Duas pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (12) em Itajubá. Segundo a PF, elas são suspeitas de envolvimento com uma organização criminosa especializada em fraudes em vestibulares de medicina. Os suspeitos, um médico, de 29 anos, e um comerciante de 36, contaram à polícia que cobravam R$ 70 mil por uma vaga na universidade.
As prisões fazem parte da Operação Calouro, que ocorre em 10 estados e no Distrito Federal. Ao todo, 70 mandados de prisão e 73 de buscas foram expedidos pela Vara Especial de Inquéritos de Vitória (ES), onde a operação foi deflagrada.
De acordo com o delegado da Polícia Federal em Varginha , João Carlos Girotto, o grupo agia de três formas distintas. “Em uma das formas, um dos membros da organização com conhecimentos de medicina fazia a prova no lugar do candidato, usando um documento falso. Outra forma era um outro membro da equipe que fazia a prova rapidamente e depois entregava o gabarito para a organização, para ser passado para os candidatos. E numa terceira forma de ação, os estudantes faziam a prova e entregavam o gabarito que havia sido repassado para eles”, explicou o delegado.
saiba mais
A polícia encontrou com um dos suspeitos diversos aparelhos eletrônicos
que seriam usados para passar as respostas no momento da prova. Eles
escondiam o transmissor com antena dentro de uma carteira e as
informações eram passadas por meio de um ponto eletrônico. Também foram
apreendidos cadernos de provas, gabaritos, mini celulares que simulam
chaveiros de carros e carregadores.Fonte: G1 Sul de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por Comentar!!
Volte Sempre...