quarta-feira, 26 de setembro de 2012

29º Motocross de Machado-MG



Machado irá sediar nos dias 29 e 30 de setembro o 29º Motocross da cidade.
O evento será na pista na entrada da cidade próxima ao trevo, com uma bela vista
de todo o circuito a organização é de Thaylor Megda Eventos com apoio do piloto
Joseph Alves #457 e a cobertura completa e oficial e do Show Radical, não fique
de fora de mais esse grande evento do MX Sul Mineiro!

Chuva de granizo causa R$ 1,5 milhão de prejuízo a cafeicultores

Gelo foi encontrado na lavoura 24 horas depois da chuva (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)

 

Cafeicultores de Itamogi foram prejudicados com a forte chuva de granizo que atingiu as plantações nesta segunda-feira. De acordo com a Cooperativa dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), cerca de 30 produtores tiveram prejuízo estimado de R$ 1,5 milhão.
Nesta terça-feira (25), ainda era possível ver as pedras de gelo nas lavouras de café. Segundo os produtores, a colheita já terminou, mas a chuva neste início de florada comprometeu a produção do ano que vem. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em uma hora choveu 60 milímetros. A expectativa para todo o mês de setembro era de 75 milímetros.
Ainda segundo os agrônomos da Cooparaíso, pelo menos 300 hectares foram atingidos pela chuva de granizo. Os técnicos ainda fazem levantamento para saber se mais lavouras foram atingidas no município.

Fonte: G1 Sul de Minas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escorpiões infestam Varginha, 4.000 já foram capturados em cinco meses




Varginha está infestada de escorpiões. Segundo o Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de março a julho deste ano foram recolhidos 500 animais dentro de casas e cerca de 3.500 no cemitério do município. Pelo menos 12 pessoas foram picadas, mas o veneno não levou ninguém à morte.
De acordo como chefe da Semus, José Donizeti Souza, a situação não pode ser considerada alarmante, levando em conta que no ano passado também houve infestação de escorpiões. A diferença, segundo ele, é que em 2012 os bichos estão sendo capturados e enviados para o Instituto Butantan, em São Paulo, portanto é possível contabilizar os aracnídeos.
“Nos anos anteriores o pessoal usava inseticida, que não matava o escorpião. Esse inseticida traz risco ambiental porque mata outros animais. O remédio desaloja o escorpião, que vai para as casas na vizinhança. Agora com a captura, eles são eliminados dos locais”, disse Souza.
Segundo o chefe da Semus, os aracnídeos adoram o cemitério, local onde há grande quantidade de baratas, que servem de alimento para eles. Equipes da zoonose estão usando uma nova técnica para recolher esses bichos durante a noite, perto dos túmulos.
Técnicos usam uma luz negra que incide sobre o animal mudando a cor do bicho para verde. Assim, é mais fácil identificar e capturar com pinças o escorpião. De acordo com Souza, durante o dia o animal se esconde por causa do sol e calor, mas à noite sai para comer.
Souza informou que o combate ao animal é muito difícil, considerando que o aracnídeo se reproduz quatro vezes por ano, gerando em média 25 filhotes por geração. Para a equipe da Semus, a melhor solução é recolher os animal e enviar ao Butantan, onde terá uma utilidade na produção de soro antiescorpiônico.

Cuidados

O Serviço de Toxicologia do Hospital João 23, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), em Belo Horizonte, alerta as vítimas de picadas de escorpiões para que busquem atendimento imediato e não percam tempo ao se dirigirem para a unidade hospitalar, pois o veneno pode ser fatal, principalmente em crianças. De acordo com a Fhemig, o período de maior incidência de picadas é entre os meses de setembro e outubro.
Pessoas picadas pelo aracnídeo podem apresentar sintomas como vômito, mal-estar, falta de ar, agitação, sonolência e prostração. Os casos mais graves evoluem para arritmia cardíaca, insuficiência respiratória e até mesmo um edema agudo de pulmão.
Para combater o escorpião é importante manter quintais limpos, eliminando entulhos, pedras e madeiras. Moradores devem ter atenção e sempre balançar roupas e toalhas antes de usar. O mesmo cuidado deve ser tomado com os calçados. De acordo com a Fhemig, as galinhas e os sapos são predadores naturais dos escorpiões e podem ajudar na eliminação do aracnídeo.

MOTOCICLETA É TOMADA DE ASALTO NO BAIRRO VILA OLÍMPICA


Ocorreu sábado (22), por volta de 19h45m, quando na rua Quinze de Novembro, bairro Vila Olímpica, na cidade de Machado, a vitima J.L.S., 20 anos, estava estacionando sua motocicleta HONDA CG TITAN 150, ano 2009, cor preta, placa HIW-7472/MACHADO/MG próximo a casa de uma amiga, momento em que apareceram dois indivíduos em uma motocicleta DAFRA 125, cor preta e o garupa desembarcou e apontou um revólver anunciando o assalto.

O indivíduo exigiu as chaves da motocicleta que foram entregue pela vítima e em seguida evadiu roubando a motocicleta com a cobertura do comparsa na outra motocicleta.

Os policiais militares compareceram no local, iniciaram intenso rastreamento no sentido de localizar a motocicleta e prender os autores, entretanto não foram localizados. Os dados da motocicleta foram repassados para a PM nas cidades circunvizinhas e a polícia continua as buscas em torno do veículo. Registrado o BO alusivo ao fato

Fonte: PM MACHADO

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Homem morre eletrocutado em Machado


O corpo de um lavrador foi encontrado eletrocutado na madrugada desta sexta-feira (21) no bairro São Tomé, na zona rural de Machado. Segundo a Polícia Civil, Benedito da Costa, de 58 anos, estava dirigindo um trator acoplado a uma máquina pulverizadora, que teria tocado na rede elétrica e provocado o choque.
Ainda de acordo com a polícia, o acidente deve ter acontecido na tarde desta quinta-feira (20), mas o corpo só foi encontrado na madrugada, quando o genro dele foi procurá-lo. A perícia de Alfenas esteve no local.
Segundo a Polícia Militar, vizinhos do sítio onde o lavrador foi eletrocutado teriam dito que houve uma queda de energia por volta das 14h, possível horário do acidente. Costa será sepultado em Poço Fundo, onde vive a família dele.

Dilma assina ato por segurança no trânsito




A presidente Dilma Rousseff assinou na manhã desta sexta-feira um ato que cria o Conselho Nacional pela Redução de Acidentes. O ato faz parte da campanha "Pela Consciência no Trânsito". A ação compõe a Semana Nacional de Trânsito que pretende conscientizar motoristas sobre riscos do excesso de velocidade e tentar reduzir os altos índices de acidentes de trânsito.
A atriz Cissa Guimarães avaliou de maneira positiva a ação do governo federal. Para ela, é importante que a ação pelo fim das mortes no trânsito seja encabeçada pelo governo federal. "Agora finalmente estamos chegando a um pacto pela vida real", disse a atriz antes de seguir para uma audiência com a presidente. Cissa perdeu um filho em um acidente de trânsito há dois anos. Rafael Mascarenhas morreu atropelado em um túnel interditado no Rio de Janeiro. Ele usava o espaço para andar de skate.
"Se o brasileiro é tão cordial e gentil, por que não poder ser assim no trânsito? Temos de fazer um pacto para acabar com a sensação de impunidade", disse a atriz, pedindo punições mais severas para quem mata no trânsito.
Assim como todos que ocupavam o púlpito, Dilma vestia uma camiseta ilustrada com o rosto do filho da atriz. "Estou aqui com a camiseta do Rafael, porque quero iniciar homenageando todas as mães, pais parentes que sofreram perdas como as da Cissa, que são perdas irreparáveis", disse a presidente. "Acho que esse pacto mostra a evolução dos valores no Brasil. A adoção de valores da solidariedade, de valores que têm como base a visão que cada um de nós temos de ter do seu semelhante como um ser humano integral", argumentou Dilma. Além de atletas e autoridades, o apresentador do programa CQC, Marcelo Tas, também acompanhou a cerimônia.
O Brasil está em quinto lugar entre os recordistas em acidentes, atrás apenas de Índia, China, Rússia e Estados Unidos. Pelo recorte regional, a região Sudeste, com a maior malha viária do País, também encabeça o maior número de acidentes fatais com 15,5 mil. Em seguida vêm o Nordeste (11,8 mil), Sul (7,5 mil), Centro-Oeste (4,4 mil) e Norte (3,3 mil). "O governo está optando por esse pacto, porque temos obrigação de fazer", declarou Dilma.
"Não seria admissível a esse governo que quer fazer desse País um País forte não ser capaz de trabalhar complementarmente com os importantes valores éticos e morais que preservem a vida", disse a presidente, lembrando que a melhora nos índices econômicos aumentam a frota do País. Ela defendeu a melhora do sistema legal de forma que elimine a impunidade com quem comete homicídios no trânsito.
As Nações Unidas estabeleceram uma meta sobre o tema para reduzir à metade o número de acidentes em todo o mundo entre 2011 e 2020. No Brasil, dados de 2010 indicam quase 43 mil mortes nas estradas e nas vias urbanas, isto é, 117 por dia.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Evangélicos lançam campanha pelo fim da manipulação do voto nas igrejas

A busca frenética pelo voto evangélico é uma marca das eleições em todo o Brasil, não importa qual seja o cargo disputado. Frequentemente os candidatos se aliam aos líderes religiosos para conquistar a simpatia dos evangélicos e, sem nenhum constrangimento, pedem votos dentro dos templos e durante os cultos. Algumas vezes de maneira nada republicana. Nas 100 maiores cidades mineiras, 271 pastores evangélicos disputam vagas nas câmaras municipais, contra apenas sete padres. Mas essa corrida não é sem motivo, afinal a população evangélica no Brasil representa, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42,3 milhões de pessoas.

Mas nem todos os que professam essa religião concordam com a prática, batizada de “voto de cajado”, referência ao voto de cabresto, tão comum nos tempos do coronelismo, no meio religioso. Por isso, um grupo que reúne cristãos ligados à defesa da cidadania, dos direitos sociais e da justiça resolveu se mobilizar e lançar no meio evangélico uma campanha nacional de conscientização.


“Queremos abrir um diálogo para repensar o modo de participação dos evangélicos na política”, afirma Caio Marçal, missionário da Igreja Batista da Redenção, em Belo Horizonte, e secretário de mobilização do grupo, batizado de Rede Fale. “O pastor pode participar da formação política de suas ovelhas, mas deve evitar o processo de manipulação político-partidária. A intenção não é afastar o público cristão dessa temática, mas clarificar esse assunto para que a igreja possa participar da vida da cidade, inclusive a política, de forma qualificada e ética”, defende Caio.

No dia 22, a Rede Fale promove na capital mineira um debate sobre o tema na Comunidade Cristã Caverna de Adulão, para discutir os perigos da manipulação do voto nas igrejas e a postura dos cristão ante a política e as eleições. Eventos semelhantes vão ocorrer na mesma semana em São Paulo, Aracaju, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Para Flávio Conrado, doutor em antropologia, o voto evangélico segue a lógica da identificação e do reconhecimento que um igual, no caso um irmão ou irmã na fé ou alguém teoricamente de confiança de seu pastor ou líder, estará atento para as problemáticas da comunidade religiosa. Mas, em muitos casos, segundo ele, os pastores e líderes se orientam por uma visão essencialmente pragmática da política, sem conteúdo ideológico. Para ele, a única maneira de romper isso é por meio da educação baseada em valores republicanos e democráticos, informação e discussão das propostas dos candidatos, além de maior maturidade política e integridade ética por parte dos membros e pastores das igrejas evangélicas. “É preciso avaliar melhor a indicação do pastor ou do líder evangélico. É preciso que o eleitor estude melhor a história dos candidatos, que analise suas propostas, que tenha uma visão mais global dos partidos, julgando não só pelo grau de empatia com o segmento evangélico, mas por critérios mais republicanos”, defende Conrado, estudioso da participação político-eleitoral dos evangélicos.

LIBERDADE 
Apesar da romaria em busca do voto evangélico, para o antropólogo, a indicação do pastor não significa adesão automática a um candidato. “Depende muito da conjuntura, e o chamado voto de cajado tem se provado mais efetivo em mandatos legislativos, e, mesmo assim, não se pode confiar em 100% de ‘conversão’ da indicação em voto.”

A campanha contra o voto de cajado também conta com o engajamento de pastores evangélicos. Para Christian Gillis, pastor da Igreja Batista da Redenção, toda ação em prol da plena liberdade de escolha política deve ser adotada pelos líderes religiosos de todas as correntes. “O voto tem que ser livre de todo tipo de controle e pressão, seja esse domínio de natureza religiosa ou secular. Isso é fundamental para o desenvolvimento da democracia. É preciso alertar contra toda forma de manipulação eleitoral, seja de que matriz for.” Segundo ele, o voto tutelado é uma “prática nefanda que obviamente não se limita aos segmentos evangélicos”. Essa prática, de acordo com ele, reflete “parcialmente os costumes da mesma sociedade”. Otimista, ele avalia uma melhora na “arte de escolher aquilo que trará mais bem comum” . “Isso é resultado dos diversos movimentos, inclusive cristãos, que buscam elucidar bons critérios para a escolha de governantes e legisladores.”


Polícia prende mais 3 e população protesta por morte de taxista

Mais três pessoas foram presas suspeitas de matar e roubar um taxista neste final de semana em Conceição da Aparecida. O corpo do homem de 74 anos foi encontrado na tarde deste domingo (16) na zona rural de Alfenas. A polícia chegou até o corpo e ao carro, também achado próximo ao local, após a prisão de um suspeito que estaria circulando com o carro do taxista na cidade. Revoltada com o crime, centenas de pessoas foram até a porta da delegacia da cidade na noite deste domingo (16) e fizeram uma manifestação.
O corpo do taxista foi liberado na manhã desta segunda-feira (17) pelo IML de Alfenas (MG) e seguiu para Conceição da Aparecida. Além do carro do taxista, a polícia conseguiu recuperar três folhas de cheques e R$ 352 em dinheiro da vítima.
Só neste ano, já foram registrados três casos de assassinatos envolvendo taxistas no Sul de Minas. Os outros dois foram em Lambari e Perdões.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BOMBA!!!

 

Falaram que essa cor é verde, dá para acreditar.

 

 

Roberto Abobrinha pode ficar inelegível !!!


     O candidato à reeleição Roberto Camilo Órfão Morais pode ficar inelegível e ter o seu mandato cassado.

     Na ação em que o atual prefeito foi condenado liminarmente a pintar as praças e canteiros com dinheiro do próprio bolso existe a possibilidade do candidato ter seus direitos políticos suspensos e de, até mesmo, perder seu mandato.
     A decisão liminar foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral que reconheceu o abuso do poder econômico e político, o que pode levar a cassação do registro do candidato e a declaração de sua inelegibilidade.
     Assim afirmou o juiz relator do processo no TRE: a imposição ao agravante para promover a pintura dos bens públicos, pintados na cor vermelha e abóbora, nas cores "primitivas" às suas expensas é medida legal, pois o dinheiro público não pode ser usado para desfazer ato que, em tese, é ilícito.
     O processo recebe o n° 460-91.2012.6.13.0164 e deve seguir para a sentença final em breve.

Moto quebra durante fuga e dupla de assaltantes é presa em Alfenas

Dois homens foram presos após assaltarem um posto de combustíveis na madrugada desta quarta-feira (5), em Alfenas. De acordo com a Polícia Militar, a dupla chegou no local em uma motocicleta e rendeu o frentista com uma arma calibre 32 enquanto eram atendidos. Os bandidos fugiram em seguida levando uma pequena quantia em dinheiro.
Ainda segundo a PM, a moto em que os suspeitos estavam quebrou durante a fuga e os policiais conseguiram chegar até eles. Um dos bandidos jogou a arma no chão e tentou escapar a pé, mas foi preso no quintal de uma casa.
Os suspeitos foram levados para a delegacia da cidade e a quantia em dinheiro foi recuperada. A moto que eles usavam também era roubada e foi apreendida.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Criminalidade absurda

Homem foi morto por facadas e pauladas em Elói Mendes

Um homem, de quarenta e nove anos, foi morto à facadas e a pauladas na noite desse domingo no Bairro Vila Freitas, em Elói Mendes. Ele estava em casa com a mulher e o filho, quando dois homens encapuzados e armados com uma faca e um pedaço de pau invadiram a residência e foram até o quarto onde a vítima estava. Eles agrediram Indedir Serafim com vários golpes de faca e várias pauladas e arrastaram ele até um cafezal nas margens da BR 491. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu encontrar o homem que estava com vários ferimentos pelo rosto e no pescoço. No local também foram encontradas as armas utilizadas no crime. Ele chegou a ser socorrido,mas não resistiu aos ferimentos. A polícia investiga o caso e acredita que o crime possa ter alguma relação com o tráfico de drogas. 

domingo, 2 de setembro de 2012

Estudantes morrem em acidente na BR-491 em Varginha



Dois estudantes de engenharia morreram na noite desta sexta-feira (31) em Varginha após um acidente na BR-491, próximo ao trevo da Rodovia Fernão Dias. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, os jovens de 21 e 24 anos estavam em um carro, voltando para Pouso Alegre, quando entraram na contramão da pista e foram atingidos, na lateral, por outro veículo.

Ainda de acordo com a polícia, os estudantes morreram na hora. O condutor do outro carro, que tem 50 anos, foi socorrido e levado em estado grave para o Hospital Bom Pastor, em Varginha, com hemorragia interna. O passageiro, que também estava no veículo, precisou ser socorrido e encaminhado para o hospital.
A pista precisou ser interditada para remoção dos corpos e dos veículos e só foi liberada cerca de três horas depois do acidente.

Fonte:G1 Sul de Minas

Mulher envenena marido após suspeitar de traição em Monte Santo de Minas

Uma mulher de 31 anos tentou envenenar o próprio marido, de 39 anos, manhã deste sábado (1º) em Monte Santo de Minas. Segundo a Polícia Militar, a mulher colocou veneno de rato no café do marido após suspeitar de uma traição.

O homem, mesmo após ter tomado a bebida com o veneno conseguiu chamar o resgate. Ele foi levado para o pronto socorro, onde passou por uma lavagem estomacal e foi liberado. A mulher foi presa em flagrante e levada para a delegacia de Guaxupé.