda a sábado, das 8:00 às 18:00 horas e estudava no período noturno, e no domingo gostava de jogar futebol com os amigos onde sempre o pai acompanhava porque o pai também participava da turma. Segunda-feira, dia 20/08/2001,às 15:20 horas , o seu sonho, a alegria de viver foi interrompido por uma arma de fogo, onde um indivíduo passava em frente ao estabelecimento, quando os marginais que estavam no carro avistaram-no e começaram atirar . Ele , o indivíduo , que estava na calçada, correu para dentro do estabelecimento para se proteger, mesmo assim os ocupantes do carro continuaram atirando , onde o individuo levou 09 tiros e o Flávio que nada tinha com o caso, uma bala que bateu no azulejo , ricocheteou atingindo a cabeça do Flávio. Quando o pai ouviu os disparos , abraçou o filho e se deitaram no chão para se protegerem, mas infelizmente nada pôde fazer. O pai não conseguiu salvar seu filho que estava nos seus braços. O indivíduo que se escondeu no estabelecimento estava em liberdade condicional, levou 09 tiros e sobreviveu e os outros, os três assassinos também tinham passagem na polícia , (os seus nomes faziam parte das fichas criminais ).O crime foi acerto de contas pelo tráfico de drogas. A família destruída mas o pai foi à busca da justiça . Depois de um ano e três meses, os três assassinos foram presos. Aguardam o julgamento presos.
    “Quem perde o pai ou a mãe, perde o passado. Quem perde o marido ou a mulher, perde o presente. Quem perde o filho, perde o futuro. “ (pai)
    Marcelol Alves da Silva
    30/09/1974 29/01/2004

    Assassinado com dois tiros ao chegar do serviço, às 23:00 horas, no dia 29/01/2004, zona norte, São Paulo . Há uma semana, Marcelo foi vítima de um assalto frustrado. Os delinqüentes tentaram roubar o carro e a vítima reagiu e ainda reconhecendo os autores ( como eram do pedaço), Marcelo chamou atenção dando lição de moral, mas o fracasso do assalto e a chamada recebida, foram aceitos como insultos e ódio foi tão grande , não deixando raciocinar, dominado pela maldade e na certeza da impunidade, voltaram para vingar o fracasso e executaram-no. Após uma semana do ocorrido os três foram presos e aguardam o julgamento.
    “ O querer ser e viver feliz honestamente foram interrompidos cruelmente, mas acreditamos que sua partida não será em vão, Marcelo.”(amigos )
    Sérgio Porfírio Cardoso
    20/01/1983 13/08/2001
     

    No dia 13/08/2001, como de sempre chegando do serviço foi à escola. Terminadas as aulas, na saída às 23:00 horas, Sérgio foi levado pelos elementos a um local onde foi executado com vários tiros. Encontrado o corpo no dia seguinte, por volta das 15:00 horas, não muito distante da escola e próximo a 64º DP, zona leste. A família de Sérgio não deixou que tudo caísse no esquecimento e foi à busca da justiça cobrando das autoridades competentes as devidas providências . Os quatro responsáveis foram presos – dois no dia 19/12/2002 e no dia seguinte foram os dois restantes . Hoje, presos aguardam julgamento ( acredita-se que tenham mais indivíduos envolvidos).
    A saudade e a distância podem nos machucar, mas jamais irão destruir o amor e o carinho que me cercaram. Ao lado de Deus não esquecerei aqueles que me quiseram bem. Sergio”
    Sergio é uma semente que enraíza na terra e desabrocha no céu .”
    Priscilla Gomes de França
    13/08/1984 01/07/2000

    Aconteceu numa noite, Quermesse – Festa junina , na Praça da Vila Nova Cachoerinha , zona norte , São Paulo. Priscilla foi alvejada com três tiros na cabeça. Tudo aconteceu após uma discussão com uma garota chamada Juliana. Juliana prometeu que voltaria . Voltando logo depois com mais cinco elementos, que pegaram a Priscilla , espancaram e ainda deitada no chão, indefesa, deram os três tiros na nuca , foi uma crueldade inaceitável. Um menor foi preso como autor dos disparos, talvez para proteger os demais, pois sabemos que o menor é sempre protegido pelo “sagrado Eca “.
    “Brasil, país onde a justiça do homem é falha , injusta , onde maioria das vezes nada acontece para os pobres . Eu acredito apenas na “Justiça Divina “, essa é infalível. (mãe)
    Manoel Maria da Conceição Junior
    05/04/1971 15/01/1998
     

    Manoel Maria da Conceição Junior , policial civil assassinado pela quadrilha de Ivanildo Canuto Soares – vulgo “Vando” – no dia 15/01/1998, na favela Elba – zona leste – São Paulo.Foi assassinado quando fazia diligência no Jardim Elba,investigando a quadrilha de traficantes que ali atuava. Levou 30 tiros, inclusive o distintivo colocado no peito e fuzilado como se fosse a vingança à polícia. Hoje os autores ( a quadrilha ) estão presos, onde a mãe se sente mais aliviada por acreditar na justiça, que a justiça seja feita. “ A dor da perda é tão grande que não há palavras que possam descrever e muito menos remédios para a cura.” (mãe)
    “Junior,Você foi, é e será o meu mundo, meu filho.” (mãe)
    “Quando perde um filho, os pais perdem a razão de viver.” (mãe)
    Púbio Theodoro de Sousa
    14/01/1982 01/03/2002
    Púbio Theodoro de Sousa, nascido aos 14/07/82. Aos 01/03/02, quando foi convidado por um suposto colega a ir a um bailinho. No caminho foi assassinado por três indivíduos. Um deles foi preso por outro crime e na cadeia de Botucatu foi assassinado pelos detentos daquela cadeia. O 2º criminoso encontra-se foragido, bem como o 3º criminoso. O Processo Criminal contra os 03 assassinos encontra-se em fase inquisitiva (inquérito). Já há quase 03 anos, não se sabe o motivo de tanta demora para punição dos assassinos.
    Fernanda Orfali
    15/12/1973 14/09/2002

    Jovem alegre,cheia de vida, cheios de sonhos,feliz em poder realizar os seus sonhos : casar e constituir uma família. Casou-se, mas infelizmente após seis meses de casada, Fernanda foi assassinada pelo próprio marido, Sergio Nahas( quando a Fernanda descobriu o segredo do marido, que ele não era homem normal ). Segundo Sérgio Nahas (marido) diz que foi suicídio, porém após toda a investigação concluiu-se que nenhum suicida consegue se destruir com dois tiros,pois foram dois disparos e nenhum vestígio de pólvora nas mãos da vítima . Hoje, Sérgio Nahas se encontra em liberdade, levando a sua vida como sempre, e a família destruída, mutilada, sofrendo pela falta que ninguém pode e poderá preenchê-la.Buscando a justiça, o mínimo que a família espera.
    Mães, vejam com quem suas filhas namoram, investiguem a vida dos seus futuros genros, para que não aconteça o que aconteceu com a minha Fernanda. ” (mãe)
    Filha, Obrigada por tudo e para sempre. Saudades .” (mãe)
    Marcos Vinicius Russo
    02/07/1983 04/09/2003
     
    Foi vítima de arma de fogo em Diadema. Ninguém foi preso por ser menor. Que país é este? O menor pode matar, destruir uma família e não pode ser responsabilizado pelos seus crimes cometidos ? Onde está a lei? E meu filho, Vinícius? Nada vale?
    “O mais terno e lindo dos sentimentos serão sempre respeito. Respeito à vida. Sem a vida não se faz e nada se constrói .” (mãe)
    Ricardo Moreira Júnior
    00/00/0000 01/12/2001
     

    Os fatos aconteceram em 01/12/2001, em São Bernardo de Campo, S.P. O alvo dois bandidos, em uma moto , que assaltaram o agente policial Alexandre Vallim e fugiram. Vallim estava numa fila dupla de carros , que esperava o farol abrir. Pegou sua pistola 45 e deu dois tiros . Não acertou os bandidos , mas uma bala atingiu, na cabeça, do menor Ricardo, de 16 anos, que estava num dos carros da fila. Ricardo , 16 anos, 1,90 metros , jogador de basquetebol no time de São Caetano ( tão bom, que a prefeitura dava-lhe bolsa de estudo) saiu com os tios para ir a Santos e.....morreu. A família destruída, jamais haverá retorno . o que a família quer é a “justiça.” Os pais dizem : “não temos ódio, queremos que haja justiça pela justiça . Com a morte do Ricardo mudou a vida da família , o que muda é a gente escuta o filho entrar em casa, sentir sua presença e saber que ele não está mais . às vezes a gente pensa que nada aconteceu. Quando cai na realidade,isso machuca muito. “
    “ Somente o amor conserva unidas as pessoas . Esse amor nos une , unirá para sempre, Ricardo. “ (mãe)
    Bruno Soares e Silva
    20/10/1982 11/02/2002

    Bruno Soares e Silva, 19 anos, faleceu no dia 11/02/2002, vítima da violência que continua ceifando a vida dos jovens.Estava feliz pois havia ingressado na Faculdade Metodista onde realizaria seus sonhos,ser farmacêutico e trabalhar com seu pai, jovem estudioso e trabalhador, gostava de ajudar as pessoas necessitadas, jovem de bom coração.Aconteceu em Diadema.O caso do Bruno ficou impune. Não houve empenho policial. Os bandidos estavam a pé, e saíram tranqüilamente,mesmo assim os policiais não conseguiram encontrá-los e ainda disseram: “ não conseguimos nem as testemunhas, isto torna-se quase impossível prendê-los, pois não sabemos quem é o assassino”. Agora pergunto: “cabe à polícia investigar e chegar ao assassino e não ficar somente esperando que as testemunhas os identifiquem ou não? Num país como o nosso onde a impunidade é bola mestra da violência e a corrupção também está às alturas , muitos se omitem por medo , por falta de segurança e por não acreditar na justiça. Se fosse um filho de um ilustre teria tido mais empenho? Por que é filho de um simples trabalhador honesto, e cumpridor de seus deveres? Se fosse seu filho, o que faria?” Passaram-se 03 anos e até hoje nada foi feito, posso estar cruzando com os assassinos do meu filho, sem saber .Com certeza devem estar destruindo mais e mais famílias, pois quem comete um , comete mais e mais, pois a impunidade incentiva continuar neste mundo dos crimes.E eu, nós, a família, vivemos neste sofrimento infinito, aprendendo a conviver com essa perda irreparável , a dor incurável, que somente nós sabemos a imensidão dessa dor.Hoje rezo e peço à Nossa Senhora que tenha misericórdia de nosso povo e ilumine os políticos, para que coloquem um basta na violência. E que a alma do Bruno descanse em paz. SAUDADES. Mãe.
    Tainá Alves de Mendonça
    03/12/1996 11/08/2002
     

    Dia 11 de agosto de 2002, Dia dos Pais.Tudo lindo e maravilhoso. Ninguém espera que algo de muito ruim possa atravessar o nosso caminho. Este dia lindo e maravilhoso se tornou um dia tenebroso, que se pudesse riscá-lo do calendário, com certeza faria. A menina Tainá de 05 anos e 8 meses, linda e maravilhosa, cheia de charme, com sorriso cativante, alegrava o ambiente, onde quer que fosse, com todas as pessoas. Era um sol que irradia a vida, mas........infelizmente, tudo mudou. Numa briga de trânsito, a pequena Tainá foi vítima da violência, foi assassinada por Rodrigo Farrampa. Ela foi socorrida e levada ao Hospital Panamericano, mas infelizmente após 03 horas veio a falecer. O julgamento ocorreu nos dias 28 e 29/07/2004.O indivíduo foi julgado e sentenciado a cumprir a pena de 16 anos, pelo assassinato da pequenina Tainá e tentativa de homicídio a mais 02 pessoas, sendo 10 anos em regime fechado sem direito aos benefícios. Após 16 anos de reclusão, o sujeito estará livre, e a minha pequenina Tainá,estará com 22 anos , e ela voltará ao nosso lar? Não, jamais a família poderá recebê-la, abraçá-la, ouvi-la..... Nada, jamais! Apenas viveremos com a dor e as lembranças da pequenina Tainá que não teve direito à defesa, direito à vida, foi condenada à morte. QUE PAÍS É ESTE?
    Julyana Siqueiros Palomino
    00/00/0000 00/00/0000
     

    Julyana Siqueiros Palomino , menor , assassinada cruelmente, praticado por pessoas que ela conhecia, confiava, chamava de amigo e irmão.O crime foi executado por um casal e ajudado por um menor , sobrinho de um dos assassinos, que levou a adolescente, vítima ao local do crime, alegando que seu tio estava mal e precisava naquele momento conversar . Na amizade e confiança ela foi levada para a morte , falecendo no 1º de janeiro de 2003.Que Ano Novo!!! Enquanto todos em festas nós, a família, estávamos no desespero pela perda da nossa filha, perdemos uma parte da nossa vida. O casal foi preso e condenado a cumprir a pena , sem direito a recurso, no dia 16/03/2004., onde ocorreu o julgamento, no Fórum de Mongaguá. Pena branda para os assassinos e a família da vítima destruída para sempre. Esse é o nosso país. Para o casal assassino, ainda tem a perspectiva de vida , há como traçar o futuro ,mas a minha filha, não, ela foi executada sem direito a defesa sem direito a nada e jamais poderá realizar seus sonhos, e nós , aqui, viveremos na dor da perda, pois não existe cura para esse mal, e o dia 1º de janeiro , quando todos cumprimentam felizes....” Feliz Ano Novo “ e nós , estaremos felizes depois do acontecido?????
    Rodrigo Macedo Silva
    19/06/1984 05/02/2002
     

    Rodrigo Macedo Silva, rapaz de 18 anos . Trabalhava numa pizzaria, fazendo entrega aos clientes de moto. Como a dificuldade de arrumar um melhor emprego era muito grande ,não só para Rodrigo,mas atualmente , é para a maioria dos jovens , ele assumiu o 1º que apareceu ,até que surgisse outro emprego melhor, pois era arriscado trabalhar à noite como moto boy, nessa metrópole violenta e sem segurança. Apesar de tudo, ele tinha um sonho. O sonho dele era voar, dizia sempre que gostava de voar.Adorava praia, tinha loucura pelo mar.Gostava de correr muito, tanto é que , qualquer problema com o pessoal da rua, eles procuravam o Rodrigo para pedir socorros e lá ia o Rodrigo na disparada. Quando ele completou 18 anos, ganhou uma moto e inclusive era o seu meio de trabalho. Dia 05/02/2002,foi encontrar com os amigos que não os via alguns meses, dizendo que, quando chegasse no local do encontro ligaria para mãe.Foi e nunca mais voltou. A mãe recebe ameaças até hoje, porque o filho disse os nomes dos amigos com quem ele encontraria. A denúncia foi feita, mas até hoje nada de concreto aconteceu, os delinqüentes estão no mesmo lugar, impunes , fazendo as suas farras, como nada tivesse acontecido, matam as pessoas como mata um verme, e a polícia não faz nada . Mais uma vez a impunidade vencendo e a criminalidade crescendo a todo vapor.Os envolvidos no assassinato do Rodrigo são 07, infelizmente, ninguém foi preso, apesar da mãe saber e ter todos os endereços , e a polícia também os tem.Indignada a mãe diz; “ .....mas como sempre,mais vale um bandido vivo do que um cidadão de bem morto. E os Direitos Humanos, nada. Até quando, eu e a minha família ficaremos sem a resposta e sem a justiça? Até quando? Gostaria muito de que alguém viesse e me dissesse que a justiça do homem será feita. Mas.....”
    Cleyton da Silva Leite
    21/02/1984 15/12/2003

    Cleyton da Silva Leite, 19 anos, foi uma das vítimas dessa barbárie praticado pelos que defendem o nazismo, denominados SKINHEADS. Este grupo se veste com coturnos militares, suspensórios, roupas camufladas e raspam a cabeça (por isso são chamados de carecas). Andam em grupos, são violentos, atacam com tanta fúria e querem exterminar os nordestinos, negros, homossexuais, judeus, garotas e garotos de programa, os pobres como os moradores de rua, etc. Têm atitude inadmissível. Cleiton também se vestiu de camiseta de bandas Punk (movimento do qual os skinheads são contrários). Alegre, não imaginava jamais de que o seu modo de vestir viesse ser o motivo da tragédia, estava acompanhado de seu grande amigo, Flávio. Infelizmente, Cleiton não teve a mesma sorte do Flávio (apesar de ter seu braço direito amputado). Cleiton, veio a falecer uma semana depois, de traumatismo craniano. Ele tinha um grande sonho: de concluir os estudos e conseguir um melhor emprego onde pudesse ajudar os seus pais para uma vida melhor. Ele era repositor de mercadorias , era funcionário do Hipermercado Shibata , no município de Itaquaquecetuba. Apesar de residir no município de Mogi das Cruzes, ele ia todos os dias trabalhar e sempre voltava bem humorado e feliz por estar trabalhando e ajudando no orçamento doméstico. Os três culpados foram reconhecidos pela câmera de monitoramento da CPTM, que ajudou a polícia a identificar os culpados. Os dois , Juliano Aparecido de Freitas, 18 anos, 0 Dumbão, e Vinícius Parizzato, 24 anos, o Capeta,estão presos no CDP de Mogi. E o outro, o 3º , Danilo Gimenez Ramos, sempre esteve foragido e hoje pela graça da lei brasileira tão branda , que sempre favorece os bandidos, com tantas “brechas”, nunca esteve preso e conseguiu no STJ a “ benção da lei “ tão comovente que revogou a prisão preventiva, concedendo que responda o processo criminal em liberdade. Da forma que se direciona a nossa lei , logo será a vítima considerada a culpada por não ter sobrevivido a essa barbárie, e os culpados serão os inocentes, sendo a vítima “ o réu “ e o culpado “ a vítima” , pois o morto não fala , não se defende, não é verdade? A família destruída, mutilada, tentando a conviver com essa perda irreparável, com ajuda de “listão” de medicamentos. Apelo da mãe : Organize comitês de ação contra o racismo; Não tolere mais esta hipocrisia ; Chega de impunidade: lute para um Brasil melhor! Ajude-nos nessa luta contra a violência e impunidade: Prisão perpétua a todos que ceifaram a vida! Junte-se a nós, nessa luta!
    Flávio Augusto Nascimento Cordeiro
    04/07/1987 00/00/0000

    Flávio Augusto do Nascimento Cordeiro, 17 anos, é uma das vítimas dos grupos de carecas, denominados SKINHEADS, adeptos do NEONAZISMO,que atacaram o Edson, o adestrador de cães, em São Paulo, Capital, assassinado por ser diferente dos outros. Este grupo está presente em todos os lugares. Eles são carecas, cabeças raspadas, se vestem calças camufladas e coturnos. Eles são racistas, são contra os negros, nordestinos, judeus, roqueiros, clubber, deficientes, principalmente os gays. Muitas vezes são contra os estudantes e trabalhadores, não se sabe como é a cabeça de cada um do membro, sabemos que são violentos, andam em grupos . São os exterminadores de tudo que eles acharem fora do seu padrão criados pelo grupo SKINHEADS. Isto é inadmissível. Flávio , no dia 07 de dezembro de 2003, saiu com seu amigo Cleiton, se vestindo como de sempre(de camiseta de bandas punks – movimento do qual os skinheads são contrários), dirigindo-se à estação de trem com destino a Mogi das Cruzes. No trem encontraram com estes três infelizes, de cabeças raspadas, que ameaçaram de morte se eles não pulassem do trem em movimento. Foram agredidos e obrigados a pularem do trem. Assustados e com medo ,não havendo outra opção os dois desesperados pularam do trem. Na queda , Flávio teve um de seus braços amputados. Hoje, ainda traumatizado, vive exercitando seu braço esquerdo para as suas atividades e de que mais gostava, tocar violão está sendo uma grande dificuldade. Como é um jovem de garra , tenta tocar gaita para suprir a falta de um braço, para que a música ajude a preencher o vazio, amenizar a dor da perda do seu amigo e a falta do braço. Flávio faz parte deste site para alertar a sociedade de que a criminalidade , a violência está em qualquer lugar e qualquer um pode ser vítima dessa impunidade que é a bola mestra destes crimes bárbaros. Reaja! Não faça acreditar que neste país o crime compensa.
    Alexandre dos Santos
    21/04/1979 11/04/2006

    Estávamos há 9 meses casados, meu marido trabalhava como pintor, estava em frente a casa de um colega de serviço, próximo a nossa casa, conversando com mais dois amigos, as 17:00 quando um rapaz de moto passou atirando, o alvo era o colega de serviço do Alexandre, com quem ele havia brigado, mas o meu marido acabou sendo atingido na nuca e morrendo por engano.
    Atualmente o assassino encontra-se foragido e com três advogados que vem solicitando liberdade provisória, que até o momento foi negada, pois além de ser agredida pela morte do meu marido, fui ameaçada e obrigada a sair da minha própria casa, que hoje está alugada.
    Cris, esposa de Alexandre dos Santos
    Irlane dos Santos
    00/00/0000 29/09/2001

    A vitima IRLANE DOS SANTOS,foi assassinada aos 40 anos de idade, foi mãe solteira, educando sua filha com muita dificuldade, era avó de três netos, trabalhava em um pronto socorro da região foi assassinada no dia 29 de Setembro de 2001, enquanto telefonava em um orelhão, falava com a sua sobrinha, quando foi covardemente assassinada por três bandidos da rua em que ela morava. todos desafetos, pois os suspeitos usavam drogas, bebiam e ainda jogavam as garrafas no quintal da vitima. Ao fazer reclamação para os suspeitos, foi marcada para morrer. Infelizmente os bandidos não mataram só a vitima e sim toda a família, aguarda a JUSTIÇA DE DEUS, porque a dos homens nunca será feita.
    Jackson Wataru Komati
    01/08/1977 27/07/2002

    Jackson tinha 24 anos quando foi tirado forçadamente de nosso convívio. Meu cunhado foi seqüestrado no dia 02/07/2002. A quadrilha exigia um valor de totalmente fora da realidade e de nosso alcance. Os escassos telefonemas vinham de telefones públicos. Eles ameaçavam cometer brutalidades com o Jack e outros membros da família; principalmente, as crianças. Só quem já passou por isso sabe o que é esperar sem dormir e comer direito, principalmente o pai e irmão do Jack que dormiam no sofá da sala, esperando por um contato ao lado do telefone. Uma mãe, esposa e irmã que só sabiam chorar e rezar. Toda uma família que não saía mais de casa por conta das ameaças. Voltaram a ligar em 15/07/2007, disseram que não aceitariam a importância oferecida e que deixariam “um presente” para a família junto ao km 20 da Rodovia Anchieta num pacote de salgadinhos (Meu Deus!) e em seu interior um pedaço de seu dedo (Meu Deus!). No dia 27/07/2002, pagamos o que conseguimos juntar em mais de 30 anos de serviço. Mas nesses casos, não há opção. A gente faz o que eles mandam. Após o pagamento, os marginais voltaram a ligar, disseram que estava tudo certo, que haviam apanhado o dinheiro e que assim que fizessem a conferência soltariam a vítima, nosso tão esperado Jack. Porém, os dias se passaram e os seqüestradores não fizeram mais nenhum contato; e o pior, o Jack não aparecia. O dia 27/07/2002 foi o mais longo de nossas vidas. Ninguém dormiu, todo mundo só esperou, esperou, esperou... O corpo do Jackson foi encontrado no dia 03/08/2007 (2 dias após seu aniversário em que completaria somente 25 anos) às margens da Represa Billings, no Bairro Riacho Grande, São Bernardo Campo. Alguém (não sei quem foi a pessoa) tinha falado para meus sogros ligarem a TV na Record, no programa do Datena. Meus Deus do céu!!! Como um pai e uma mãe podem ficar sabendo pela TV e assistirem, ao vivo, seu filho ser retirado da represa, só de calças, sem um pedaço do dedo, com uma fita adesiva verde em volta de toda a cabeça e um chumaço de algodão no nariz e na boca? Não vou meter a boca nesses programas porque depois nos ajudaram a encontrar alguns dos criminosos. Mas nessa parte, deveriam, pelo menos, esperar ser dada a notícia primeiro pelas autoridades competentes. Nunca vou esquecer a expressão nos rostos dos meus sogros. Não sei como resistiram a tanta dor. Eles têm uma força invejável, são guerreiros e minha admiração por eles não tem fim. Começou a chegar gente na casa deles que não parava mais. Solidariedade, curiosidade, sei lá. De algumas pessoas, achei que faltou respeito, estavam lá só para assuntar. Só sei que ninguém dos “Direitos Humanos” apareceu por lá, nenhum telefonema, nenhum telegrama, nem um “olá” sequer. Os dias que se seguiram de nada ajudavam. Só chegavam até nós detalhes, cada vez mais sórdidos, sobre o crime cometido contra o Jack. Conforme tomamos conhecimento deles, fomos descobrindo os requintes da crueldade a que nosso querido e saudoso Jack foi submetido. Estes vagabundos tiveram a oportunidade de conviver com o Jack nestes 26 dias de cativeiro e conhecer o bom caráter e a bondade presentes nele. Mesmo assim, não deram nenhum valor a sua vida. Além de ele ser morto de forma tão cruel e desumana, ele foi consistentemente torturado física e psicologicamente durante todo o período de cativeiro. As menores envolvidas no crime falaram para a juíza, no depoimento, que o escutaram gritar, várias vezes, de fome, dor, vontade de ir ao banheiro, tomar um banho; enfim, necessidades básicas das quais ele foi privado. Além das constantes ameaças que os bandidos faziam a sua integridade física e a dos seus parentes. Não contentes com a privação das suas necessidades básicas e as ameaças que lhe faziam, ele foi mantido durante quase todo o período de cativeiro naquele buraco debaixo da casa, acorrentado, com a cabeça vendada, com apenas um tubo de PVC para respirar, já que o tampão era vedado com sabão. Teve seu dedo decepado, ficando mais de 13 dias sem cuidados médicos algum. Portando, o sofrimento do Jack não se deu apenas no dia de sua morte, à base de pauladas e pedradas (!!!). Durante todo o período longe de casa, ele foi torturado das mais diversas formas; tendo apanhado freqüentemente, conforme laudos periciais que apontam os hematomas presentes e efetuados bem antes da sua morte (!). Agora nos depoimentos, todos são "coitadinhos", foram "obrigados" a fazer o que fizeram devido a ameaças e necessidades econômicas. Sendo que existem depoimentos que atestam a realização de vários churrascos naquela casa com um alto grau de integração entre as pessoas e com grande promiscuidade. Não quero me focar nessas almas perdidas, mas em 28/04/2005, após quase 3 anos de espera, foram 7 condenados (maiores de idade) com uma média de 42 anos e 2 meses de reclusão, cada um. Isso se a Lei não os favorecer com inúmeros benefícios que sabemos que existem. As 3 menores envolvidas foram para a Febem, devem ter ensinado as técnicas do seqüestro e outros crimes a outras menores e ficaram, no máximo, entre 6 meses a 3 anos na citada Instituição. Já estão soltas, sem ficha criminal e devem estar cometendo, novamente, delitos e crimes com novos comparsas. Sem comentários. Abominável. Deus levou Jackson muito cedo. Talvez Deus quisesse um anjo lá em cima. Queremos acreditar que ele está num lugar melhor; o que não é difícil, pois a vida aqui no Brasil está se tornando insuportável em termos de violência. Enviei um projeto de lei que veio a ser aprovado para que a UBS do Jardim das Orquídeas, em São Bernardo do Campo, viesse a se denominar UBS Jackson Wataru Komati. Segue um trecho do projeto de lei: “Muitos podem perguntar o que ele teve ou fez de tão especial para receber a homenagem de ter seu nome dado à UBS do Jardim das Orquídeas”. Estava praticamente começando a vida e quais foram os grandes feitos praticados por ele? Bom; para quem o conheceu, ele simplesmente existiu. Grande exemplo de honestidade, bom caráter, bondade e trabalho árduo para todos os que o conheceram. Infelizmente, foi tirado de nosso convívio muito cedo. Os que não o conheceram devem ter ouvido falar, visto ou lido o que aconteceu a ele pela imprensa. Foi seqüestrado, torturado, barbaramente mutilado, confinado em um cativeiro por aproximadamente 30 dias. Mesmo após o pagamento do resgate pela família, foi morto com requintes de crueldade, sem nenhuma compaixão. O que ele fez? Segundo depoimentos dos próprios, foi forte e extremamente corajoso. Somente queria ser solto e continuar sua vida ao lado de sua esposa e seu pequeno filho de apenas 1 mês de vida; e a ajudar seus pais, familiares, amigos e a quem precisasse. A homenagem não será somente para Jackson e seu futuro promissor que jamais poderá ser concluído. Será uma homenagem a todas as vítimas da violência que infelizmente acontece nos dias atuais. Será uma homenagem aos jovens que precocemente se foram, vítimas da violência; uma homenagem aos pais e familiares destes jovens que sofreram uma perda irreparável; uma homenagem à esperança de um futuro melhor; uma homenagem para que seu filho tenha orgulho de ter tido um pai, um cidadão comum e ao mesmo tempo tão especial; muito mais que digno desta homenagem.” Foi interrompida uma vida de uma pessoa de caráter, lutador; bom, filho, marido, irmão, amigo e pai. Trabalhador, honesto, incapaz de fazer o mal a alguém. Todo mal que fizeram a ele não se compara ao amor que sentimos e à solidariedade recebida. Que lembremos dele como sempre foi, alegre e com um ótimo coração. Que o amor que sentimos, ele receba em forma de luz. Comovo-me e solidarizo-me com todas histórias relatadas aqui. Que a Justiça dos homens e a de Deus faça-se presente. "Uma injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em qualquer lugar" (Martin Luther King) ACASO."Cada um que passa em nossa vida,passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra.Cada um que passa em nossa vida,passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós.Leva um pouco de nós mesmos,deixa um pouco de si mesmo.Há os que levam muito,mas há os que não levam nada.
    Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
    e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso. " (Antoine de Saint-Exupéry)
     
    Max Fernando de Paiva Oderich
    18/07/1976 17/08/2002
    Foi assassinado dia 17 de agosto de 2002, na cidade Porto Alegre, uma semana antes de sua formatura. Residia em São Sebastião do Caí e neste dia fora a Porto Alegre comprar o terno de formatura e ao parar o carro em um semáforo foi abordado por assaltantes, os quais desferiram um tiro, Max mesmo ferido, tentou sair dirigindo mesmo ferido, mas não resistiu ao ferimento vindo a falecer. Os culpados nunca foram encontrados..
    Arnaldo Martino Dobscha27/05/1968 25/01/2006 
    Arnaldo, uma pessoa linda, especial, iluminada! Saudável, cheio de vida, de planos... Amado e respeitado por todos. Um filho e pai exemplar. Morre aos 37 anos vítima de negligência médica num hospital em Divinópolis-MG. Chegou infartado no hospital após esforço físico em futebol e foi avaliado pelo porte físico, foi deixado numa observação por uma hora até morrer, sozinho!
    E isto acontece todos os dias e até quando??
    Mário Sérgio Gabardo
    00/00/0000 29/09/2005

    Aos 20 anos de idade, Mário Sérgio Gabardo teve sua trajetória de vida interrompida por assassinos que até hoje gozam da impunidade, fruto da inoperância das autoridades constituídas do Rio Grande do Sul.
    Estudante de Direito da PUC-RS, Mário falavam cinco idiomas com fluência, era interessado pelos negócios do pai e da mãe: uma transportadora de veículos de grande porte. Preparava-se para assumir o comando da Empresa em janeiro de 2006. Na noite de 29 de setembro de 2005, foi morto quando chegava para um churrasco de confraternização com amigos de infância.
    Extrovertido e competente profissionalmente, Mário certificou a ISO na da Empresa dos pais. Trabalhou duro e tomou para si, a responsabilidade de liderar o processo e levá-lo até o final, que resultou no reconhecimento dos auditores do BVQI. Tendo a humildade como uma de suas principais marcas, Mário tinha grande versatilidade para manter contato com colaboradores de todos os níveis. Claro nas colocações e objetivos, ele conseguia se fazer compreendido desde o primeiro contato.
    Com um grande círculo de amizades, Mário cativava não apenas os que já o conheciam, mas também pessoas com quem mantinha o primeiro diálogo. Franco e amável, sempre demonstrava interesse e vontade de ajudar o semelhante. Nunca se furtou a estender a mão
    Dizia sempre: MEU PAI tem uma frota, eu também vou conseguir uma.
    André da Rocha Bicca- DECO10/08/1985 08/03/2003   

    Dia 10 de agosto de 2006 ele estaria completando 21 anos...certamente com a alegria de sempre! A casa estaria repleta de amigos, comemorando com ele seu aniversário...porém ao contrário disso,ele está MORTO. O assassino Humberto Flores Schardong, embora tenha ído a júri popular e tenha sido condenado e também tenha recorrido ao Tribunal de justiça em POA e também tenha sido condenado, segue livre...não estava na audiência, mandou apenas seus advogados. Assim sendo, foi mandado um MANDADO de prisão , PARA QUE A POLÍCIA O PRENDESSE.
    MS ELE CONTINUA IMPUNE...ATÉ QUANDO?
    Ontem foi meu filho...mas e amanhã?....pode ser um filho seu, um irmão, um amigo...e então o que fazer?
    Fernanda Venâncio Ramos
    00/00/00 11/10/2000 (17 anos)
     
     

    2ª Vítima do serial killer de Teresópolis/RJ – Sequestrada da porta do Colégio Edmundo Bitencourt, em 11 de outubro de 2000 – encontrada estrangulada com os próprios cadarços de tênis, em matagal, 6 dias após, já em decomposição, não teve se quer um enterro decente, pois chegou em caixão fechado e não pudemos nos despedir. O assassino foi preso e reconhecido pelas duas vítimas sobreviventes, Paulo Bianch Yanovich de etnia cigana, 20 anos, foi solto por ser réu primario e aguarda o julgamento em liberdade há 6 anos! As 3 vítimas fatais - Iara com 14 anos, Fernanda com 17 e Cláudia com 15 - eram boas filhas e boas alunas, foram pegas quando iam a escola.Os familiares das vítimas aguardam que a Justiça o intime para julgamento, antes que o crime prescreva...2000 à 2006... até quando esperaremos?
    Luiz Henrique de Andrade
    31/05/1987 27/09/2006  
    No dia 28/09/06 saiu de seu trabalho, para ir para sua casa aonde não chegou.
    Foi encontrado por familiares no dia 15/10/06. Seu corpo estava no meio do mato, em estado avançado de decomposição, com um cinto amarrado no pescoço (que foi usado para arrastar o corpo), sua morte foi causada por espancamento e várias pauladas na cabeça. A policia do Paraná até agora não tem solução e nem esta procurando investigar o fato, embora tenha todas as informações sobre o caso, fornecidas por familiares da vítima.
    Fabianna Menezes
    01/03/1984 15/08/2006
     
    Jovem de 22 anos, casada, mãe de uma filha de 1 ano e meio. Fabianna foi atropelada e morta no dia 15/08/2006, nas proximidades do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em Maceió-AL, por um motorista sem habilitação, bebado e na contra mão, que foi preso em flagrante pela P.R.F. sem prestar socorro, no dia seguinte pagou R$ 1.500 reais de fiança e foi posto em liberdade para que possa atropelar e matar outras pessoas.
    João Hélio Fernandes
    00/00/2001 07/02/2007 

    João Hélio estava no carro com sua mãe e sua irmã de treze anos, quando foram abordados por assaltantes, na cidade do Rio de Janeiro. A mãe e a irmã conseguiram escapar, mas quando a mãe tentava soltar o garoto do cinto de segurança, os bandidos arrancaram o carro. João Hélio ficou preso ao cinto e foi arrastado por 7 km. Segundo uma testemunha que perseguiu os bandidos, eles iam em ziguezague tentando se livrar do corpo. Eles arrastaram o corpo por sete quilômetros com a criança batendo na roda traseira e no chão, quicando. Eles viram o corpo e foram muito frios. A gente vê isso pela forma como foi deixado o carro. Ele foi estacionado num canto da rua. Então, eles sabiam o que estavam fazendo – afirmou a testemunha.
    Gabriel Jatobá
    00/00/1995 19/06/1997
     

    Meu nome é Aparecida Abreu, sou mãe de Gabriel Jatobá que aos dois anos de idade foi envenenado pela namorada de seu pai, que é usuária de drogas e traficante. No organismo do Gabriel foi encontrado uma grande quantidade de veneno, pois o objetivo dessa mulher era matá-lo rapidamente. Essa assassina foi condenada em 2003 a 28 anos de reclusão em regime fechado por seis votos a um por esse crime triplamente qualificado, premeditação, uso de veneno e por ter sido um crime cometido contra uma criança. Em 06/12 no protesto por novo júri que a lei de nosso país permite, ela teve como advogado de defesa, que verbalizou em plenário que estava a defendendo à pedido de dois desembargadores, o Paulo Ramalho, aquele advogado de assassinos frios e sanguinários como Guilherme de Pádua e Paula Thomas. Infelizmente o tribunal do júri é composto por pessoas leigas que se deixam levar por um pseudo profissionalismo que resume-se em gritos histéricos e muitas, mais muitas mentiras, fora é claro a troca de favores e a politicagem que impere dentro do sistema judiciário. Jamais imaginei que um dia pudesse estar passando por essa situação, vítima de uma violência absurdamente hedionda, porque o crime foi por ciúme, vítima de um emaranhado de mentiras que acabou por prevalecer e vítima de um sistema corrupto e falido que é o sistema judiciário. A assassina foi absolvida por 4X3. Gabriel era meu filho, que era tratado com todo o carinho, respeito e muito amor. Peço todo dia ao Pai que perdoe quem a absolveu aquela assassina, pois eles não sabem o que fizeram. Temo somente pela próxima vítima, que sofrerá tudo o que meu filho sofreu e continua sofrendo com tamanha injustiça. A minha única esperança é Deus e pessoas de valor que encontrei ao longo dessa “via crucis” Eu não tive dinheiro nem influencia para pedir pela dignidade de meu filho, mas tenho a verdade e a fé que com certeza removerá toda essa podridão e fará com que a justiça dos homens verdadeiramente acontece.  Aparecida Abreu mãe de Gabriel
    Alexandre de Lima Moraes
    23/12/1985 22/05/2006
    Alexandre de Lima Moraes, 20 anos, cursando o último ano de Administração com Habilitação em Marketing na Faculdade Educacional de Colombo, que era um rapaz de boa índole, sem envolvimento com drogas, bebidas, brigas, etc., apenas estudava no periodo da noite e trabalhavo durante o dia todo, no dia 21 de maio de 2006 (domingo), foi levar sua noiva em casa por volta das 19 horas e retornou por volta das 23 horas chegando esfaqueado. Foi socorrido pelo pai e levado ao pronto-socorro Alto Maracanã, de onde foi transferido com o siate (corpo de bombeiros) para o Hospital Cajuru. Onde passou por cirurgia, vindo a falecer por volta das 3 horas da manhã do dia 22 de maio de 2006. Após o fato foi comunicada a policia militar sobre o ocorrido, mas os mesmos não compareceram no local para registrar a ocorrência. Alguns dias depois compareceram em nossa residência dois investigadores da Polícia Civil, demonstrando interesse na investigação do caso. Passados aproximadamente dois meses, eu, pai do Alexandre, descobri uma testemunha que havia presenciado o acontecido. Então o levei até a delegacia do Alto Maracanã, perante o delegado Dr. Amilton da Paz. A testemunha afirmou ter visto um homem moreno, bem vestido, trajando calça jeans, jaqueta bege de tecido, saindo do local com uma faca na mão. No entanto o delegado não pediu para que fosse feito o retrato falado do suposto assassino. Além da testemunha foram apontados alguns suspeitos, mas a polícia não se interessou em interrogá-los. Já se passaram 1 ano e 3 meses, e a polícia ainda não tem nenhuma resposta para o caso. A policia alega falta de informações, mas a impressão que temos é de que eles não estão interessados em resolver o caso. – Neri Domingos Moraes- pai.  
    Ana Cláudia Caron
    00/00/1989 21/08/2007

    Ana Claudia estava estacionando seu automóvel, na Rua Paula Gomes - centro de Curitiba-PR, para ir a academia que frequentava, quando dois adolescentes armados a assaltaram e a obrigaram a rodar com eles por algumas horas, indo depois a um matagal na região metropolitana, onde a violentaram, balearam no rosto e queimaram o corpo.

    Em 18/03/2010 a Justiça decidiu, manter presos os dois adolescentes condenados pelo assassinato da estudante Ana Cláudia. Eles cumprem três anos de internação por latrocínio, estupro, atentado ao pudor e ocultação de cadáver. O outro acusado pelo crime, o único maior de idade na época do crime, saiu impune, sendo mais tarde preso pela acusação formação de quadrilha, assaltos, trafego de drogas e mais três assassinatos.
     
    Jamile de Castro Nascimento
    27/08/1982 17/07/2007

     Jamile de Castro Nascimento, 24 anos, arquiteta, se formou em junho de 2007 e foi brutalmente assassinada no mês seguinte. O assassino, porteiro do prédio em que ela foi fazer avaliação de um apartamento a chamou para dentro da guarita solicitando sua assinatura no livro de visitas do edifício. Quando foi assinar Jamile foi atacada pelo porteiro que a derrubou e bateu sua cabeça contra o chão, o que provocou sua morte instantânea por traumatismo craniano. O assassino jogou seu corpo na fossa do edifício, voltou ao seu posto na portaria e continuou trabalhando como se nada tivesse acontecido. No final do dia foi embora com o carro de Jamile, efetuou saque e compras com o seu cartão, e foi preso no dia seguinte após retornar a loja onde havia comprado celulares com o cartão roubado. O corpo de Jamile foi encontrado 28 dias depois. Outras vítimas já reconheceram o porteiro como autor de diversos crimes, inclusive num caso de estupro. A família, os amigos e acreditamos que todos os brasileiros que sofrem com a violência, esperam que este assassino não saia nunca mais da cadeia.
    Gabriel Kuhn
    21/03/1995 23/07/2007
    Gabriel menino dócil e muito inteligente, excelente aluno, tinha vários amigos, adorava ver televisão e jogar handebol, basquete, futebol e vôlei ou seja um menino saudável e feliz que teve sua vida cruelmente ceifada por um menor de 16 anos. Este menor assassino estuprou Gabriel e para esconder seu crime, esquartejou sua vítima, serrando suas pernas o que causou enfim a morte do menino, enrolou o corpo com uma mangueira de borracha para tentar puxá-lo para um alçapão existente no teto da casa e assim esconder o corpo. A vítima e o assassino conviveram como visinhos e eram tido como amigos, passando grande parte da infância juntos, em Blumenau – Santa Catarina. Apenas uma coisa separava Gabriel de seu assassino, a frieza. O menor assassino era filho de pai alcoólatra, era descrito como um garoto educado, tímido e retraído.Naquele dia da tragédia a mãe de Gabriel precisava ir ao centro da cidade. Ela trabalha como artesã, o que reforça o orçamento familiar e precisava realizar algumas cobranças e comprar materiais. O irmão mais velho da vítima tinha consulta com o dentista e o pai saiu normalmente para mais uma jornada de trabalho. A mãe disse a Gabriel que ele deveria tomar café, arrumar sua cama e poderia então usar o computador. “Aqui em casa cada um tinha um dia de ir no computador, quando era a vez dele ficava todo feliz”, recorda-se a mãe. Gabriel telefonou para o visinho, pedindo se poderia ir lá para brincar. Eram mais ou menos 8h25min quando Gabriel saiu de casa. Por volta de 9h30min, o menor assassino ligou para a mãe que estava em Nova Trento e perguntou se ela demoraria a retornar para casa. Ao ouvir a confirmação ele pôs em prática seu crime. Abusou sexualmente de Gabriel e quando percebeu que o menino estava desacordado tentou estrangulá-lo. Ao perceber que ele permanecia desacordado, tentou esconder o corpo do amigo no sótão. Não obtendo sucesso, cortou as pernas com uma faca e uma pequena serra. Gabriel estava ainda vivo ao ter suas pernas serradas acabou morrendo por hemorragia.Ao retornar do dentista o irmão mais velho (16 anos) da vítima verificando que Gabriel não estava em casa, foi procurá-lo na residência do menor assassino. Chegou na porta e viu muito sangue e as pernas do irmão. Nesse momento correu para chamar o primo, entraram na casa e viram o menor assassino. Acreditavam que dentro da casa havia um ladrão, não imaginaram que o algoz seria o próprio amigo e visinho. “Eles ainda chegaram a perguntar por que ele não havia chamado os bombeiros, acreditavam que ele tinha caído e se machucado”, conta à mãe da vítima.Quando perceberam então que menor assassino estava muito nervoso e agitado, entenderam então que o crime havia sido cometido por ele. Pediram ajuda, logo os bombeiros já chegaram no local, junto com centenas de curiosos, imprensa e polícia. Todos estavam estarrecidos. A cena que se via era de extrema crueldade. Uma das primeiras pessoas a chegar ao local do crime foi a Delegada Rosi Serafim, que logo desconfiou  do abuso sexual, o menor assassino negou o tempo todo. Contou a delegada uma versão de que haviam brigado por jogos de computador. Até então não havia o laudo da necropsia, por tanto não havia prova do abuso sexual, de acordo a Delegada, já havia, porém, suspeitas de que o estupro poderia ter acontecido levando em conta o quadro encontrado do quarto do menor assassino. A cama estava em total, os móveis fora de lugar, isso fez com que a Delegada pedisse o exame para verificar se houve ou não abuso, o que foi posteriormente comprovado.O menor foi condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, três anos de reclusão no Centro de Internação de Provisória de Lages. O que é nada diante da extrema crueldade deste assassino! A família da vítima nunca mais será a mesma, sua mãe e pai irão conviver com a dor para sempre e seu irmão além de conviver com a dor, terá que lidar com o trauma de ter visto toda a crueldade praticada contra seu irmão.  
    Paulo Roberto Rosal Filho
    02/07/1982 13/01/2007
     
    Paulinho tinha 24 anos e cursava o ultimo ano da faculdade de direito, jovem bonito, inteligente, que levava a sério os valores humanitários, de conduta e companheirismo. Muito dedicado à família.. Como estudante era muito dedicado, fez vários estágios inclusive na própria faculdade estando prestes a apresentar a monografia final do curso, para isso passava muitas horas na biblioteca, até nos finais de semana. Queria seguir carreira de Delegado da Polícia Federal, por isso dedicava-se ainda mais aos estudos, seria necessário prestar concurso público. Amava os esportes em geral e os hábitos saudáveis, foi capitão de seu time de futebol, treinava Jiu-Jitsu - o local onde treinava jiu-jitsu recebeu o seu nome: “Espaço Paulo Roberto Rosal Filho”.                                                              
    Paulinho foi assassinado no dia 13 de janeiro e 2007, na saída de um Show, quatro jovens armados montaram uma emboscada, para outra pessoa e acabaram matando o Paulinho, que nem os conhecia. O Paulinho não teve a chance de trocar uma só palavra com seu algoz, fui executado num ato de total covardia.                
    Isabella Nardoni
    18/04/2003 29/03/2008
     Isabella, foi ferida dentro do carro e logo após carregada para dentro do apartamento onde morava seu pai, colocada no chão encostada em um sofá, foi sufocada e em seguida jogada pelo janela do quarto, que ficava no 6º andar do edifício, chegando ao chão ainda com vida, mesmo socorrida pelo equipe de resgate chamada por visinhos, não suportou os ferimentos. Seus algozes: o seu próprio pai e a sua madrasta, que se encontram hoje presos, a espera de julgamento.
    http://www.youtube.com/watch?v=TWLez-AhlF8&feature=player_embedded#!
    http://www.youtube.com/watch?v=r5ctYPHWnjo&feature=player_embedded#!
    Igor Giovani dos Santos Rodrigues - 12 anos e João Victor dos Santos Rodrigues - 13 anos
    00/0/0000 05/09/2008

    Foram mortos, esquartejados e tiveram seus corpos queimados pelo pai e sua madrasta. Os corpos das duas crianças foram encontrados em sacos de lixo em frente e nas proximidades da casa da família, em Ribeirão Pires (Grande SP).
    O crime ocorreu na noite do dia 05/09/08, horas depois que as crianças serem levadas à delegacia por um guarda-civil que as encontrou abandonadas na rua na noite anterior. O conselho tutelar foi acionado, mas as crianças foram devolvidas à família. Segundo o guarda-civil José Messias Santos, os meninos disseram ter sido expulsos de casa pela madrasta.
    A madrasta Eliane Aparecida Rodrigues, 36, contou a polícia que o marido, João Alexandre Rodrigues, 40 – pai dos meninos - asfixiou as crianças com sacos plásticos. Ela ajudou a queimar as crianças e depois os dois esquartejaram os corpos com uma foice.
    Os pedaços de corpos foram encontrados por lixeiros. "A casa tinha cheiro de água sanitária e havia sangue no quintal", disse o delegado.
    Desde 2005, haviam registros na Polícia e no Conselho Tutelar das denúncias e dos pedidos de ajuda das crianças contra o casal por negligência, maus-tratos e ameaças, mas nem o Conselho Tutelar e nem a Policia tomaram alguma providencia concreta, que no caso salvaria a vida dos meninos.
    A madrasta dos meninos já havia sido condenada, em 2005, por maus-tratos. Naquele ano, uma tia das crianças foi à polícia denunciar o casal. Dois anos depois, um novo BO, por desaparecimento, pois os irmãos fugiam por medo dos maus tratos e ameaças.
    Os dois irmãos ficaram em um abrigo de 2007 a maio de 2008 e foram obrigados a retornar ao convívio do pai e da madrasta, mesmo pedindo ajuda ao Conselho tutelar e a Policia!
     
    Raquel Maria Lobo de O. Genofre
    02/02/1999 04/11/2008
    Desaparecida desde o fim da tarde de segunda feira, dia 03/11/08, quando saiu do Instituto de Educação Erasmo Piloto, no centro de Curitiba, onde cursava a 4ª série, para tomar o ônibus na praça Rui Barbosa, a estudante foi encontrada morta, por volta de 2h da madrugada, dentro de uma mala abandonada na rodoferroviária da capital paranaense. Ouve violência sexual e morte por asfixia. A menina ia e voltava da escola sozinha todos os dias, pois morava no bairro Vila Guaíra com a mãe e os avós.
    Na segunda-feira (03/11/08) Raquel saiu da escola por volta das 17h30 para pegar o ônibus, como fazia normalmente. Ela percorria um trecho de cerca de 100 metros até a praça Rui Barbosa, onde fica o ponto do ônibus. No dia 04/11/08, a mãe, fez um boletim de ocorrência no Serviço de Investigação de Crianças Desaparecida e foi à praça Rui Barbosa onde deu entrevistas a alguns canais de televisão que têm programas ao vivo naquele local, falando sobre o desaparecimento da filha. A mãe disse que havia um ano a menina passara a ir para a escola sozinha, de ônibus. Na segunda-feira (3), ela começou a se preocupar tão logo chegou em casa, às 19h15 e não a encontrou.
    O corpo foi encontrado por um artesão, que veio do interior do Estado para Curitiba e, sem ter onde ficar, acabou levando a família para dormir embaixo de uma escada da rodoferroviária. Como a mala, que tem o formato de um saco, estava atrapalhando, ele tentou tirá-la, mas era muito pesada. Sentindo uma coisa estranha a respeito da mala, chamou a guarda. Os fiscais decidiram abrir a mala e se depararam com o corpo.
    Algumas pistas foram encontradas no corpo: estava seminu, coberto com um lençol verde que tinha uma logomarca, envolto em sacolas plásticas. A que encobria a cabeça tinha o nome de um supermercado do bairro Xaxim em Curitiba. Foi colhido material para exames de DNA dos objetos encontrados no corpo e do próprio corpo da menina. A rodoferroviária possui sistema de câmeras apenas na parte externa, mas somente voltada para onde ficam os táxis.
    O crime ainda encontra-se sem solução desde 05/11/2008.
    Ozires Del Corso
    00/00/0000 31/01/2009
    Ozires del Corso de 22 anos assassinado no Morro do Boi, quando fazia uma trilha para chegar a Praia dos Amores em Caiobá, no litoral do Paraná, com sua namorada M. L. de 23 anos, foi baleado no peito. A garota levou dois tiros nas costas. O incidente ocorreu por volta das 17h30 do sábado 31/01/09.
    Gilmar Rafael Souza Yared
    20/03/1983 07/05/2009
    Curitiba madrugada de quinta-feira, dia 07/05/09 (por volta da 1:00 h), os jovens Gilmar Rafael Souza Yared de 26 anos e Carlos Murilo de Almeida de 20 anos, saíram do Shopping Barigui, onde haviam assistido a uma sessão de cinema. Gilmar Rafael, o condutor do veiculo, um Honda Fit de placas BEK-9253, vinha devagar pela Rua Paulo Gorski, ao chegar na esquina da Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, onde o sinaleiro estava no pisca alerta, pois trata-se de uma via rápida, ele diminuiu a velocidade até quase parar (comprovado pela câmara de segurança do Posto de gasolina que fica nesta esquina) e como não vinha nenhum carro, virou a esquerda nesta rua, sua velocidade era menos de 40 km/h. Quem conhece Curitiba sabe que esta esquina fica no topo de uma descida pronunciada que existe na Rua Mons. Ivo Zanlorenzi, mal eles entraram na rua, o veículo Passat SW, de placas ANR-0097 de Guarapuava, do Deputado Fernando Carli Filho (PSB) de 27 anos, filho do atual Prefeito de Guarapuava-PR, voou em cima da traseira do carro dos rapazes, foi como se um tanque de guerra tivesse passado por cima do carro, tal a destruição que causou. O Deputado dirigia alcoolizado, com a carteira cassada e a mais de 190 km/h. O impacto foi tão forte que o veículo Honda, serviu de freio ao Passat sendo arrastado e tendo o teto e laterais arrancados. Os veículos acabaram saindo da Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi indo parar em uma rua inclinada, situada paralelamente. O Passat conduzido pelo deputado foi parar a 200 metros do local da colisão. O Siate, médico e bombeiros foram acionados, mas ao chegaram no local, encontraram as duas vítimas já em óbito no veículo Honda Fit, tiveram morte instantânea. Uma testemunha do acidente descreve assim o que viu: “Quando apareci na esquina para atravessar a rápida, veio o Passat, quase decolando, passou por mim, saiu do chão e foi por cima do Honda. Por causa do declive na rua, ele saiu do chão. Mesmo que o Honda não estivesse lá, o motorista do Passat iria se perder.” No último dia 18/05/09, foi divulgado o resultado do exame de dosagem alcoólica que comprova que o deputado estava embriagado na madrugada do acidente. De acordo com o laudo, havia no sangue do deputado 7,8 decigramas de álcool, por litro de sangue. Para o Código de Trânsito, artigo 306, 6 decigramas já são considerados crime. O deputado havia jantado num restaurante com amigos e após jantar bebeu quatro garrafas de vinho, comprovado por uma nota fiscal no valor de R$ 705,00. As câmaras de segurança do Restaurante mostram o deputado circulando pelo mesmo, com taças de vinho na mão. O segurança do Restaurante declarou que tentou impedir o deputado de sair dirigindo naquele estado, mas não conseguiu. Além de dirigir sob o efeito de álcool, o deputado estava com a carteira de habilitação suspensa com mais de 130 pontos devido a várias multas, todas por excesso de velocidade.
    http://www.youtube.com/watch?v=Lf4_a_Hjxh0&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=wEeJGraP2Ns&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=p2ohLHabNHY&feature=player_embedded
    Carlos Murilo de Almeida
    20/08/1988 07/05/2009
    Pedro Henrique Testani Ruiz
    31/10/1994 30/06/2002


    Tive meu único filho aos 40 anos de idade. Foi muito desejado, esperado e muito amado. Sempre amável, alegre e muito inteligente. Considerado super dotado na escola.Havia um mês que havíamos nos mudado para S.Paulo, quando no domingo, final da Copa Mundial de Futebol, dia 30 de Junho de 2002, ele foi brutalmente afastado, definitivamente de mim.
    Um rapaz inexperiente, em alta velocidade, subiu na ciclovia e atingiu meu filho, lançando-o a mais de 20 metros de distância.
    Gritei: Pedro Henriqueee!!!...Corrí...Caí...
    Perdí meu chão, meu céu, tudo o que tinha. Perdí meu filho.
    Pedro Henrique Marques Rodrigues
    12/02/2003 12/06/2008

    http://www.youtube.com/watch?v=z13r0SCbW68&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=aihHInRZ6XY&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=J1En5Y-2JVk&feature=player_embedded#!
    http://www.youtube.com/watch?v=XOJcjVBr7Vk&feature=player_embedded
    http://pedrohenriquemarquesrodrigues.blogspot.com/

    Kátia Marques e Juliano Aparecido Gunello, "mãe" e padrasto são os acusados pela promotoria, por tortura, devido as agressões à criança, que o levaram ao óbito.
     
    A sentença saiu dia 19/04/2010 e o Juiz caracterizou APENAS maus tratos, o que revoltou a todos e fez com que o MP entre com novo recurso!
    George Alexandre Queiroz Lisboa
    15/05/1969 04/03/2009

    Por volta dos trinta minutos do dia 04/03/09, ao parar no portão de sua residência, foi abordado por dois homens desconhecidos, em uma moto, que após subtraírem sua bolsa e um aparelho celular, não se satisfizeram com o delito, deflagraram dois tiros na vítima, um nos rins e outro na virilha, que atingindo a veia aorta, (em menos de meia hora) levou a vítima a óbito, conforme Boletim de Ocorrência sob número 1503/2009 lavrado no 35o Distrito Policial - Jabaquara, região Sul do Estado de São Paulo. http://www.youtube.com/watch?v=8S9XGUzJxqU&feature=related
    Bruna Alessandra Costa de Souza
    05/06/1990 30/05/2009

     
     

    Bruna foi morta numa tentativa de assalto em São Vicente, litoral de SP, na tentativa de roubar-lhe a bolsa, não tendo êxito na ação os assaltantes a esfaquearam e mataram numa rua movimentada!
    Os 3 já foram julgados e condenados em 16/10/2009.  
    Daniel Duque
    00/00/0000 28/06/2008

    Daniel Duque, 18 anos, foi morto após uma confusão na saída de uma boate na zona sul - RJ por um PM que fazia a proteção de um outro jovem. http://www.youtube.com/watch?v=xbGdkC5AA6U
    http://www.youtube.com/watch?v=-uHQzwnIWFU&NR=1
    Emily Guedert de Araujo
    17/01/1994 20/05/2007


    Sua vida interrompida tragicamente Um projétil disparado de uma arma, à queima roupa, ação feita por um marginal de 13 anos de idade, que não obtendo sucesso no seu intuito de roubar-lhe uma máquina fotográfica, covardemente e sabedor de sua impunidade tomou esta atitude monstruosa, talvez por pura inveja de sua beleza e da situação que ela encontrava-se, cercada de amigos e feliz, uma vida que talvez este garoto nunca tenha tido, más fica a pergunta, qual a culpa que esta menina teve sobre esta situação ??? É justo pagar com a vida o descaso com que somos governados??? A situação precária e a miséria justificam assassinatos??? Era apenas uma criança, e nem ela nem sua família pertencem a classe política que é sem dúvida o maior responsável por todas as mazelas que vivemos hoje.
    João Roberto Soares Amorim
    29/07/0005 07/07/2004
      Aos 3 anos de idade, foi baleado na Tijuca - RJ, quando PMs metralharam o carro parado de sua mãe, pensando ser de assaltantes.
    http://www.youtube.com/watch?v=ulSq0CPuHyw&feature=player_embedded#!
    http://www.youtube.com/watch?v=l3ECtpfh2A0&feature=player_embedded#!
    Pollyana Cristina de Castro
    00/00/2000 21/12/2008
      A mãe e o padrasto acusados de matar a menina Polyana Cristina de Castro, de 8 anos, mobilizaram toda a cidade de Jandira, na Grande São Paulo, em torno da história nos três dias em que a criança ficou desaparecida. A criança foi assassinada na madrugada de domingo, dia 21 de dezembro de 2008. A mãe e o padrasto da menina são acusados pelo crime. 
    Um exame necroscópico apurou que a menina sofreu violência sexual.

    O padrasto da vítima, o ajudante Joel Marques Muniz de Oliveira, de 25 anos, confessou ter dado duas facadas na criança na madrugada do dia 21, com a ajuda da mãe de Polyana, a cantora Joseli de Castro, de 28 anos. Joseli nega ter participado do homicídio, mas Joel afirma que foi ela quem lhe deu as duas facas para cometer o crime. As armas não foram encontradas pela polícia.

    O corpo da criança já em decomposição foi encontrado por volta das 15h40 do dia 24/12/08.

    http://www.youtube.com/watch?v=e1GNl44-064&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=8W5xTYFlGYU&feature=player_embedded#!
    Lucas Henrique Babolim
    19/03/2002 09/08/2009
      Foi internado na Santa Casa de Limeira em dezembro de 2007 aos 5 anos e meio de idade, para o que seria uma simples cirurgia de um pé quebrado, a qual terminou em tragédia quando o garoto sofreu uma parada cardio respiratória e entrou em coma, mais um caso de negligência médica que está hoje na Justiça. 

    Completamente imóvel, o garoto passou a respirar por meio de uma traqueotomia e se alimentar por sonda, durante 1 ano e 8 meses.

    Foi feita uma grande campanha para realizar um tratamento na China, um transplante de células tronco, com um custo estimado em R$ 150 mil e esse objetivo foi atingido no dia 08/08/09.


    O pequeno Lucas embarcaria no dia 10/08/09, mas na véspera da viagem, dia dos pais, 09/08/09 ele não resistiu, teve uma parada respiratória durante a madrugada e veio ao óbito, aos 7 anos de idade.

     

    http://www.youtube.com/watch?v=XGTLs9gnOHo&feature=player_embedded#!
    http://www.youtube.com/watch?v=sOTg6Zpou8g&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=NfJe2KRACAo&feature=player_embedded
    Sophie Zanger
    28/03/0005 19/06/2009
    http://www.youtube.com/watch?v=NGNDlRN1IkE&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=wHtv7BdBBu4&feature=player_embedded#!
    http://www.youtube.com/watch?v=sQAaCtgd3bo&feature=player_embedded#!
    http://www.youtube.com/watch?v=B5uxFVHpHdk&feature=player_embedded

     

    Morreu no Hospital Adão Pereira Nunes em Saracuruna, passou por 3 unidades de saúde sem conseguir atendimento. Foi vítima de maus tratos por uma tia e uma prima, tendo várias marcas de espancamento e estava desidratada e muito abaixo do peso indicando que passava fome e era constantemente agredida.

    Gabriela Nunes
    00/00/0000 19/05/2009


      O assalto aconteceu às 21 horas de uma  terça-feira, quando dois ladrões entraram na casa da família, que fica no condomínio. Os assaltantes pularam o muro e surpreenderam a babá, que cuidava das gêmeas, filhas dos patrões que estavam viajando. A babá foi ameaçada de morte. Os criminosos um maior de idade e outro de 17 anos na época ordenaram que ela indicasse o local do cofre. Enquanto um dos criminosos vigiava a babá e as crianças, o outro foi para a parte superior do imóvel, onde recolheu jóias, dólares e produtos eletroeletrônicos. Ao descer as escadas, o alarme tocou. O ladrão exigiu que a babá desligasse o equipamento, mas ela nervosa não conseguiu desativá-lo. Segundo o relato da babá à polícia, o criminoso sacou a arma e atirou na cabeça de Gabriela. Os ladrões fugiram pela porta dos fundos. Em uma avenida do condomínio, eles foram vistos por um vigilante. O funcionário, no entanto, viu que os criminosos estavam armados, assustado e não reagiu.
    Priscila Tavares Ramos
    00/00/0000 07/03/2009




    A professora Priscila Tavares Ramos, 23 anos, foi encontrada morta a facadas, por volta das 12h, dentro de sua casa, localizada na rua General Asdrubal da Cunha, no Jardim Arpoador, em São Paulo. Priscila foi encontrada morta na cozinha da residência. Ela namorava há cerca de um ano e que as brigas eram freqüentes no relacionamento. O agente penitenciário Carlos Eduardo da Silva Braga, com 29 anos na época confessou o crime sob o argumento de embriaguez com 28 facadas!
    Jéssica Picolo
    00/00/0000 17/01/2009




    No horário do crime, Idelino Picolo, o pai de Jéssica, vai diariamente até um ponto de ônibus buscar a irmã mais velha de Jéssica, que trabalha em Curitiba. Ele ficou ausente por cerca de 20 minutos.
    Dois homens, um adolescente de 17 anos e um adulto de 36, foram reconhecidos e identificados após terem sido vistos com a menina horas depois do roubo. O adolescente, segundo a polícia, confessou que a menina teria sido levada para um matagal, mas acusou o comparsa de tê-la assassinado. O maior de idade, por sua vez, negou as acusações.
    Segundo Idelino Picolo, pai de Jéssica, o adolescente era presença constante em seu pesque-pague. “Ele dizia que iria namorar minha filha. Eu, é claro, dizia que não. Ora, essa, uma menina de 13 anos namorando”, disse Idelino. Segundo o pai de Jéssica, a menina reclamava, desabafando que "não aguentava mais" o cliente.
    No dia do crime, a dupla teria ido ao pesque-pague. A principal hipótese da motivação dos assassinatos é que as duas vítimas tenham reconhecido o criminoso.
    Segundo a perita do Instituto de Criminalística Clélia Fila Hamera, o corpo de Jéssica apresenta sete perfurações possivelmente provocadas por arma branca e sinais de estrangulamento. As roupas da vítima foram encontradas do avesso, o que indica, de acordo com a perita, abuso sexual.
    http://www.youtube.com/watch?v=buYmE1x-T5Y&feature=player_embedded
    Foi encontrado por volta das 16h desta segunda-feira (19) o corpo da adolescente Jéssica Picolo, 13 anos. Ela estava desaparecida desde a noite de sábado (17) após um assalto a um pesque-pague em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Análise preliminar do Instituto de Criminalística aponta que a vítima sofreu abusos sexuais.
    Voluntários que participavam da busca localizaram o corpo da garota numa chácara a pouco mais de três quilômetros do estabelecimento de onde Jéssica foi levada. O corpo estava escondido numa manilha com cerca de 1 metro de diâmetro, que escoa água de um tanque, e estava ocultado por vegetação. 
    Jéssica Picolo foi sequestrada e morta depois que assaltantes roubaram o pesque-pague Picolo em que ela trabalhava e morava junto com a família, por volta das 21h de sábado (17). A mãe de Jéssica, Marilize Picolo, de 46 anos foi morta no local com facadas na região do pescoço.
    Rosimére Aparecida Soares
    12/10/1977 22/12/2007




      A Jovem Resimére se internou para um procedimento médico na cidade de Cuiabá onde residia, mas durante o mesmo houve erro e negligência por parte do médico Samir Kehdi, responsável pelo procedimento cirúrgico que resultou na sua morte.  A clínica também não possuía, em sua totalidade, condições para o uso. Na vistoria, foram constatadas várias irregularidades, como: falha do equipamento do gerador, uso indevido do equipamento de autoclave (utilizado para esterilização de materiais cirúrgicos) e outras.
    O médico que realizou o procedimento foi condenado em tudo, mas mesmo tendo muitas vítimas, somente a família de Rosiméri entrou contra, fazendo Boletim de Ocorrência, Necrópsia e Exumação. Ele, embora condenado, esta respondendo em liberdade e continua a trabalhar normalmente. Sua pena foram 10 salários mínimos pagos ao Estado e 1 ano de prestação de serviços comunitários no Hospital do Câncer por 8 horas aos sábados.
    A Mãe de Rosimére, que continua a lutar para que o médico perca o CRM e assim não possa  colocar em risco a vida de outros pacientes, afirma: “Quantas Rosemeris vão ter que morrer pra se tomar alguma atitude?”
    MC Felipe Boladão
    23/05/1990 10/04/2010






      O crime ocorreu na Rua A, em frente ao número 351, na Vila Glória, em Praia Grande litoral de São Paulo no dia 10/04/2010 onde o DJ Felipe morava. Enquanto o MC Felipe Boladão e o DJ Felipe aguardavam uma carona, dois indivíduos em uma moto de cor escura pararam no local. O garupa, que trajava jaqueta preta e verde e estava de capacete, desceu do veículo e disparou contra os dois. A pessoa que dirigia a moto também estava de capacete. As vítimas chegaram a ser socorridas ao Pronto Socorro Central, mas faleceram durante o trajeto. 

    O estudante Ricardo Amorim de Sousa, 19 anos, que estava na companhia das vítimas e teve ferimentos leves. De acordo com ele, o primeiro disparo foi em sua direção, mas conseguiu fugir e se esconder em um canal. Após os demais disparos, a dupla da moto fugiu no sentido do terminal Tude Bastos, na entrada da cidade.
    Nada de concreto foi apurado até agora.
    Eduardo Costa
    05/06/1966 24/09/2004





      “Duda”, homossexual, produtor cultural, foi  violentamente espancado, tendo vários dentes quebrados, o coração perfurado por uma costela, costelas quebradas e o fígado destruído, o que causou sua morte. O local do crime foi o banheiro do terminal de ônibus de passageiros Valongo em Santos/SP, no dia 24/9, sexta feira, as 12:00h, segundo testemunhas, ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. O caso foi registrado na 1º Delegacia de santos, existem fortes indícios de ter sido vitima de homofobia, o banheiro foi lavado antes da perícia chegar para verificar o crime, mas mesmo tendo sido lavado foram encontrados dentes da vitima no local. A irmã da vitima acredita que houve conivência de algum funcionário do terminal, pois nada foi registrado na câmera do terminal e ninguém disse ter visto ou ouvido nada, o que é meio inexplicável devido a violência com que a vítima foi espancada. Os policiais Willian Dias e Ernesto Ramponi que compareceram ao pronto socorro na ocasião e ouviram uma versão de que a vitima teria caído no banheiro do terminal, porém o médico legista Fernando Bobbi afirmou que Eduardo foi espancado, os assassinos continuam desconhecidos e o crime está impune até hoje!
    Daniel Ribeiro de Almeida Circe
    18/06/1981 24/02/2009





      Foi encontrado morto por esganadura em sua residência, onde morava com a família, após o local ser invadido por assaltantes, São Vicente-SP.
    Durante o carnaval de 2009, Maura e Orlando, pais de Daniel, foram viajar para Cachoeira Paulista (Canção Nova) para um retiro de carnaval. Daniel que também havia viajado, para o litoral norte paulista, Maresias. Na terça feira, logo de manhã, os pais receberam um telefonema da tia de Daniel, dizendo que a sua residência havia sido invadida por assaltantes, eles foram para a rodoviária da cidade de Aparecida do Norte para voltarem para São Vicente. Daniel que também foi avisado e chegou primeiro ao local.
    Quando Daniel chegou os vizinhos que ouviram o barulho já haviam chamado a policia e a tia já havia feito o boletim de ocorrência. Foi constatado que os assaltantes não levaram nada do local, mas a porta havia sido arrombada. A tia quis ficar com ele, mas ele disse que não precisava e ela foi embora. Mais tarde os vizinhos, viram que a porta da casa estava escancarada e acharam o fato estranho, foram ao local e encontraram o corpo de Daniel estendido no chão. Não se sabe se os assaltantes foram embora e retornaram após a polícia ter ido embora ou se ficaram escondidos no local e a mesma não os achou (o mais provável ). A única coisa que foi levada foram os aparelhos de som.
    Quando os pais de Daniel chegaram ao local, a rua estava cheia de gente e eles nem imaginaram o que havia acontecido ao seu filho único.

    Até hoje não encontraram o assassino ou os assassinos.
    César de Almeida Franco
    12/10/1984 26/06/2009






    César de Almeida Franco, de 24 anos, foi assassinado na madrugada de 10/06/2009, na Rua Egídio Martins, na Ponta da Praia, em Santos. Ele estava dentro do carro com a dentista Luciana Borges Minas, de 28 anos, quando um bandido disparou três tiros contra o casal.

    O crime ocorreu quase em frente ao prédio onde a jovem mora. Segundo testemunhas, o casal conversava dentro de um Honda Fit por duas horas, quando um homem que estava a pé se aproximou e atirou contra eles. 

    De acordo com a polícia, um dos disparos atingiu a perna de Luciana. César foi atingido no peito. Os dois foram socorridos, mas César não resistiu ao ferimento.
      
    A jovem baleada foi internada e se recuperou. Ela foi interrogada no dia seguinte ao crime. Segundo o delegado Rony de Oliveira, houve uma tentativa de latrocínio. O rapaz teria se assustado e fez um movimento brusco quando abordado pelo bandido o que provocou os disparos.
    O crime continua impune e 1 ano se passou.... 
    Arthur Lourenço Alcaide Miquelan
    10/05/1990 02/11/2009





    Era feriado e Arthur que trabalhava a semana toda, resolveu ir encontrar com os amigos, antes do almoço no campinho próximo de sua casa, para empinar PIPA. Quando de repente a pipa se soltou indo em direção a uma trilha. Arthur foi atrás e foi brutalmente atacado por policiais que ali estavam e que começaram a atirar. Os seus amigos correram do local, mas ele, que estava com fone de ouvidos, correndo e olhando pra cima, não ouviu os tiros e nem prestou atenção aos policiais.
     
    Um dos amigos conta que de longe e escondido, viu quando Arthur foi atingido na perna e começou a gritar: - Socorro, eu não sou ladrão! - Eu trabalho! - Por favor, chame a minha mãe, ela lhe mostra os meus documentos!

    Mesmo assim, os policiais continuaram a torturá-lo e xingá-lo com palavrões. Ao todo eram 6 PMs, depois das torturas e xingamentos, os policiais lhe deram mais 3 tiros e jogaram o seu corpo num buraco próximo a trilha! Essa testemunha está sob sigilo e ainda em choque ao lembrar do ocorrido! Na região aconteceram outros crimes na mesma característica deste e por isso existem fortes indícios de ser um grupo de extermínio.
    Arthur, jovem, trabalhador, estudioso e filho único!
    Chang Toni Sampag Frangona
    30/12/1992 22/02/2007





    Josef Michel Santos Lopes  "Maycon" e Chang Toni Toni Sampag Frangona eram irmãos de criação e ciclistas, no dia 18/02/2007 foram vítimas de atropelamento no Guarujá - São Paulo. Eles estavam voltando pelo acostamento da estrada, junto com seu outro irmão e mais três amigos, quando todos foram atropelados pelo goleiro de futebol de salão do Corinthians Diego Paulo Vieira de 19 anos, que fugiu do local e não prestou nenhum socorro as vítimas. Josef Michel Santos Lopes faleceu na hora e Chang Toni Sampag Frangona faleceu quatro dias depois. O outro irmão deles teve uma perna quebrada, mas se recuperou, os outros amigos apenas ferimentos leves.
    O grupo de ciclistas trafegava pelo acostamento da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, sentido Cubatão/Guarujá. O jogador foi autuado em flagrante na Delegacia sede do município por homicídio culposo e qualificado por omissão de socorro e fuga do local, pois foi detido alguns quilômetros após o local do acidente, foi solto após pagamento de fiança.
    O caso continua em aberto esperando a apuração dos autos, pois após muita cobrança o exame de teor alcoólico foi liberado com um resultado bem diferente do apontado no dia da tragédia...aponta que NÃO existia teor alcoólico no sangue do jogador, o que contraria totalmente as testemunhas do atropelamento e a própria declaração do jogador que disse ter consumido bebida alcoólica no dia.
    Por não se encontrar NUNCA o jogador nos endereços fornecidos pelo mesmo e que constam nos autos ele ainda não foi JULGADO! 
    http://www.youtube.com/watch?v=YHOrbNFK3kE&feature=player_embedded
    Josef Michael Santos Lopes
    28/06/1992 18/02/2007





    Felipe Tsutomu Honorato Shiba
    00/00/1982 26/05/2010







    Felipe estava em frente a sua casa quando sofreu um assalto ao voltar de um jogo de futebol as 22 hs. Ricardo Shiba, pai de Felipe, presenciou o assalto e o assassinato, pois desceu para destrancar o portão para o filho. O motivo foi um IPOD que não foi levado pelo assaltante, que não foi identificado.
    "Estou transtornado. Aconteceu tudo muito rápido. Não consegui ver o criminoso. Também não sei dizer se ele o abordou no portão ou se ele estava o seguindo. Ele não andava com dinheiro. O iPod não foi levado. Ele deu o tiro e saiu correndo", afirmou Ricardo Shiba.
    Mércia Mikie Nakashima
    00/00/1982 25/05/2010






    Mércia costumava almoçar aos domingos na casa da avó em Guarulhos - SP, com a família. No dia 23/05 ela saiu da casa da avó e desapareceu. Segundo relatos o ex-policial militar e advogado Mizael de Souza, 40 anos, principal suspeito pelo desaparecimento, pois o mesmo foi visto vigiando a vítima do lado de fora de sua casa nas semanas anteriores ao fato. Mizael foi namorado de Mércia por três anos e também seu sócio em um escritório de advocacia. Tanto a sociedade, quanto o namoro terminaram em novembro de 2009, mas recentemente a advogada ganhou uma causa trabalhista no valor de R$ 15 mil, então Mizael passou a alegar direito a receber metade do valor.O automóvel de Mércia foi encontrado em 10/06 na represa em Nazaré Paulista (64 km de São Paulo), após uma denúncia anônima recebida pela família, que acionou a polícia e os bombeiros. O automóvel estava submerso a uma profundidade de aproximadamente 6 metros, estava com o vidro do passageiro aberto e dentro ainda estavam os objetos pessoais dela. No dia seguinte foi encontrado na represa o corpo de Mércia.

    Mizael Bispo de Souza, negou envolvimento no caso em depoimento à polícia. À polícia, Mizael disse que os dois terminaram o relacionamento no ano passado, mas continuavam saindo.

    A família de Mércia disse que Mizael era possessivo e com o fim do relacionamento, começou a fazer tocaia na casa dela. Também que no domingo em que ela desapareceu, ela havia recebido um telefonema dele, antes de sair da casa da avó.
    O pedido de prisão de Mizael foi feito pela Polícia depois de ouvir o vigilante Evandro Bezerra Silva, outro envolvido no crime e considerado cúmplice de Mizael. Em depoimento ao DHPP de SP, afirmou que Mizael matou Mércia por ciúmes e ele apenas pegou o carro do advogado no mesmo local.
    O advogado de Mizael Bispo de Souza, Samir Haddad Junior, que entrou no TJ-SP com um habeas corpus pedindo a revogação do decreto da prisão preventiva contra Mizael, já havia dito, que seu cliente seria inocente, e, que não ia se entregar até que se esgotassem todos os recursos para mantê-lo em liberdade.
    Mizael teve a Prisão revogada no início da noite desta quinta-feira (05 de agosto de 2010).

    http://www.youtube.com/watch?v=W7O2LnPXdVE&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=dtepJtieZZI&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=M_SClfINApo&feature=related
    Alan Fagner Clemente Soares
    00/00/1981 22/12/2010








    Alan estava retornando da cidade de Lins - SP, onde prestava serviços para a empresa em que trabalhava para passar o natal com sua esposa e seus três filhos, quando no KM 43 da BR 163 uma caminhonete vinda do sentido contrario fez uma ultrapassagem incorreta batendo de frente com a caminhonete de Alan, que ainda tentou desviar para o acostamento. A batida foi tão violenta que as duas caminhonetes ficaram destruídas. Alan teve morte instantânea e seu companheiro de viagem Newton Paulo de Oliveira, 41 anos, ficou gravemente ferido.

    Na caminhonete que fez a ultrapassagem irregular estavam Neumayer Pereira Souza Junior, 22 anos e Max Silva Lopes, 19 anos, um deles foi lançado para fora do veiculo e o outro ficou preso nas ferragens ambos morreram na hora,  o terceiro ocupante do veiculo Leonardo Schirmer Calcanhoto, 23 anos morreu no hospital. Eles estavam indo passar as férias em Camboriú - SC, no seu veiculo a policia encontrou bebidas alcoólicas e papelotes com drogas.

    Suady Soares, mãe de Alan Fagner Clemente Soares é também mãe de  Rosimere Aparecida Soares, 30 anos, que faleceu há 3 anos, no dia 22/12/2007, vítima de erro médico e tem sua foto e relato neste mesmo álbum.


    http://alvonoticias.com.br/Noticia.asp?Noticia=843
    Abner Elias Taborda
    25/07/1991 02/12/2010

     Abner Elias Taborda e Fernando Iskierski, ambos com 19 anos, foram  assassinados no dia 2 de dezembro, após a saída de uma casa noturna situada na Av. Comendador Franco (Av. das Torres) em Curitiba.
    Segundo as testemunhas houve um breve desentendimento no estacionamento da casa noturna, entre os três jovens que estavam com o Gol Branco (no caso Abner, Fernando e Nei que saiu gravemente ferido, mas sobreviveu) e o motorista de um Punto Vermelho. Os três rapazes foram embora, mas foram perseguidos pelo Punto vermelho, que ao emparelhar com o carro das vítimas, no Viaduto do Tomate, disparou mais de 15 tiros com uma arma calibre 9mm (arma de uso exclusivo das Forças Armadas e da Polícia Federal), causando a morte instantânea de Abner e Fernando (com tiros no pescoço e cabeça nos dois jovens) e o terceiro amigo, Nei da Silva Pinheiro de 19 anos sofreu ferimentos graves nos braços e tórax foi socorrido e levado ao Hospital Cajuru. O Gol Branco das vítimas foi literalmente "metralhado". Após o atentado, o Punto Vermelho fugiu em direção a São José dos Pinhais.

    O caso esta sendo investigado pela Delegacia de Homicídios (DH). A delegada Vanessa Alice, titular da mesma, afirmou que vítimas e os autores tiveram “um rápido desentendimento” na casa noturna. “As pessoas envolvidas neste caso não se conheciam anteriormente. Elas vieram a se conhecer neste estabelecimento, no desentendimento”, disse a delegada.

    Abner e Fernando eram amigos a muito tempo e  com uma educação familiar e religiosa exemplar, tiveram suas expectativas de futuro ceifadas de forma brutal e injustificada, porque "nada justifica o que aconteceu a estes dois jovens!".
    Eles eram militares e o capitão do exército Luiz Carlos Almeida Jr., comandante de uma bateria do 5º GACAP, onde os soldados estavam lotados, comentou "que os rapazes além de terem boa conduta, eram conhecidos por serem bons atletas”.
    O crime esta sendo investigado, mas ainda encontra-se sem solução.

    Fernando Iskierski
    02/06/1991 02/12/2010


    Bruna Tadin de Souza
    00/00/1995 29/12/2010
    A jovem Bruna Tadin de Souza, 16 anos, desapareceu na noite de quarta-feira, 29/12/10, por volta das 19h. Segundo familiares, a estudante havia combinado de se encontrar com um colega no ponto de ônibus do Parque Cecap. Juntos, eles iriam buscar o uniforme e assinar um contrato para trabalhar em uma loja de cosméticos. O último contato de Bruna com os familiares aconteceu por volta das às 20h10, quando seu namorado falou com ela por celular.
    Preocupada, a mãe da jovem, Celma Souza, ligou insistentemente para o celular de Bruna, a partir das 22h para saber seu paradeiro, mas não obteve sucesso. A família registrou ocorrência no 3º DP, no Jardim Cumbica.

    O menor M.B.S., 17 anos, principal suspeito pelo assassinato de Bruna está internado na Fundação Casa, desde o dia 07/01/2011, ele tem passagens anteriores por reformatório em outras localidades. Bruna sumiu após ter recebido do suspeito uma "falsa" oferta de emprego em uma grande rede de cosméticos. No entanto, M.B.S. foi apreendido em decorrência das investigações em torno da acusação de estupro de outra garota, a menor K.B., 16. Como contou o pai de K.B, sua filha também teria recebido a oferta de trabalho do suspeito no dia 6 de dezembro e ao se encontrar com o rapaz, teria sido forçada a entrar em um matagal, onde sofreu agressões físicas e sexuais, além de ter sido obrigada a fazer uso de drogas. Os investigadores receberam também os computadores de K.B. e J.T.S. de 17 anos, outra jovem que teria recebido a oferta de emprego de M.B.S., mas não compareceu ao encontro marcado com o menor.

    Em 23/01/2011 um corpo do sexo feminino foi encontrado por volta das 13h do domingo em um matagal próximo à avenida Odair Santonelli, no bairro Cecap, em Guarulhos na Grande São Paulo. O corpo foi achado por jogadores, já que o matagal fica ao lado de um campo de futebol. No final da tarde do domingo, parentes o reconheceram como sendo da adolescente Bruna Tadim de Souza. O corpo estava com as mãos e pés amarrados, boca amordaçada e em estado de decomposição.
     
    O enterro da adolescente Bruna Tadin de Souza aconteceu no dia 25/01/2011 às 21:00h no Memorial, cemitério vertical de Vila Rio, Guarulhos e contou com a presença de mais de 300 pessoas que acompanhavam com gritos de “Justiça” e “Bruna nós te amamos”
     
    Matheus Favaro Freire
    03/07/2002 29/05/2008
    O pequeno Matheus com apenas 5 anos de idade morreu vítima de atropelamento, o motorista no caso era o adolescente W.C.A., de 16 anos, no Jardim Caiuby em Itaquaquecetuba. Segundo as testemunhas, o menino voltava da escola na companhia da mãe e de outro irmão quando a fatalidade aconteceu. Matheus morreu na ambulância do Samu, a caminho do hospital devido a gravidade de seus ferimentos.

    O adolescente W.C.A. perdeu o controle do carro, um Logus vermelho, placa BOS-3818/SP e atropelou o garotinho que andava na calçada. O impacto foi tão forte que o carro quebrou o muro e arremessou o menino para dentro de um imóvel em construção. Após o atropelamento o adolescente fugiu sem prestar socorro à vítima. O menor foi identificado, pois na pressa de fugir do local esqueceu seus documentos no interior do veículo. "A minha nora tentou segurar o motorista, mas mesmo assim ele conseguiu fugir". conta o avô da criança, José Freire.

    Um garoto esperto, inteligente e carinhoso. Esta é a lembrança que Matheus Favaro Freire deixa na memória de seus familiares.

    "Meu neto era muito esperto. Não acredito que isso tenha acontecido" - emociona-se a avó, Emília da Conceição Freire. Segundo ela, a mãe do garoto sempre foi muito atenciosa com os filhos e até agora não entende como tudo aconteceu. "Ela só teve tempo de salvar o mais novo. Ela nunca soltava das mãos dos filhos. Até para mim recomendava cuidados ao sair com eles" - lembrou. Hoje em dia menor de idade não vai preso, mas pode sair por aí matando crianças. Isso tem de mudar" - desabafa Isabel Felix, amiga da família.

    Segundo o relato da mãe, ela estava voltando do trabalho com seus dois filhos: o Matheus Favaro Freire (vitima com 05 anos e 10 meses) e o Phillipe de mãos dadas, havia pego os dois  na escolinha e passado na Bomboniere para comprar doces e salgadinhos a caminho de casa. Estavam indo pela calçada quando o menor de idade na época (16 anos) em 01/06 completou 17 anos, estava dando cavalo-de-pau com o carro que era costumeiramente "liberado" pelo pai do adolescente para o mesmo, sendo assim ele ficar se exibindo para a namorada e seus amigos. Ele os pegou em cheio na calçada com o impacto no corpo do Matheus, ele soltou a mão da mãe e como o menor tentou fugir dando a ré no veiculo, arrastou o menino junto com o carro e ao ir para a frente novamente fez com que o carro fosse de encontro ao muro que quebrou com o impacto e arremessou o Matheus para dentro do quintal da casa. O criminoso fugiu, deixando o carro e seus documentos, sem prestar nenhum socorro a vítima.
    Infelizmente a lei protege os menores criminosos, pois todo "crime do menor por mais bárbaro que seja, mão é considerado crime e sim: "ato infracional". Este menor ficou impune, o que causa mais sofrimento a família da vitima, que perde uma criança de maneira tão brutal e ainda descobre que não haverá justiça para o seu caso!

    Luis Paulo Oliveira Barbosa
    21/10/1990 24/12/2010




    Luis Paulo tinha 20 anos e trabalhava como operador de telemarketing, morreu após ser esfaqueado na região da Avenida Paulista/SP no dia 24/12/2010, por volta das seis horas da manhã em frente ao local onde trabalhava, na Rua Frei Caneca. Luís Paulo e seu colega Gabriel Elias da Silva, de 20 anos, voltaram às 4h30 da festa de confraternização da empresa onde trabalham, o Grupo GR e ficaram na porta da empresa. Luís Paulo entraria em serviço às 8h, quando um homem apareceu e agrediu um outro homem. Luis depois de ver o agressor esmurrar o carro por achar que ele ia atropela-lo (o que não é verdade pois o motorista só queria estacionar) viu o agressor ir para cima dos seus amigos e foi quando aconteceu o fato, Luis queria defender os amigos que estavam de costas para o agressor. Na tentativa de impedir a briga, Luis foi atingido por uma facada no tórax e socorrido à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

    Segundo a polícia, três testemunhas do homicídio reconheceram o suspeito. Em depoimento, o professor confessou o crime e disse onde tinha jogado a faca após o crime. O objeto foi encontrado e encaminhado para perícia.

    O assassino, Luis Claudio Marques de Albuquerque, 40 anos, é professor da FATEC. Ele foi indiciado e teve a prisão decretada em 29/12/2010, mas por ser universitário, réu primário, ter residência fixa, acabou sendo solto, 7 dias depois e poderá aguardar o julgamento em liberdade, além de poder continuar lecionando e colocando em risco a vida de outros jovens, em momentos de descontrole, como no ocorrido onde vitimou fatalmente o bom filho, jovem trabalhador, pai de família, Luis Paulo Oliveira Barbosa. O processo de nº 052.11.000023-6/00 está no Fórum Central Criminal do Júri, Barra Funda.

    Luis Paulo deixa esposa e um filho, de 2 anos.

    José Antônio Barbosa e Adriana Barbosa, pais de Luis Paulo não se conformam com a perda brutal do filho e aguardam por justiça.

    Entristece-nos ler notícias como essas e revolta-nos saber que mais uma vez as brechas da Lei favorecem o assassino e deixam a família da vítima sem respaldo algum, a mercê do descaso judiciário. A promotora que teria que defender o caso a favor da vítima, alega que o agressor não representa perigo à sociedade e por isso pode aguardar em liberdade.
    Ao assassino todos os direitos e proteção possíveis, quando aos pais, esposa e filhinho do jovem Luis Paulo só resta uma cova fria do cemitério para visitar.
    Como aceitar que aqueles que têm por obrigação ensinar e dar bons exemplos, saem por aí destruindo vidas e fiquem impunes? Se o agressor não representasse perigo à sociedade o jovem Luis Paulo não teria sido assassinado!
    Fonte: Gabriela Sou da Paz/Sandra Domingues
    Everson Arizoli Peixoto
    06/02/1991 06/12/2007







    No dia 06 de dezembro de 2007, meu filho Everson Arizoli Peixoto (16 anos), foi a um sítio de propriedade de Elaine mãe de santo (sitio de umbanda) com “amigo” Rafael Scarse, fazem 03 anos e três meses que tudo aconteceu e até o momento, nada foi feito, simplesmente pegaram ele e levaram para o hospital em Montenegro onde deu entrada a 1:15 da manhã sendo que no laudo consta que ele faleceu as 23:15 do dia 06/12 ou seja duas horas depois e a ocorrência foi feita as 00:20 pela polícia rodoviária federal, como fato consumado. Foi tomado o depoimento do suspeito e mesmo assim liberado, o local do ocorrido foi todo ele mexido inclusive lavado no dia seguinte. A minha pergunta é a seguinte:
    Porque a policia rodoviária fez este procedimento?
    Porque se a única pessoa que estava com meu filho era o Rafael, não foi preso para averiguações?
    Porque a policia rodoviária não me comunicou, eu sendo a mãe dele, e ele sendo de menor? Porque a roupa que ele usava no dia não foi entregue?
    Porque a bala que foi tirada no dia necropsia não apareceu até o momento?
    Porque a policia não fez o teste de pólvora nas mãos do Rafael?
    Porque a policia rodoviária não isolou o local do crime, assim prejudicando as investigações da policia civil?
    Porque a policia civil só foi avisada no dia 07/12 perto das 12h informações estas dadas pelo inspetor Saulo de Triunfo?
    Porque a policia rodoviária parou no caminho para fazer a ocorrência a 00:20 dando como fato consumado, sendo que conforme a necropsia ele faleceu as 23:15 do dia 06/12 e deu entrada no hospital somente a 1:15h. Se no óbito a morte dele ocorreu às 23:15 e na necropsia diz que ele levou 45min para falecer, isto quer dizer que ele foi baleado as 22:30? Como se explica no depoimento do Rafael ter ligado para Geovani as 23:03 dizendo que estava tendo um tiroteio no sítio e depois ligou novamente às 23:17 dizendo que o Everson havia sido baleado, então eu pergunto como que a policia rodoviária federal diz que ele estava vivo quando chegaram lá?
    Meu filho tinha apenas 16 anos, era jogador de futebol, tendo o sonho de um dia ser um grande goleiro como foi Taffarel, sonho este interrompido por uma pessoa que se dizia amigo e irmão dele.
    Era uma pessoa maravilhosa, alegre, cativante um doce de rapaz. Não tinha envolvimento com nada, tanto que a necropsia não apareceu nada.
    Aí eu! Pergunto um crime hediondo deve ficar impune? Qual a razão de matar e ficar por isto mesmo, e a policia não fazer nada? Como vamos acreditar na polícia?
    Assim como meu caso tem outros vários que a policia nem sequer fazem questão de resolver.
    Com muita saudades do meu filho!
    Peço Justiça.
    Creoni Peixoto - mãe do Everton