Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito
terça-feira, 23 de abril de 2013
Lago de Furnas entra na estiagem com 4 metros abaixo do nível normal
Quatro metros abaixo do nível normal. É assim que o Lago de Furnas entra no período de estiagem em 2013 após a pior seca dos últimos 11 anos, quando a represa chegou a ficar 14 metros abaixo do nível operacional.
O Lago de Furnas movimenta a economia de 34 municípios. Pessoas que investem na piscicultura, turismo e lazer tiveram as atividades prejudicadas por causa da seca. Onde havia água, o solo rachou e o mato tomou o lugar dos peixes.
A situação da represa é preocupante, já que o período de estiagem começa agora. De acordo com a meteorologia, a previsão é de que a estiagem vá até setembro, com média por mês entre 50 e 100 milímetros. Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Fausto Costa, se isso acontecer mais uma vez a situação pode ficar crítica.
“A expectativa é que o lago deva diminuir novamente o volume a partir de setembro, deixando a represa com níveis baixos que nem os de 2012”, afirma Costa.
O secretário ainda informou que o lago deve atingir a capacidade máxima de água apenas em 2015.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por Comentar!!
Volte Sempre...