sábado, 30 de junho de 2012

Dono de padaria é baleado na cabeça em Três Corações

O dono de uma padaria foi atingido com um tiro na cabeça na noite desta sexta-feira (29), no Centro de Três Corações. Segundo a Polícia Militar, dois homens, um deles armado, invadiram o local e anunciaram o assalto. A primeira informação é de que a vítima teria reagido e por isso foi baleada.
Ainda de acordo com a PM, a suspeita é de que mais um suspeito estaria dando cobertura com um carro do lado de fora da padaria. Os bandidos fugiram sem levar nada. A vítima foi levada para o Hospital São Sebastião em Três Corações e não há informações sobre o estado de saúde dela. Ninguém foi preso.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reformar Código Penal significa superar tabus, afirma Sarney


José Cruz / Agencia Senado



Na solenidade em que recebeu o anteprojeto do novo Código Penal da Comissão Especial de Justiça, nesta quarta-feira (27), o presidente do Senado, José Sarney, assinalou que a reforma dessa legislação significa a oportunidade de superar tabus e paradigmas. Na medida em que o Código Penal reúne as condutas mais lesivas ao indivíduo, à coletividade e ao estado, conforme Sarney, sua modernização aponta para “novo estágio civilizatório”.
- Podemos dizer que a reforma do Código, como Código de costumes que é, revela um empreendimento cultural de largo alcance – comentou.
Sarney disse ainda que o novo Código Penal aborda situações da atualidade em termos de crime e também promoverá o equilíbrio de muitas outras colocadas de forma desordenada na atual legislação.
- Ao reunir numa única lei todas as variedades de crime, escalonados por sua gravidade e abrangendo o universo amplo da sociedade contemporânea, o novo Código Penal contribuirá não só para a efetiva prestação da Justiça, como para a percepção dos cidadãos de que a Justiça está sendo feita – disse Sarney.
Onda de crimes
Mais de uma vez o presidente manifestou sua expectativa de que o futuro Código Penal seja também forte instrumento para o enfrentamento da onda de criminalidade que, na sua visão, hoje ameaça o país – especialmente o avanço dos crimes contra a pessoa.
De acordo com Sarney, o quadro produz “perplexidade e indignação. Como exemplo, citou que embora o Brasil tenha apenas 3% da população mundial, responde por 12% dos homicídios. Observou que os cerca de 50 mil assassinatos por ano equivalem a 26 assassinados por 100 mil habitantes, ante menos de 2 assassinados por 100 mil pessoas nos países desenvolvidos e também no vizinho Chile. Destocou ainda que, dos processos de investigação instaurados, expressivo número vai a arquivo, sem apresentar resultados.
- E apesar dessa tragédia, nossas cadeias e presídios estão cheios e apresentam condições degradantes – acrescentou Sarney.
Celeridade
Sarney disse assinalou também que o anteprojeto seguirá agora o caminho tradicional do processo legislativo, como já aconteceu com os projetos do Código de Processo Civil e o Código de Processo Penal, que já seguiram para a Câmara dos Deputados. Em entrevista, ele disse esperar que o andamento seja rápido e que se encerre até o fim do ano.
- Levaremos até o fim do ano porque é uma matéria complexa, com temas controvertidos e vamos durante esse tempo fazer audiências públicas e ouvir a sociedade uma vez mais, mas chegaremos a uma conclusão – assinalou.
Lembrado pelos jornalistas de que nesse momento a Câmara dos Deputados também elabora autonomamente um novo Código Penal, Sarney disse que acreditar num acordo entre as duas Casas em torno de um texto.
- Eu acredito que as duas Casas vão entrar num acordo, de modo que cada uma dará sua contribuição. Isto é o Parlamento, isto é democracia – comentou.
Controvérsias
O presidente foi também indagado sobre o risco de uma “desfiguração” do anteprojeto, uma vez que alguns senadores já se manifestaram contrários ao tratamento dado a alguns temas, tido como excessivamente liberal. Seria o caso da previsão de novas hipóteses de aborto legal, inclusive para tornar essa prática admissível até a 12ª semana de gestação, com base em laudo médico ou psicológico que indique a incapacidade da mulher em levar a gravidez adiante.
- O debate faz parte da dinâmica do Congresso. Não vi nenhuma lei, durante longos anos eu estou aqui, que tenha entrado e saído sem ter sido modificada, e modificada para melhor – comentou o presidente.
Sarney assinalou ainda que, como parte do esforço de reforma dos códigos, os próximos passos estão definidos: será a reforma do Código de Defesa do Consumidor, já em fase de elaboração de anteprojeto, e do Código Eleitoral. Ainda na área penal, adiantou que a intenção é designar em breve uma comissão para tratar da Lei de Execução Penal.

O Código Penal em vigor é de 1940, não correspondente ao Brasil atual. Os juristas propõem que vários crimes caiam, que novos sejam incorporados à lei, que algumas penas sejam endurecidas e que outras sejam abrandadas.

Fonte: Portal Senado

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Após prisão, diretor da Penitenciária de Três Corações é exonerado


  A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que o diretor administrativo da Penitenciária de Três Corações foi exonerado do cargo. Ele está detido na própria penitenciária após ser preso na manhã desta terça-feira (26) durante a operação 'Laranja com Pequi' da Polícia Federal, por suspeita de envolvimento no sistema que fraudava o fornecimento de merendas em escolas públicas e alimentos no sistema prisional. Segundo o Seds, o ex-diretor deve ser transferido para a região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a Polícia Federal de Varginha, a prisão aconteceu após um mandando expedido pela Justiça de Montes Claros. Ainda de acordo com a polícia, ele foi localizado na própria casa, em Três Corações, e levado para a penitenciária da cidade.
A Polícia Federal cumpriu oito mandados de prisão de agentes públicos e 19 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e Tocantins. Só em Minas, a operação aconteceu em seis cidades. Todas as prisões são temporárias.

Participaram da operação promotores de Justiça, auditores fiscais, delegados, policiais militares e federais. Segundo o Ministério Público, os empresários que fornecem alimentação para presídios, restaurantes populares e escolas públicas combinavam antecipadamente os preços do fornecimento das refeições. O Estado teria desembolsado cerca de R$ 166 milhões para pagar a alimentação dos presos. Calcula-se que pelo menos 1/3 deste valor tenha sido desviado.
O governo do estado informou que se for identificado algum desvio de conduta por parte de servidores públicos estaduais eles serão punidos. O governo também vai tomar as medidas cabíveis caso tenha havido desvio de recursos públicos. As empresas envolvidas terão os contratos imediatamente auditados.
Os representantes de todas as empresas envolvidas e o advogado do ex-diretor da Penitenciária de Três Corações não foram encontrados até esta publicação.

Fonte: G1 Sul de Minas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jovem morre em acidente entre Elói Mendes e Paraguaçu

Uma jovem de 25 anos morreu em um acidente na BR-491, entre Paraguaçu e Elói Mendes na noite deste domingo (24). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente aconteceu próximo ao Vale das Pedras, quando o condutor perdeu o controle do veículo e se chocou contra a mureta de uma ponte.

A vítima estava no banco do passageiro e ficou presa às ferragens. Um outro ocupante do veículo também teve ferimentos graves e foi levado para o Hospital de Paraguaçu por uma ambulância da cidade.

Ainda de acordo com a polícia, outros dois ocupantes do carro tiveram ferimentos leves e também foram socorridos.

Jovem de 21 anos é morto a tiros na porta de casa em Campo Belo

Um jovem de 21 anos foi assassinado na madrugada deste domingo (24) em. De acordo com a Polícia Militar, o rapaz chegava em casa, no bairro Vale do Sol, quando foi abordado por duas pessoas, que atiraram contra ele várias vezes e fugiram em um carro prata, com um amassado na lateral.

Ainda de acordo com a polícia, quando os militares chegaram ao local, o jovem já estava morto. Foram recolhidas nove capsulas de munição para pistola calibre 380, além de um projétil.

A vítima já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e a suspeita é de que o crime tenha sido para acerto de contas. Nenhum suspeito foi preso.

Fonte: G1 Sul de Minas

domingo, 24 de junho de 2012

Mulher é morta com quatro facadas em Poços de Caldas

Uma mulher de 43 anos foi morta a facadas no final da tarde deste sábado (23) na avenida Santo Antônio, no bairro Cascatinha, em Poços de Caldas. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu dentro da casa onde ela vivia.
A suspeita é de que as facadas tenham acontecido após uma discussão entre ela e um homem, que fugiu.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher levou quatro facadas e quando a equipe chegou ao local, tentou reanimá-la, mas ela já estava sem vida.

Fonte: G1 Sul de Minas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Minas tem 484 políticos citados em lista de reprovados pelo TCU


 

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou, nesta quarta-feira (20), à Justiça Eleitoral a lista dos políticos que podem ser proibidos pela Lei de Ficha Limpa de concorrer às próximas eleições. Em Minas, 484 políticos são acusados em 682 processos.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, quem estiver na lista pode entrar com o pedido de candidatura até o dia 5 de julho. Vai caber aos juízes eleitorais aprovarem ou não, até o dia 5 de agosto, a requisição. Quem tiver o pedido negado ainda pode entrar com recurso, que deve ser julgado até o dia 23 de agosto.

Confira a lista:
http://www.tse.jus.br/internet/tcu/ResponsaveisContasJulgadasIrregularesEleicoes2012_UF.pdf

terça-feira, 19 de junho de 2012

Quadrilha que arrombava casas é presa em Campestre

Presa quadrilha de arrombamento de casas em Campestre. Três mulheres e dois homens foram presos por invadirem uma residência no bairro colina essa madrugada (19) na cidade. A casa estava vazia. Eles levaram aparelhos eletrônicos, objetos e alimentos. A polícia prendeu os suspeitos horas depois. Segundo a PM. A quadrilha estava sendo investigada por outros furtos. Dois dos suspeitos são presos albergados.

Colisão entre ônibus e carro deixa um morto em Andradas







Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após um acidente na manhã desta segunda-feira (18) na BR - 146 próximo a Andradas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, houve uma colisão frontal entre um ônibus e um carro. O motorista do carro morreu no local e o passageiro precisou ser retirado das ferragens.
 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Carro cai em riacho e deixa um morto e um ferido em Machado


  Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um acidente na madrugada deste domingo (17) na MG-179, em Machado. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o motorista perdeu o controle do carro, saiu da pista e caiu de um barranco.
Ainda de acordo com a polícia, o carro foi parar em um riacho e foi preciso um guincho para a retirada do veículo. O motorista ficou submerso na água e morreu no local. O passageiro teve apenas ferimentos leves e foi levado para a Santa Casa de Machado.
Segundo a polícia, o carro tinha placa de Rio Pomba (MG).

Fonte: G1 Sul de Minas

sábado, 16 de junho de 2012

Insegurança


Homens em motocicleta levam
R$ 5 mil de sítio no bairro dos Ritas


Dois homens em uma motocicleta roubaram R$ 5 mil em dinheiro de um sítio durante um assalto na tarde desta sexta-feira (15) no bairro dos Ritas, em Machado. Segundo a polícia, eles anunciaram o assalto e levaram o dinheiro, que estava no bolso da calça da vítima.
Os bandidos fugiram sentido à MG-179 e ainda não foram encontrados.

Fonte: G1 Sul de Minas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Justiça manda fechar restaurante popular



O Restaurante Popular de Nova Resende foi fechado esta semana por determinação da Justiça. O Ministério Público pediu o fechamento do restaurante porque entendeu que a inauguração de um estabelecimento voltado a programas sociais não está de acordo com a lei, já que este é um ano eleitoral.

O pedido foi acatado pelo juiz Cleiton Santos Teixeira, que tomou a medida cautelar com base no artigo 73 da Lei Eleitoral. De acordo com o assessor jurídico da prefeitura, Sebastião Marques, a obra não é deste ano. "Temos este projeto pronto há mais de um ano", explica.

O estabelecimento começou a funcionar na primeira semana de fevereiro e por dia são servidas mais de 250 refeições ao preço de R$ 3. Para quem tem o vale que faz parte de um projeto de materiais recicláveis, a refeição sai pela metade do preço, ou seja, R$ 1,50. Com o dinheiro arrecadado, a prefeitura mantém o restaurante e investe em ações sociais.

O fechamento do restaurante causou protesto entre os moradores da cidade. Alguns se organizaram e fizeram um abaixo-assinado pedindo a reabertura do restaurante. Porém, a multa diária se o estabelecimento for aberto é de R$ 1,5 mil.

Fonte: EPTV

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Viroses são frequentes em bebês e assustam os pais, entenda sinais e sintomas




Sinais de alerta: 

- A febre dura mais de 72 horas;

- Febre não cede com remédios;

- A criança fica muito prostrada;

- Diminuição significativa do xixi, saliva e lágrimas e/ou moleira funda (sinais de desidratação).

- Vômitos e diarréia

Para prevenir: 

- Evite aglomerações e locais fechados (ainda mais no inverno);

- Se possível, adie ao máximo a ida do bebê para a creche;

- Dê todas as vacinas recomendadas pelo pediatra.

- Amamente. O leite materno cria defesas no organismo do bebê;

-  Lave muito bem as mãos antes de servir alimentos para o bebê.

Poucos males causados por vírus podem ser tratados com medicamentos, pois cada espécie age de um jeito dentro do corpo. Então, o que o médico faz, no geral, é aconselhar os pais a terem paciência e esperar o corpo dar cabo do intruso. No máximo, um analgésico e um antitérmico para diminuir o mal-estar. Pode também indicar inalação e líquidos hidrantes no caso de diarreia e vômito.

"É bom deixar bem claro que os antibióticos não são eficientes contra os vírus, apenas contra as bactérias”, diz a pediatra Lilian Zaboto, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Suscetibilidade
Qualquer pessoa pode sofrer com quadros virais, não apenas os bebês. Mas a criança pequena é mais suscetível por que o seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Ou seja, o organismo não está pronto para enfrentar com rapidez os vírus. Por isso, ela adoece. Muitos pediatras acham comum que, até os três anos, a criança apresente até oito episódios infecciosos por ano. Depois dessa idade, o sistema imunológico já está mais preparado para enfrentar os invasores e a incidência costuma diminuir bastante.

Um quadro de virose costuma durar de três dias a uma semana. É por isso que, provavelmente, você já ouviu aquela orientação na porta do consultório: se não melhorar dentro de uma semana, ou piorar, volte. "Se depois desse tempo a criança não reagir, pode ser indicativo de que algo mais grave está acontecendo".


Tipos comuns
Os dois tipos de virose mais comuns envolvem o sistema respiratório ou o digestivo. "No inverno, os adenovírus podem causar resfriado e conjuntivite, e o vírus influenza provoca gripe. No verão, os enterovírus são os agentes causadores das famosas viroses intestinais, as diarreias", explica Lilian Zaboto.

No primeiro caso são comuns: tosse, coriza, febre, mal-estar, lacrimejamento. No segundo caso: diarreia, vômito, febre e mal-estar. "Em ambos os casos, a mãe deve se preocupar se a febre durar mais de 72 horas, se a criança ficar desanimada demais ou se a temperatura não ceder nem com medicamentos".

Desidratação é um perigo
No caso das viroses intestinais, é preciso ficar atento também a outros sinais. O maior cuidado é com relação à desidratação. A mãe deve sempre avaliar se a quantidade de xixi do bebê diminuiu muito, se a boca está sem saliva, se o choro é sem lágrimas. Isso tudo é sinal de desidratação. No caso de bebês menores, até seis meses, a moleira funda ou baixa também é um importante sinal.

É preciso que o médico faça o diagnóstico. Mas viroses com sintomas leves podem ser tratados em casa. Apenas com repouso, hidratação oral, alimentação leve e saudável e remédios para tratar os sintomas. Do contrário, o organismo do bebê, que já está debilitado, pode entrar em contato com outros micro-organismos que vão piorar mais ainda a situação. É dar tempo para que o corpo da criança combata o invasor e, com isso, prepare-se para se defender melhor da próxima vez que for atacada.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Novo golpe do falso sorteio por celular em Varginha

 
 
Na manhã dessa terça-feira (12), em Varginha, a PM registrou um golpe do falso sorteio por celular. A vítima realizou R$ 800,00 em recargas de créditos para números desconhecidos. A vítima, uma jovem de 24 anos, recebeu uma mensagem de celular, cujo o conteúdo dizia que se tratava da “Promoção Avião do Faustão” e o proprietário do telefone teria sido contemplado com um veículo Fiat Bravo e mais R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), porém para receber o prêmio deveria entrar em contato com um determinado número de telefone e mencionar uma senha, procedimento este adotado pela vítima.  O interlocutor orientou a jovem a realizar recargas de celular e  a ligar novamente para novas instruções. A vítima então deslocou até uma loja de  operadora de celular e realizou R$ 800,00 em recargas para 03 nuḿeros distintos. Após cada operação de crédito o  golpista confirmava o recebimento. Após a oitava recarga a funcionária que realizava as operaçôes pediu o pagamento, tendo a vítima explicado o motivo das recargas,  e só então percebido que se tratava de um golpe.   A PM foi acionada e orientou a vítima como proceder.
Dicas PM
-Nunca repasse dados pessoais através de telefonemas e desconfie de prêmios de promoções, das quais você, sequer participa!
-Fique atento! Se você foi sorteado em uma determinada promoção, por que teria que pagar para receber seu prêmio?
       Nunca entre em contato com o número indicado que aparece na mensagem.
       Estas promoções jamais cientificam o sorteado através de uma simples mensagem de celular ou e-mail. Se você é participante,  fique atento ao site oficial da promoção.

Alvo preferido de bandidos


Assaltantes levam R$ 30 mil de agência dos Correios em Campestre


Agência dos Correios foi assaltada na manhã desta terça-feira (12) em Campestre. Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu pouco depois da agência ser aberta.
Dois homens encapuzados e armados entraram no local, anunciaram o assalto e levaram os funcionários para os fundos da loja. No momento do assalto, não havia nenhum cliente no local. Os bandidos fugiram em uma moto e levaram cerca de R$ 30 mil.

A polícia fez buscas, mas nenhum suspeito foi encontrado.  Este é o 27º assalto a agência dos Correios registrado na região Sul de Minas neste ano.

Fonte: EPTV

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Violência

 Mulher mata o marido com golpes de faca e a pauladas em Três Corações

O servente de pedreiro, de 30 anos, foi assassinado na madrugada de  domingo (10) pela companheira, de 27 anos, na residência do casal à Rua José Pedro dos Santos, no Santo Afonso Três Corações. Ele foi morto a golpes de faca e á pauladas. Ao ser presa, ela teria confessado aos policiais militares no local da ocorrência autoria do crime, mas ao ser autuada pela Dra. Ana Paula Gontijo na Delegacia da Polícia Civil, usou o direito de permanecer em silencio. Segundo informações, já existem boletins de ocorrências a respeito das brigas do casal, manteve a união estável durante oito anos, mas não tinha filho. Um pedaço de madeira e a faca, usados no crime foram apreendidos.

Homem de 39 anos morre afogado ao fugir da guarda municipal em Santa Rita do Sapucaí

Um homem de 39 anos morreu afogado na tarde do domingo (10) no Rio Sapucaí, em Santa Rita do Sapucaí, depois de fugir da guarda municipal. Segundo a Polícia Militar, o suspeito teria assediado uma jovem próximo ao local. Ao fugir, ele acabou pulando no rio.
Ainda conforme a polícia, o homem já tinha passagens pela polícia por atos obscenos.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Homens armados assaltam agência dos Correios em Fama

Dois homens armados assaltaram uma agência dos Correios na manhã desta sexta-feira (8) no Centro de Fama . Segundo a Polícia Militar, a dupla rendeu o único funcionário que estava na agência e anunciou o assalto.
Os homens levaram todo o dinheiro que estava no cofre. A quantia ainda não foi divulgada. Os homens estão foragidos. Ninguém ficou ferido.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Operação Poder" contou com 50 policiais de quatro cidades da região. Suspeitos estariam ameaçando testemunhas nas últimas semanas.

Pelo menos seis pessoas foram presas em uma operação conjunta das polícias civil e militar contra o tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (6) em Machado. Os suspeitos foram presos nos bairros Jardim das Oliveiras e Nova Machado. A ação, batizada de "Operação Poder", contou com a participação de 50 policiais das cidades de Poço Fundo, Alfenas, Campos Gerais e Areado.
Segundo a polícia, nas últimas semanas o suspeitos estariam ameaçando testemunhas, o que levou à prisão deles. A polícia ainda não divulgou a quantidade de drogas que foi apreendida.

Abertas inscrições para concurso em Lavras


  A partir desta segunda-feira (4) estão abertas as inscrições para um concurso público na Prefeitura de Lavras (MG). São 298 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 8,9 mil. As inscrições vão até o próximo dia 5 de julho e as taxas de inscrição variam de R$ 33 a R$ 130.

Os interessados deverão realizar inscrição entre os dias 4 de junho e 5 de julho de 2012 pelo endereço eletrônico www.imam.org.br ou, caso não possuam acesso à internet, deverão comparecer à sede da prefeitura, localizada a avenida Dr. Silvio Menicucci, nº. 1.575, Bairro Kennedy entre as 9h e 12h e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira munidos de RG e CPF.
Confira lista dos cargos
Nível Fundamental:
- Carpinteiro
- Cozinheiro
- Dedetizador
Nível Médio/Técnico:
- Agente Social Cras/ Creas
- Auxiliar de Enfermagem
- Auxiliar de Recreação
- Auxiliar em Saúde Bucal
- Educador Social Cras/Creas
- Maqueiro
- Monitor de creche
- Recepcionista
- Técnico de Enfermagem de Apoio à Saúde da Família
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Radiologia
- Telefonista
Nível Superior:
- Advogado Cras/Creas
- Assistente Social Cras/Creas
- Assistente Social (Atenção Secundária: saúde mental)
- Bibliotecário
- Dentista para Saúde da Família
- Enfermeiro (Atenção Secundária: saúde mental)
- Fisioterapeuta (apoio à Saúde da Família)
- Farmacêutico (apoio à Saúde da Família / saúde mental)
- Fisioterapeuta (Apoio à Saúde da Família; Atenção Secundária)
- Médico Angiologista
- Médico Clínico Geral
- Médico Clínico Geral de Saúde Mental
- Gastroenterologista
- Geriatra
- Ginecologista de Atenção Secundária
- Ginecologista - Obstetra
- Médico Infectologista
- Médico Mastologista de Atenção Secundária
- Neurologista
- Oncologista
- Otorrinolaringologista
- Pediatra
- Pediatra de Atenção Secundária
- Pneumologista
- Psiquiatra
- Médico Psiquiatra de Saúde Mental Psicossocial
- Médico Radiologista
- Médico Saúde da Família
- Médico Urologista de Atenção Secundária
- Nutricionista (Apoio à Saúde da Família; Atenção Secundária; Saúde Mental)
- Pedagogo - Cras/Creas
- Professor de Educação Física de Apoio à Saúde da Família,
- Professor de Educação Física de Saúde Mental
- Psicólogo - Cras/Creas
- Psicólogo (Apoio à Saúde da Família; Saúde Mental; Atenção Secundária)
- Terapeuta Ocupacional (Apoio à Saúde da Família; Saúde Mental).

PEC que acaba com voto secreto está pronta para votação em Plenário




Está pronta para votação em Plenário, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/2006 que estabelece o voto aberto como princípio geral das decisões legislativas e acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais.
A proposta já passou por cinco sessões de discussão e será incluída na pauta do Plenário, para deliberação, no dia 13, conforme determinação do presidente do Senado, José Sarney. Nos últimos dias, vários parlamentares, como Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e seu primeiro signatário, senador Paulo Paim (PT-RS), pediram a inclusão da PEC 50/2006 na pauta do Plenário.
A PEC acrescenta artigo à Constituição para estabelecer o voto ostensivo como princípio geral das votações do Congresso, da Câmara e do Senado.
De acordo com a proposta, passarão a ser abertas as votações para decidir sobre perda de mandato de deputado ou senador por descumprimento de conduta prevista na Constituição, quebra de decoro ou condenação criminal. Também serão escolhidos por voto ostensivo, após arguição, governador de território e dirigentes do Banco Central.
A PEC também altera a Constituição para determinar que sejam abertas as decisões, em sessão conjunta do Congresso, sobre veto presidencial.
Como exceção, a proposta mantém o voto secreto na escolha de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União e procurador-geral da República, além de presidentes de agências estatais ligadas a serviços de inteligência e assuntos estratégicos.
Transparência
Para os autores da PEC, o fim do voto secreto do parlamentar atende a clamor popular por maior transparência da atividade parlamentar, respondendo a apelo moral e ético. Eles argumentam que a democracia brasileira exige a abolição da prática, uma vez que o país não está mais sob regime autoritário, “quando se fazia necessário ocultar o voto do parlamentar em face a represálias e para proteger o exercício das funções parlamentares”.
A defesa do voto aberto em processos de cassação, feita por vários senadores, voltou ao centro das discussões no Congresso desde que foi iniciado processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).
Outras propostas
Também com propósito de acabar com o voto secreto tramita no Senado a PEC 38/2004, de autoria do ex-senador e atual governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabal (PMDB), que recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas ainda precisa passar por cinco sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno no Plenário.
A 38/2004 prevê o voto aberto nos casos de perda de mandato do parlamentar e rejeição de veto presidencial. Nos termos de substitutivo aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), também devem ser abertas, de acordo com o texto, as votações do Senado nas indicações de governador de território; presidente e diretores do Banco Central; e chefes missão diplomática de caráter permanente.
A proposta tramita em conjunto com a PEC 86/2007, do senador Álvaro dias (PSDB-PR), que recebeu parecer pela prejudicialidade. Em comum, as três PECs abrem o voto dos parlamentares quando da cassação de deputado e senador, mas apresentam variações quanto às exceções e à decisão sobre vetos.

Câmara

Na Câmara dos Deputados, a PEC 349/2001, do ex-deputado Luiz Antonio Fleury, veda o voto secreto nas deliberações do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e estende a vedação às Assembléias Legislativas dos Estados, à Câmara Legislativa do Distrito Federal e às Câmaras Municipais.
O texto aguarda votação em segundo turno desde 2006 pela Câmara. Após a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) em processo de cassação, em agosto deste ano, 13 deputados apresentaram requerimentos pedindo a inclusão da PEC na ordem do dia para a votação em segundo turno. Para grande parte dos parlamentares que se pronunciaram após a votação, a deputada foi absolvida por causa do voto secreto.

Fonte: Portal Senado

terça-feira, 5 de junho de 2012

74% são a favor de pena de morte ou prisão perpétua para estupro

A maioria da população de 11 capitais defende a pena de morte ou a prisão perpétua para estupradores, segundo pesquisa do NEV (Núcleo de Estudos da Violência) da USP que será divulgada hoje (05).
Conforme os dados, 73,8% dos moradores dessas capitais são a favor de penas mais duras para os condenados por estupro. Atualmente, estupradores podem ficar no máximo 12 anos presos, segundo o Código Penal.
Ao mesmo tempo, 51,8% dos entrevistados dizem ser contrários à pena de morte.
"O estupro é um dos crimes que mais provocam ódio. Quanto mais raiva a pessoa sente, maior é a propensão de ela aceitar uma pena dura para o criminoso", afirma a psicóloga Nancy Cardia, coordenadora do trabalho.
Na pesquisa, foram feitas 4.025 entrevistas com maiores de 16 anos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Porto Velho e Goiânia.

Acidente na BR 491 faz duas vítimas

Um grave acidente ocorreu na noite de domingo dia 3, resultando na morte dos dois motoristas envolvidos. O acidente aconteceu por volta de 21h30, no Km 190 da rodovia BR 491, trecho entre Alfenas e Paraguaçu.

A Polícia Rodoviária de Alfenas foi chamada por motoristas que passaram pelo local e viram os carros acidentados. O Corpo de Bombeiros esteve no local para a retirada dos corpos e da única sobrevivente que se encontravam dentro do veículo e em estado de choque. Ela foi levada para o Hospital Universitário Alzira Velano.

De acordo com ocorrência registrada pela Polícia Rodoviária, o veículo Cross Fox, de cor preta, placas HIE 7179, de Elói Mendes, que transitava sentido Alfenas/Paraguaçu, e um Montana, também de cor preta, placas GUY 8708, de Paraguaçu, que vinha em sentido contrário, colidiram-se frontalmente, após uma curva em declive.

O Cross Fox era dirigido por Francisco Assis Lopes Pereira, 54 anos, natural de Elói Mendes e que residia no Sítio Boa Vista, já no município de Paraguaçu. Ele teve morte instantânea. A passageira Ângela Maria Alves, 52 anos, continua internada no hospital Alzira Velano.

O veículo Montana era dirigido por Aloísio Dias Rodrigues, 53 anos, natural de Paraguaçu, também morreu no local do acidente. A Perícia Técnica da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil esteve no local para apurar as causas do acidente.



Fonte: Jornal dos Lagos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Impostômetro atinge a marca de R$ 600 bilhões



O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançou nesta segunda-feira (28/5) R$ 600 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos os brasileiros desde o 1º dia do ano. Em todo o ano passado o painel totalizou R$ 1,5 trilhão, um recorde histórico desde a sua criação, em 2005. Esse ano a previsão é para que ele chegue, pelo menos, a R$1,6 trilhão.

O Impostômetro foi lançado em 20 de abril de 2005. O levantamento considera os tributos arrecadados pelas três esferas de governo: impostos, taxas e contribuições, incluindo multas, juros e correção monetária. O total de impostos pagos pelos brasileiros pode ser acompanhado pelo site: http://www.impostometro.com.br/.

Jovem é estrangulada pelo companheiro em Três Pontas

Uma jovem de 24 anos foi estrangulada pelo companheiro, um lavrador de 30 anos, em Três Pontas  nesta segunda-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada pelos funcionários do pronto-socorro, a jovem chegou no hospital por volta das 7h já sem vida. A moça estava com vários hematomas no pescoço, o que levantou a suspeita de agressão.

A PM foi até a casa da jovem, onde contatou alguns familiares, que informaram que ela estava querendo se separar do companheiro, mas que eles ainda viviam juntos e que tinham brigas frequentes. Um familiar informou à polícia que a encontrou em casa desacordada e chamou a ambulância. De acordo com funcionários do hospital, o corpo já se encontrava em estado de rigidez, provavelmente sem vida há horas.

Segundo a polícia, eles localizaram o suspeito, que confirmou o crime e disse que usou as mãos para estrangular a moça. Ele foi preso em flagrante. O corpo da jovem foi levado para o IML de Varginha  para necropsia.

Fonte: EPTV

Mortes por câncer em Minas aumentaram 57,6%




Assim como o câncer, a deficiência no atendimento oncológico é vista por especialistas como um problema crônico e difícil de ser tratado. Em Minas, onde as mortes causadas pela doença cresceram 57,6% entre 2000 e 2010, ultrapassando a média nacional (48,5%), profissionais afirmam que trabalham com dificuldade para atender a demanda cada vez mais crescente. A previsão é de que mais 50 mil pessoas desenvolvam algum tipo de câncer no estado somente neste ano, aumento que não ocorre na mesma proporção dos investimentos em infraestrutura e formação de profissionais para a especialidade.
Atualmente, Minas conta com 31 hospitais habilitados para tratamento da doença, número que já é considerado insuficiente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No âmbito municipal, o aumento da expectativa de vida e da população idosa tem levado a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a debater a ampliação do serviço. Na lista de críticas feitas por quem atua diretamente com os pacientes estão a precariedade na atenção primária, a falta de hospitais especializados e de equipamentos e distorções na remuneração paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os equipamentos modernizaram muito e o SUS não cobre, ou cobre parcialmente, a tecnologia mais moderna. Os protocolos de drogas também estão completamente defasados. Temos de 20 a 30 novas medicações aprovadas pela Vigilância Sanitária, sendo comercializadas no país e não cobertas pelo sistema”, critica o chefe do serviço de oncologia do Hospital das Clínicas, André Murad. Para ele, o número de centros de assistência de alta complexidade em oncologia (Cacon) também é insuficiente. “Seriam necessários pelo menos mais três”, afirma.
Já a promotora de Justiça da Promotoria de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes, afirma que o problema maior está no déficit nas cirurgias e é um reflexo da distorção na remuneração paga pelo SUS. “Entre os recursos destinados ao câncer, a maior parte vai para a quimioterapia. Não é dividido de forma justa. E sabemos que o câncer que é operado tem um prognóstico muito melhor do que aquele que recebe outros tratamentos. Está na hora de o Ministério da Saúde rever isso”, afirma. O ministério, responsável pelo repasse de recursos, afirma que compete ao estado informar caso haja insuficiência na remuneração, o que não ocorreu até agora. Segundo o MS, no período de 2010 a 2011 foi repassado ao estado o valor de R$ 440,7 milhões para tratamentos oncológicos.
O oncologista José Miguel Martini, presidente do Hospital Mário Penna, concorda que o problema está na divisão desses recursos. “A baixa remuneração do procedimento cirúrgico é a principal causa do gargalo nas cirurgias oncológicas. Quem quer investir em tratamento de câncer sabendo que o SUS é deficitário? Ninguém. Só nas cirurgias, temos um prejuízo mensal de R$300 mil. Se o paciente precisar de um CTI, por exemplo, ele terá um custo de R$ 1.300. Mas o SUS repassa apenas R$ 300 para esse paciente”, explica Martini.
Na avaliação do diretor do serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Eduardo Nascimento, a má gestão do serviço oncológico em Minas tem feito do paciente uma grande vítima. “O acesso ao serviço é difícil. Os problemas começam na atenção básica, com a dificuldade de marcar uma mamografia, tomografia, ressonância ou uma biópsia. Depois, os pacientes enfrentam uma longa fila de espera para a quimioterapia e a radioterapia, que pode chegar a 40 dias”. Para os que moram no interior, a situação é ainda mais complicada. “De forma geral, os pacientes são pobres, muitos deles estão debilitados e precisam enfrentar horas em uma ambulância para chegar a um centro oncológico”, conta.

CCJ vota fim de coligação em eleições proporcionais


As coligações partidárias poderão ser proibidas nas eleições proporcionais. É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/2011, que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai analisar na próxima quarta-feira (6), a partir das 10h. A PEC, do senador José Sarney (PMDB-AP), tramita em conjunto com a PEC 29/2007, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), por tratar do mesmo assunto.
Pela proposta, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias – para senador, prefeito, governador e presidente da República. Ficaria assim, proibida a coligação nas eleições proporcionais, em que são eleitos os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais. Por esse sistema, o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa. O resultado é o quociente eleitoral, ou o número de votos correspondentes a cada cadeira.
Na justificativa do projeto, Sarney diz que as coligações nas eleições proporcionais costumam ser passageiras, visando apenas a aumentar o tempo de exposição dos partidos maiores nas propagandas eleitorais das rádios e das TVs. Sarney ainda argumenta que o voto dado a um candidato pode terminar ajudando a eleger outro candidato de outro partido que não tem o apoio do eleitor. A matéria conta com o apoio do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO)

Fonte: Portal Senado