sábado, 30 de março de 2013

Suspeito de estupro é preso em flagrante no Centro de Alfenas


A equipe da PM encontrou o suspeito dentro do quarto da vitima de apenas 13 anos.

Nesta quinta-feira (28/04), por volta das 4hs, a PM foi solicitada na Av. São José, Centro de Alfenas, onde segundo as testemunhas V.A.S e R.A.S  estavam dormindo quando ouviu um barulho de pessoas conversando vindo na direção do quarto da vítima de 13 anos, estudante.
Como eles sabiam que a menor estava sozinha, resolveram chamá-la, porém a vítima não respondia e quando pode falar disse que estava sendo ameaçada por um indivíduo que pulou pela sacada do seu quarto que dá acesso para a rua e entrou no interior do referido quarto onde a vítima dormia.
E sobe ameaças e enforcamentos tapou sua boca, retirou sua roupa e depois de deixá-la somente de calcinha, começou a passar as mãos em suas partes íntimas obrigando-a a ficar quieta.

O autor também trancou a porta pelo lado de dentro do quarto para impedir que alguém pudesse abrir a porta. No local, a PM deparou com o suspeito NATAN FELIPE RIBEIRO, 22 anos, ainda dentro do quarto com a porta trancada e ao perceber que se tratava da policia, soltou a vítima e saiu pulando novamente pela sacada e tentou sair correndo, mas foi impedido pelos militares.
A vitima não conhece ou possuia contato com Natan, a suspeita é que ele tenha entrado na residência para furtar e ao ver a menina dormindo resolveu assedia-la. A menina ainda tentou enrrolar o rapaz oferecendo objetos para ele furtar, como celular e notebook.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito pela prática de crime de estupro e após ser cientificado de seus direitos constitucionais, foi conduzido para a Delegacia de Alfenas.
A vítima foi levada ao Hospital da Santa Casa por apresentar lesões na região dos lábios superiores, onde, após ser medicada foi liberada.


Fonte:Minas Aconcece

quarta-feira, 27 de março de 2013

Senado aprova ampliação dos direitos das empregadas domésticas




O Senado aprovou por unanimidade nesta terça-feira (26), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  66/2012, que garante aos empregados domésticos direitos já assegurados aos demais trabalhadores. A proposta, aprovada em primeiro turno na semana passada, deve ser promulgada na terça-feira (2), em sessão do Congresso marcada para o meio-dia.
De acordo com o texto, as novas regras entram em vigor na data da publicação, o que também deve ocorrer na próxima semana. Alguns dos direitos são imediatos, como a jornada definida, com limite de 8 horas diárias e 44 semanais, e as horas extras. Para outros, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o texto prevê a necessidade de regulamentação.
- Alguns itens necessitarão de regulamentação, mas o fundamental é que os direitos trabalhistas estão assegurados - disse o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Mais uma vez, a aprovação da proposta se deu por unanimidade entre os senadores presentes, com 66 votos a favor. O procedimento adotado, no entanto, chegou a ser questionado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), que criticou o fato de a matéria ser colocada em votação antes da discussão. Vários senadores lembraram, porém, que a matéria havia sido aprovada em primeiro turno por unanimidade (70 a 0), motivo pelo qual não haveria problema em se iniciar a votação, enquanto os parlamentares se manifestavam.
Igualdade
A maioria dos senadores classificou a aprovação da PEC como o fim de uma injustiça e a garantia, depois de muito tempo, de tratamento igual aos empregados domésticos, em relação aos demais trabalhadores.
A relatora da PEC no Senado, Lídice da Mata (PSB-BA), lembrou que, desde a escravidão, há o argumento de que a garantia de direitos pode gerar o caos. No entanto, ressaltou, a história já desmentiu esse tipo de afirmação.
- O passo que o Senado hoje está dando aqui é um passo fundamental para garantir a modernidade da vida e das relações democráticas de trabalho neste país – disse.
A senadora Ana Rita (PT-ES) disse considerar que a alegação de muitos patrões de que as domésticas fazem parte da família não é suficiente e não se opõe à necessidade de que sejam garantidos os direitos desses trabalhadores. O argumento foi reforçado por Aécio Neves (PSDB-MG), que reiterou a importância de o vínculo trabalhista substituir o familiar, além de afirmar que a medida beneficiará uma parcela expressiva da população.
- Não há, a meu ver, neste momento, em discussão no Congresso uma medida de tanto efeito e de tamanha repercussão a uma categoria tão expressiva de brasileiros e brasileiras como essa – afirmou Aécio.
Filho de empregada doméstica, o senador Magno Malta (PR-ES) sugeriu que a emenda constitucional resultante da PEC das Domésticas seja conhecida pelo nome de “Lei Benedita da Silva”. A deputada, relatora da proposta na Câmara, começou a trabalhar como doméstica ainda criança, aos dez anos. A ideia do senador recebeu o apoio dos colegas.
Além de Benedita, compareceram à sessão a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Pietá (PT-SP); a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; a ministra da Secretaria de Igualdade Racial, Luiza Bairros; e a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes, que também já trabalhou como doméstica. Depois de encontrar o presidente Renan Calheiros, mais cedo, a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, foi convidada a fazer parte da mesa.
Direitos
Atualmente, o trabalhador doméstico tem apenas parte dos direitos garantidos pela Constituição aos trabalhadores em geral. Alguns dos direitos já garantidos são salário mínimo, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, férias, licença-gestante e licença-paternidade, aviso-prévio e aposentadoria.
Entre os novos direitos está o controle da jornada de trabalho, uma das mudanças mais relevantes na prática e, por isso mesmo, uma das mais polêmicas entre empregadores. Se antes os empregados domésticos não tinham duração do trabalho definida, agora passam a ter direito a uma jornada de 44 horas semanais e não superior a oito horas diárias. Além disso, passam a receber horas extras, que devem ser remuneradas com valor pelo menos 50% superior ao normal.
Empregadores e críticos da medida alegam que a definição da jornada poderia levar à demissão em massa de trabalhadores. Muitos empregados domésticos dormem no local de trabalho, o que gera dúvida, por exemplo, sobre a possibilidade de que as horas à disposição sejam consideradas horas trabalhadas.
FGTS
Outro direito garantido pela PEC é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que deve gerar o maior aumento de custo para o empregador. O valor a ser recolhido mensalmente é de 8% do salário do empregado, que poderá receber o valor acumulado nas hipóteses previstas em lei.
Apesar de o texto condicionar o pagamento do FGTS a regulamentação, o consultor legislativo Eduardo Modena diz considerar que a aplicação é imediata. O assunto, para ele, já está regulamentado porque o pagamento do FGTS ao empregador doméstico é uma opção prevista em lei e tem a sistemática estabelecida. A diferença é que agora o recolhimento passa a ser obrigatório. No entendimento do consultor, os depósitos devem começar a ser feitos assim que as mudanças da PEC entrarem em vigor.
Dos novos direitos previstos na proposta, nove tem validade imediata e sete ainda precisam de regulamentação. Entenda o que muda com a PEC das Domésticas.
Fonte: Portal Senado

domingo, 24 de março de 2013

Comerciante reage a assalto e suspeito foge sem levar nada

Um comerciante de 35 anos reagiu a uma tentativa de assalto e criminoso fugiu sem levar nada na madrugada deste domingo (24) em Três Corações. Segundo a Polícia Militar, o suspeito entrou com uma faca no local, por volta de 1h20, ameaçando o comerciante e pedindo para ele passar o dinheiro.
O comerciante esperou uma distração do assaltante e começou a brigar com ele. Ainda segundo a PM, ele tirou o capuz do suspeito e conseguiu tomar a faca dele. O criminoso foi reconhecido pela vítima, e fugiu em seguida sem levar nada.
Ele não foi encontrado pela polícia.

 Do G1 Sul de Minas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Agência bancária é assaltada na avenida Arthur Bernardes em Machado


Uma agência bancária foi assaltada na manhã desta quinta-feira (21) no Centro de Machado. De acordo com a Polícia Militar, quatro homens armados entraram no banco do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) por volta das 10h, armados, e renderam os funcionários.
Segundo as primeiras informações da PM, eles levaram dinheiro que estava no cofre do banco, mas ainda não se sabe a quantia levada. Em seguida, eles fugiram em um carro cinza sentido Alfenas. Ninguém ficou ferido.

terça-feira, 19 de março de 2013

Homem agredido com barra de ferro por usuário de CRACK está em estado grave no HUAV


Edinho foi agredido porque negou Dois Reais para o suspeito Tigrão comprar CRACK.

Nesta madrugada de sexta-feira (15) para sábado (16), o trabalhador Edson da Silva Borges, 56 anos, Edinho como era conhecido foi golpeado varias vezes com uma barra de ferro por causa de Dois Reais.


Segundo populares, Edson de Souza Dias Junior, 31 anos, vulgo “Tigrão” teria abordado Edinho em uma esquina, próximo a um Bar na Avenida Presidente Kenedy, no Bairro Vista Grande e pedido R$ 2,00 (Dois Reais). Edinho teria negado o dinheiro a Tigrão que ficou enfurecido e golpeou varias vezes a vitima com uma barra de ferro ate deixa-lo desacordado com ferimentos graves na cabeça e braços.

Edinho foi socorrido ainda com vida pelo Corpo de Bombeiros e está internado em estado grave no Hospital Universitário Alzira Velano. Na residência da vitima a família disse para reportagem que a vitima teve morte cerebral, a filha entrou em contato com a redação e relatou que ele não teve morte cerebral.
A família está muitíssimo abalada e espera que o responsável pague pelo crime.


Tigrão é usuário de crack, tem várias passagens pela polícia e está sendo procurado. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 ou 181.

Fonte: Minas Acontece

segunda-feira, 18 de março de 2013

Reduza o valor na conta de luz com mudança de hábitos



Deixados de lado após o apagão de 2001, pequenos hábitos para economizar eletricidade podem fazer uma grande diferença na conta de luz. E reduzir o consumo é simples, conforme o engenheiro de soluções energéticas da Cemig, Leonardo Resende. Apenas com chuveiro e lâmpadas, é possível economizar pelo menos R$ 515 ao ano, sem eliminar o conforto. Para alcançar o resultado, basta entender como funciona a cobrança.

A conta de luz é cobrada em kilowatts por hora (KWh). Ou seja, o consumidor deve reduzir ou o tempo (h) de uso do aparelho ou a potência, que é medida em watts (W). Eliminar os desperdícios também é importante. Conforme o engenheiro, aliás, 18% da energia são desperdiçados.

O chuveiro é o maior vilão da conta. No Brasil, ele representa 30% do consumo. “Reduzir o tempo de banho pode fazer muita diferença”, afirma Resende. Muita mesmo. A cada kilowatt consumido, o cliente paga R$ 0,60.

Um banho de 15 minutos gasta exatamente isso. Se o consumidor diminuir pela metade o tempo de banho, ao final do mês ele vai economizar R$ 9. Se levarmos em consideração uma família de quatro pessoas, a economia é de R$ 36 ao mês e R$ 432 ao ano. Passar o chuveiro do módulo inverno para o verão também ajuda a diminuir a conta.

No caso da lâmpada, ao invés de reduzir o tempo de uso, é importante abaixar a potência. Uma lâmpada incandescente tem 100W, contra 23W da fluorescente, por exemplo. Enquanto na primeira situação o gasto mensal é de 15KWh, o equivalente a R$ 9, na segunda, o uso é de 3,45KWh, que custa R$ 2,07, economia de R$ 6,93 ao mês e R$ 83,16 ao ano.

Fonte: Informações Hoje Em Dia

sexta-feira, 15 de março de 2013

PM prende dois suspeitos de assaltos na Região


Suspeitos assaltam Posto de Gasolina em Machado e são presos pelo Tático Móvel em Alfenas


Nesta quarta-feira (13/03), a Polícia Militar em operação policial “Batida Policial” na Rua Elísio Ayer, Bairro Campos Elíseos deparou com três indivíduos em atitude suspeita, momento em que a equipe do Sargento Alan e Sargento Ademir abordaram o suspeitos.



 
Henrique Carvalho Alves e João Paulo Lopes de Oliveira mentiram para os militares fornecendo nomes falsos, mas a farsa foi descoberta rapidamente e logo foram identificados pela PM.
A dupla é suspeita de terem cometido vários assaltos na região, inclusive assalto na cidade de Machado, no Posto de Gasolina Brasão, onde bandidos levaram mais de R$ 16 mil.


Na Delegacia em Alfenas, o Delegado de Polícia Civil Dr. Bruno Costa ao interrogar os suspeitos disse que eles abriram o jogo e confessaram outros assaltos.
João Paulo Lopes de Oliveira que reside em Machado estava com um mandado de prisão em aberto (Art.157 – Assalto a mão armada ).

Fonte: Minas Acontece

quinta-feira, 14 de março de 2013

Adolescente perde a vida em acidente de trânsito


Gabriela não resistiu aos ferimentos e teve morte cerebral


Neste domingo (10), por volta das 16hs, na esquina da Rua Sul com a Rua Carvalho, no Bairro Recreio Vale do Sol, uma batida entre uma moto e um automóvel matou uma adolescente de 15 anos e deixou uma pessoa ferida.
A moto com duas pessoas vinha descendo a Rua Sul sentido ao Jardim São Paulo, quando colidiu com um veiculo com placa de Serrania que vinha subindo na Rua Carvalho. O local não tem sinalização de trânsito.
O condutor da moto e a passageira foram socorridos rapidamente pelo Corpo de Bombeiros e resgatados para o Hospital Universitário Alzira Velano. A garupa da moto Gabriela Ferreira, 15 anos chegou em estado grave no hospital, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quarta-feira (13/03).  O condutor da moto era tio da adolescente, permanece internado e não corre risco de morrer.

Fonte: Minas Acontece

Em busca de justiça


Homem de 33 anos é suspeito de ter assaltado ônibus no sábado (9). Ele seria da cidade de Francisco Morato (SP) e está foragido.


O retrato falado do suspeito de assaltar um ônibus e matar o engenheiro químico, João Gabriel Camargos, de 25 anos, foi divulgado nesta terça-feira (12) pela Polícia Civil de 
Lavras (MG) e ajudou a equipe de agentes a encontrar a foto do criminoso no banco de dados integrados da Polícia Civil.
Segundo o delegado regional de Lavras, Carlos Camargo, foi por meio do retrato falado, feito com base nos depoimentos das testemunhas, que a fotografia do homem foi encontrada.  De acordo com o delegado, o suspeito é Paulo Monteiro da Silva, de 33 anos. Ele é da cidade de São Paulo (SP) e o último endereço registrado é da cidade de Francisco Morato (SP). Ele está foragido.
Ainda segundo Carlos Camargo, a foto do suspeito já foi reconhecida pela namorada do engenheiro assassinado. Outras testemunhas do crime ainda serão ouvidas, já que a polícia trabalha com a possibilidade dele ter cometido outros assaltos a ônibus no Sul de Minas.

O corpo do engenheiro químico foi enterrado no último domingo (10), no cemitério Parque da Colina, na Região Oeste de 
Belo Horizonte. O velório de João Gabriel Carmargos teve início às 7h, e o sepultamento foi realizado por volta das 16h.
A Polícia Civil informou que a corporação solicitou as imagens de uma lanchonete, onde o ônibus em que o engenheiro estava fez uma parada antes do anúncio do crime.

O crime

A ação durou cerca de 20 minutos na BR-381. Segundo a Polícia Militar (PM), um suspeito entrou no veículo e anunciou o roubo, na altura da cidade de Perdões, também no sul do estado. De acordo com passageiros, o ladrão tropeçou no pé da vítima, irritou-se e atirou contra o jovem. O assaltante desceu do ônibus na cidade de Oliveira, na Região Centro-Oeste do estado, mas antes fez uma ameaça. Ele teria dito que é integrante de um grupo criminoso que atua no Rio de Janeiro e que outros comparsas seguiriam o veículo até Belo Horizonte. Por isso, o motorista só parou na capital. O suspeito abandonou o veículo e fugiu.
"Recolheu os pertences de todo mundo e acabou tropeçando no pé do meu primo. E com isso, ele ficou muito furioso e acabou atirando nele de cima para baixo, executando ele. A namorada dele, infelizmente, ela teve que vir esse percurso todo, esse trajeto inteiro do lado dele, sentindo ele se esvaindo, falecendo aos poucos (...), ele todo ensanguentado. Veio até Belo Horizonte ao lado dele, no dia do aniversário dela”, contou Iara França Camargos, prima da vítima. O casal morava em Poços de Caldas e passaria o aniversário da moça com a família dela.
Após balear engenheiro, suspeito obrigou motorista dirigir até BH (Foto: Reprodução EPTV)Após balear engenheiro, suspeito obrigou motorista dirigir até BH (Foto: Reprodução EPTV)
Em Belo Horizonte, a vítima foi levada a um hospital no bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul, mas morreu.

Na tarde deste sábado (9), a Polícia Civil informou que os levantamentos iniciais são feitos pelo Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP) em Belo Horizonte.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, há também a versão de que dois comparsas do assaltante estavam infiltrados dentro do ônibus e só desceriam em Contagem, a 21 quilômetros de Belo Horizonte, o que não ocorreu. Segundo testemunhas, o assaltante disse que o ônibus deveria seguir direto até aquela cidade. Com não houve desembarque no local, o motorista parou na capital mineira para pedir socorro.

De acordo com a empresa responsável pelo ônibus, o condutor seguiu até Belo Horizonte para evitar que o assaltante fizesse mais vítimas. A viação informou ainda que está em contato com a família do passageiro e que vai prestar assistência que for solicitada pelos parentes.

Fonte: G1 - Sul de Minas

terça-feira, 12 de março de 2013

Erro deixa paciente em estado grave no Hospital IMESA


A técnica de enfermagem introduziu alimento na veia do paciente, o IMESA percebeu o erro somente duas horas depois.

 
Em Alfenas, na última sexta-feira (08/03), a Polícia Militar compareceu na Avenida Adolfo Engel, no hospital particular IMESA, por volta das 14h19min, onde segundo a solicitante E. M. P. S., 45 anos, relatou aos militares que José Luís Pereira, 83 anos, aposentado, fora vítima de negligência.
Ele encontrava-se internado no hospital e, durante a ministração da dieta que se faz através de sonda, diretamente no estômago, houve um erro entre a alimentação e a aplicação de medicamentos que se fazia por um catéter que ficava ligado à veia da vítima.
Por volta das 07h, a auxiliar de enfermagem E. S. G. S., foi apontada como a profissional que se enganou e aplicou o alimento da dieta no catéter, indo o alimento para a corrente sanguínea da vítima. Esse erro foi constato somente por volta de 09h daquele dia, através de uma outra enfermeira.

     Naquele instante, a vítima foi encaminhada para UTI em estado grave. A envolvida não foi localizada, sendo o nome dela fornecido pela administradora do Hospital para PM.

Fonte: Minas Acontece

segunda-feira, 11 de março de 2013

Engenheiro é assaltado e morto dentro do ônibus no Sul de Minas


Casal seguia de Poços de Caldas para Belo Horizonte quando João Gabriel foi morto em um assalto a ônibus

O engenheiro químico João Gabriel Camargos, de 25 anos, saiu de Poços de Caldas, Sul de Minas, por volta das 23h dessa sexta-feira, junto com a namorada, em direção a Belo Horizonte em um ônibus da empresa Gardênia. Eles iam comemorar o aniversário da jovem, com familiares, na capital.

O plano do jovem casal foi interrompido tragicamente por volta das 2h deste sábado, pouco depois de uma parada em Perdões, ainda no Sul do estado. Um dos passageiros anunciou um assalto e começou a recolher os pertences dos passageiros. Ao passar pelo casal de namorados, o suspeito atirou na cabeça do rapaz que, segundo testemunhas, sequer havia reagido ao assalto.

Ferido, João Gabriel caiu sobre o colo da namorada, Athena Chaves, de 23, enquanto o assaltante continuou a roubar os demais passageiros. Ao descer do ônibus, o criminoso se identificou como membro o Primeiro Comando da Capital, o PCC, uma organização criminosa instalada em São Paulo, e afirmou que um comparsa dele ficaria no ônibus. O atirador ameaçou o motorista e mandou que ele seguisse até BH. Ele também disse que seguiria o veículo durante o trajeto. Com medo das ameaças e de que pudesse haver outro criminoso no veículo, o motorista seguiu até a capital.

O assalto durou pouco mais de 20 minutos e o valor dos pertences roubados não foi informado pela Polícia Militar.



Nove de março de 2013 não vai se apagar da memória de Athena. Ela ouviu o namorado agonizando por cinco minutos e, durante mais de quatro horas, a jovem o acompanhou até a chegada em Belo Horizonte.

Na capital, o motorista estacionou o ônibus em frente ao Hospital Socor, na Avenida Contorno, e pediu socorro. No entanto, João já estava morto e carregava com ele toda a esperança de um namoro de cinco anos, além dos sonhos compartilhados por um casal separado de forma tão violenta.

A polícia ainda procura pistas do assaltante, que desceu próximo a cidade de Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, a 165 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a delegada do Dopcad (Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente) Iara França Camargos, que é prima da vítima, a polícia entrou em contato com o restaurante onde o ônibus fez uma parada pouco antes do assalto, na cidade de Perdões e espera divulgar uma imagem do autor do assassinato em breve.








Fonte: O Tempo

quarta-feira, 6 de março de 2013

Relatório aponta problemas entre médicos e provedor da Santa Casa


Um relatório entregue à Justiça nesta quarta-feira (6) pela interventora judicial da Santa Casa de Machado revelou uma crise de relacionamento entre os funcionários com o provedor do hospital, Lúcio Dias Vieira Júnior. De acordo com o documento fornecido por Delaine Gonçalves, o provedor teria dispensado alguns profissionais. O relatoria ainda apontou que a Santa Casa não estava realizando internações de pacientes.
“Os médicos se afastaram devido a problemas de relacionamento e a falta de pagamento, mas é essencial que todos trabalhem juntos para que a Santa Casa não pare de funcionar”, afirma a interventora.
À frente da instituição há 11 meses, Júnior continua como provedor da Santa Casa, mas no momento está afastado. Ele negou o afastamento de funcionários e médicos por conta de problemas de relacionamento.
A crise na Santa Casa de Machado começou em outubro de 2012 e se agravou em janeiro deste ano, quando moradores registraram um boletim de ocorrência por falta de atendimento e o local foi fechado. Em fevereiro, o Ministério Público entrou com pedido de intervenção após a morte de Ednalva Oliveira Silva, de 23 anos. Segundo a família, a jovem procurou atendimento no hospital por três dias seguidos, foi medicada e liberada. No entanto, os exames da perícia apontaram que Ednalva tinha leucemia. A interventora foi nomeada pelo juiz Fernando Tamborini.
A instituição passa por problemas financeiros desde que a prefeitura deixou de repassar R$ 570 mil em verbas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012. Com isso, funcionários e médicos ficaram sem receber os salários. A primeira medida tomada pela interventora foi reativar o convênio e pagar parte dos salários dos funcionários e médicos referentes ao mês de janeiro. Segundo Delaine, a solução para impedir o fechamento do hospital é reduzir gastos e aumentar o faturamento.
Aos poucos, o atendimento médico está sendo normalizado. O aparelho de raio-x que estava parado há quatro meses por falta de manutenção, voltou a funcionar . A assessora de comunicação da prefeitura, Ana Paula Franzoni, afirma que o repasse de verbas será mantido e que a Secretaria de Saúde aguarda decisão da Justiça para decidir o futuro da Santa Casa.
“Um novo convênio foi feito e o repasse será de R$ 190 mil mensais”, informou a assessora.
De acordo com Tamburine, depois de protocolado, ele vai analisar o relatório da interventora para decidir se mantém a Santa Casa de Machado sob interdição judicial. A decisão deve sair em uma semana.

Fonte: G1 Sul de Minas

ALFENAS CONFIRMA 4 CASOS DE DENGUE, COM 27 NOTIFICAÇÕES DA DOENÇA

Alfenas é uma das cidades com maior infestação do mosquito da dengue este ano no Sul de Minas. Foram 27 notificações e 4 confirmações da doença. Uma pesquisa da Vigilância Epidemiológica de Alfenas, feita em janeiro deste ano, mostra ainda que em todos os bairros da cidade existe a presença de focos. O índice de infestação é de 3,8%, número considerado de alto risco e que pode resultar em uma epidemia de dengue na cidade.

O levantamento revela ainda que 35,6% dos focos do aedes aegypti foram encontrados em vasos de plantas. Água parada em caixas d'água também são alvo para a proliferação do mosquito. Para fazer a pesquisa, o município foi dividido em cinco áreas e os imóveis visitados pela vigilância foram sorteados.

A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas já notificou, só neste ano, 47 casos de dengue, dados que assustam, já que no ano passado foram 11. O aumento é de mais de 300%. Na regional de Pouso Alegre, já foram registrados 26 casos, o dobro em relação a 2012.

Outras cidades da região também estão em alerta. A superintendência de Passos (MG) notificou 32 casos no último ano e 25 em 2013. Na regional de Varginha, foram 60 casos em 2012 e 48 só nos primeiros dois meses deste ano.

Fonte: G1

terça-feira, 5 de março de 2013

Crime brutal em Alfenas


Jovem é espancada, enforcada, leva três tiros e tem a barriga rasgada ao meio por um objeto cortante. 



Neste DOMINGO (03/03), por volta das 15hs a Polícia militar foi acionada, pois um corpo havia sido encontrado boiando as margens da represa de furnas na Ponte das Amoras.


Mergulhadores do Corpo de Bombeiros estiveram no local e fizeram a remoção do corpo de uma mulher jovem até as margens da represa, onde a Polícia Civil fez perícia no local.


As primeiras informações que chegam é que a jovem tomou dois tiros nas costas e um no braço, aparentemente foi usada munição calibre 22, a barriga dela foi rasgada de baixo para cima com um objeto cortante, aparentemente faca.  A vitima também possuía sinais de hematomas e de enforcamento.

 
A vitima foi indentificada somente nesta segunda-feira (04), porque uma conhecida da família viu a reportagem no portal Minas Acontece e avisou a familia que mora na zona rural de Alfenas. A Polícia Civil esta investigando o caso. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

A vitima já foi reconhecida, como a adolescente Bianca Pereira Cabral, 16 anos.

sábado, 2 de março de 2013

O café age como protetor contra Alzheimer


Já foi comprovado que a cafeína age como protetora do organismo contra o Alzheimer e outras demências.

A explicação para o feito ainda não é clara: por enquanto, a ação antioxidante e anti-inflamatória da substância são os pontos de destaque para a prevenção. "O café, além de cafeína, também contém boas doses de ácido clorogênico, substância de conhecida ação anti-inflamatória, também encontrada em vegetais amarelos ou avermelhados", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Um grupo de pesquisadores das universidades do Sul da Flórida e de Miami, nos Estados Unidos, demonstrou que consumir cafeína pode ajudar a reduzir as chances de idosos com comprometimento cognitivo leve desenvolverem doença de Alzheimer. Os resultados, que foram publicados no periódico Journal of Alzheimer's Disease, mostraram que beber ao menos três xícaras de café é capaz de proteger o cérebro do declínio cognitivo. Além do café, outras fontes de cafeína são os chás preto e mate, o chocolate e o guaraná.