quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Machado terá grande evento de Motocross neste final de semana

 
A Secretaria Municipal de Esportes realizará através de convênio com o governo do Estado de Minas mais uma edição do Motocross em Machado. Dia 28 será realizado o treino dos pilotos no horário das 14 às 17 horas. Dia 29 de setembro - Início da corrida: 11 horas.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Suspeito de matar escrivão da Polícia Civil em tentativa de assalto é preso

A polícia prendeu no início da noite desta quarta-feira (25) um dos suspeitos de matar o escrivão da Polícia Civil Carlos Roberto de Carvalho Júnior, de 24 anos, durante uma tentativa de assalto em Machado. O homem, de 25 anos, foi detido no bairro Jardim das Oliveiras. Segundo o delegado regional de Alfenas, Celso Ávila, o suspeito confessou participação no crime.
Ainda de acordo com o delegado, a polícia ainda procura outros dois suspeitos que também teriam participação no crime. O escrivão morreu ao dar entrada na Santa Casa de Misericórdia da cidade após levar um tiro de pistola 380.
Escrivão é morto durante tentativa de assalto em Machado (Foto: Reprodução EPTV)Escrivão foi morto durante tentativa de assalto em Machado (Foto: Reprodução EPTV)
O crime
Segundo a polícia, Carlos Roberto de Carvalho Júnior estava na porta da casa dos pais dele no bairro Vila Centenário junto com um irmão, quando foi abordado por um homem mascarado, que tentava roubar a caminhonete da família. O escrivão se identificou como policial e antes de sacar a arma, o criminoso deu três disparos. Um deles atingiu o peito do escrivão. Outro tiro ainda atingiu de raspão a cabeça de um irmão do policial.
O escrivão iria completar um ano de trabalho na Polícia Civil de Machado em dezembro. A polícia utiliza imagens de câmeras de segurança da casa na investigação.

Fonte: G1 Sul de Minas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Católicos se surpreendem com declaração de Papa sobre os gays

ROMA — As novas declarações do Papa Francisco nesta quinta-feira surpreenderam muitos católicos. Para alguns, positivamente, para outros, nem tanto. Em uma mudança marcante em relação ao seu predecessor, Bento XVI - que disse que a homossexualidade era uma desordem intrínseca -, o Papa Francisco afirmou que a Igreja tem o direito de manifestar as suas opiniões, mas não pode interferir espiritualmente nas vidas de gays e lésbicas.



Para John Gehring, diretor do programa católico do Faith in Public Life, um grupo de advocacia liberal nos Estados Unidos, Francisco está colocando a mensagem de misericórdia, justiça e humildade de volta ao centro da missão da Igreja.
- É uma mudança notável e refrescante. Este Papa está resgatando a Igreja daqueles que pensam que condenar gays é definir o que significa ser um católico.
Jesuíta americano autor de vários livros sobre o Vaticano, o padre Tom Reese afirmou que Francisco é um contador de histórias e, nesse sentido, o comparou a Jesus.
- O que está claro é que ele não pensa como um classicista que vê o mundo em categorias imutáveis​​. Ele é um contador de histórias, como Jesus, não um filósofo - disse.
A entrevista foi realizada durante três encontros em agosto, nos aposentos espartanos de Francisco na Casa Santa Maria, uma hospedagem do Vaticano para religiosos. Francisco preferiu viver ali do que isolado no Palácio Apostólico, onde ficavam seus antecessores.
- Algumas das coisas da entrevista realmente me surpreenderam - disse o padre jesuíta James Martin, editor da revista “América” ao jornal “New York Times”. - Ele parece ainda mais um livre-pensador do que eu pensava - criativo, experimental, disposto a viver nas margens e empurrar os limites de volta um pouco.
Na semana passada, o bispo Thomas Tobin de Providence, Rhode Island, disse que estava desapontado com o fato de o Papa não tinha abordado o “mal do aborto” mais diretamente, a fim de incentivar os ativistas antiaborto.
Na entrevista, Francisco disse que não se deve insistir somente sobre questões relacionadas ao aborto, ao casamento gay e ao uso de métodos contraceptivos.
- Isso não é possível. Eu não falei muito sobre essas coisas e fui repreendido por isso - disse Francisco. - Os ensinamentos da Igreja são claros nesses aspectos, mas não é preciso falar sobre isso o tempo todo.

Fonte: O Globo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Horário de verão 2013-2014



O horário de verão estará de volta no próximo mês, a partir da zero hora do dia 20 de outubro, domingo, em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todos os relógios deverão ser adiantados em uma hora. O horário de verão terminará dia 16 de fevereiro de 2014.
O Norte e o Nordeste do Brasil ficarão fora do horário de Verão, porque estão mais próximos da linha do Equador. Lá, a duração do dia não muda e, por esta razão, não há economia de energia elétrica.
Assim como em 2012, o governador da Bahia, Jacques Wagner, decidiu não aderir ao horário de verão. Ele justificou a medida alegando que a maioria dos baianos é contra adiantar os relógios em uma hora. "Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. Este ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão", justificou Jacques Wagner.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Homem morre e menor é baleado na cabeça em rodeio

Um homem morreu e um adolescente foi baleado na cabeça na madrugada deste domingo (15) na Festa do Peão de Pratápolis, que acontece no Parque de Exposições da cidade. Segundo a Polícia Militar, durante uma briga envolvendo várias pessoas, um homem sacou uma arma e fez vários disparos. Acontecia um show sertanejo na hora do incidente.
Ainda de acordo com a PM, Sandro Shyoudjiro Tanaka, de 36 anos, foi atingido no peito e morreu no local. Outro disparo atingiu um adolescente de 14 anos na cabeça.  O jovem foi socorrido em estado grave para a Santa Casa de Passos. Segundo a PM, o atirador é Lino Martins Barbosa, de 28 anos, que está foragido.
O corpo de Tanaka foi levado para o IML de Passos. A vítima já havia morado na cidade, mas atualmente vivia em São Paulo. 
Fonte: G1 Sul de Minas

Esforço concentrado e vetos serão os destaques da semana



Os senadores terão uma semana de atividade intensa. De segunda (16) a sexta-feira (20), haverá sessões deliberativas. Os destaques do esforço concentrado são a chamada minirreforma eleitoral e a proposta que acaba com votações secretas no Poder Legislativo, mas outras matérias importantes também serão votadas, como a PEC da Música e o projeto que define o crime de feminicídio.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, fez um apelo para que os senadores estejam em Plenário a semana inteira. Em resposta, o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), informou que enviará e-mails e telegramas a todos os parlamentares da base governista convocando-os para o esforço concentrado.
Além da pauta de votações, o Plenário vai ser o palco da segunda sessão temática de debates, durante a qual será discutido o financiamento da saúde com a presença do ministro Alexandre Padilha.
Vários dos projetos que devem ser votados pelo Plenário na semana de esforço concentrado tramitam na CCJ, onde ainda serão votados na próxima quarta-feira (18). Entre eles, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, que acaba com o voto secreto no âmbito do Parlamento. A PEC ainda não é consenso entre os senadores, já que alguns alegam a possibilidade de constrangimento em votações de indicação de autoridades e na apreciação de vetos presidenciais.
O Congresso Nacional reúne-se na terça-feira (17) para exame de vetos presidenciais a sete projetos de lei. Como forma de evitar surpresas, o governo mobilizou-se no início da semana em reuniões com lideranças políticas da Câmara e do Senado para garantir a manutenção dos dispositivos vetados nas propostas do Legislativo.
Dos itens a serem votados, o mais polêmico é o veto total ao projeto de lei do Senado (PLS) 198/2007 (PL 200/2012 - Complementar, na Câmara) que prevê a extinção da multa rescisória de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), paga pelos empregadores nas demissões sem justa causa.


Agência Senado

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Levando a humildade de Jesus ao pé da letra

O papa Francisco ganhou de presente de um padre italiano um Renault 4 branco, modelo 1984. O veículo, que tem 300 mil quilômetros rodados, foi entregue ao papa no último sábado pelo padre Renzo Rocca, de uma paróquia de Verona.


Conhecido por seu estilo humilde, o papa disse que costumava dirigir um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina, sua terra natal


Segundo o correspondente da BBC em Roma David Willey, os guarda-costas do pontífice ficaram surpresos quando Francisco pegou as chaves do carro e saiu dirigindo.

Conhecido por seu estilo humilde, o papa disse que costumava dirigir um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina, sua terra natal.

Em uma tentativa de estimular práticas austeras na Igreja, o papa pediu a autoridades eclesiásticas que evitem se locomover em limusines.

O padre Zocca disse ter ficado tocado pelos esforços de Francisco de criar uma "igreja para os pobres" e disse à revista italiana Famiglia Cristiana que gostaria de presentear o pontífice.

"O que poderia ser melhor do que o meu velho Renault 4?", disse ele.

Segundo o diário argentino Diário UNO, Zocca escreveu ao papa para oferecer o Renault 4 e, para sua surpresa, recebeu uma ligação de Francisco no dia 10 de agosto aceitando o presente.

"Ele me perguntou se eu tinha certeza de que queria me desfazer do carro, se não faria falta a ninguém e, principalmente, eu tinha um outro veículo".
O que se pode observar por aí, é a ostentação por luxo, sacerdotes financistas, desfilando em carros importados, pastores pregando teorias da prosperidade, isto é lamentável. O dízimo mais bem empregado que pode exitir é matar a fome de uma criança.



domingo, 8 de setembro de 2013

Jovem de 20 anos morre após bater moto em poste em Passos

Um rapaz de 20 anos morreu após bater a motocicleta que conduzia em um poste na madrugada deste domingo (8) em Passos. Segundo a Polícia Militar, Rodrigo Feliciano Pereira trabalhava como moto-entregador no momento do acidente. Ele transitava pela Avenida Dona Liquinha Silveira, no bairro da Penha, quando perdeu o controle e bateu.
Rodrigo ainda foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas chegou sem vida na Santa Casa da cidade. O corpo foi levado para o IML.

Fonte: G1 Sul de Minas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Indústria farmacêutica irá gerar mais de 500 vagas em Pouso Alegre

Pouso Alegre abriga hoje um dos maiores polos farmacêuticos do país, de acordo com a prefeitura municipal. Os empresários do setor já investiram cerca de R$ 150 milhões em ampliação e instalação de novas indústrias. Um grupo indiano da área farmacêutica se prepara para se instalar na cidade, o que vai gerar mais de 500 vagas de trabalho.
Com isso, a cidade tem se destacado na geração de empregos em Minas Gerais. As oportunidades de emprego são anunciadas por toda parte, da pastelaria no centro da cidade até no mural de recados da igreja. No Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), Pouso Alegre aparece como a terceira cidade que mais gerou postos de emprego em todo o estado no mês de julho (último dado divulgado pelo Caged). O saldo entre demissões e admissões na cidade foi positivo, com 586 novos postos de trabalho.
No Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Pouso Alegre, de janeiro a junho do ano passado as vagas ofertadas por empresas foram de 956. No mesmo período deste ano, já são 1845. "Todos os setores na cidade estão crescendo de alguma forma. Isso atrai novos moradores pra Pouso Alegre, e claro, amplia a oferta de emprego", afirma a supervisora do Sine, Luquésia Rodrigues.
"Hoje uma empresa precisa entregar seu produto com 24 horas", diz o secretário de desenvolvimento econômico de Pouso Alegre, Rafael Prado. "A cidade está a 200 km de São Paulo, 350 km de Belo Horizonte, Rio de janeiro, e isso faz com que Pouso Alegre seja uma das principais cidades para investimento. Outra coisa é a mão de obra qualificada. Hoje colocamos no mercado cerca de 80 profissionais na área farmacêutica e em toda a área da saúde.
Um dos setores que mais contratou foi o da indústria farmacêutica. Atualmente, Pouso Alegre tem quatro grandes indústrias na área. Dois grandes grupos anunciaram ampliação das unidades já instaladas na cidade, além da indústria indiana de medicamentos prevista para chegar em Pouso Alegre.
Só na indústria em que o empresário Charles Mafra é diretor, são cerca de 50 contratações por mês, segundo ele. A maior fábrica do grupo é a de Pouso Alegre, com 1,3 mil funcionários e uma produção de 21 milhões de unidades de medicamentos. De acordo com o diretor industrial, a expectativa de crescimento para o ano que vem é de 40% e as contratações devem continuar. "Hoje estamos contratando uma média de 50 pessoas ao mês. Além disso, investimos em equipamentos de automação com alta tecnologia", comenta o diretor.
Para garantir a mão de obra, a empresa oferece benefícios como creche para os filhos dos funcionários. Antônia Márcia Ferreira Sá, que tem uma filha de três anos, chegou na empresa como estagiária e hoje, conseguiu conquistar o cargo de gerente do setor de controle de qualidade. "Hoje eu tenho no meu departamento umas cinco mães que trabalham comigo e pretendem ficar aqui até aposentar", afirma.