sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Livro contra FHC revela fonte que provou compra de votos pela emenda da reeleição

O livro "O príncipe da privataria", um libelo contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que está sendo lançado pelo jornalista Palmério Dória, traz uma revelação histórica sobre a compra de votos no Congresso a favor da emenda constitucional da reeleição, esquema revelado pela Folha em 1997.
Tratado pelo jornal como "Senhor X" em diversas reportagens, o homem que naquele ano gravou deputados admitindo a venda de votos assumiu sua real identidade.
Trata-se do empresário e ex-deputado Narciso Mendes, 67 anos, dono de um jornal e de uma retransmissora do SBT em Rio Branco (AC). Em 16 anos, ele nunca havia falado publicamente sobre o assunto. A seu pedido, seu nome era preservado pelo jornal.
O depoimento de Mendes admitindo ter colhido as provas da compra de votos é tema dos capítulos 11 e 12 de "O príncipe da privataria" (399 páginas, Geração Editorial).
Na época, Mendes já era ex-deputado. Com bom trânsito na bancada do Acre, ele afirma que aceitou gravar os colegas e entregar o material ao repórter Fernando Rodrigues, autor da série de reportagens da Folha sobre a compra de votos, porque era "intransigentemente contra" a emenda que viria a favorecer FHC.
Seu único pedido era a manutenção do anonimato, condição que o jornal aceitou por entender que o interesse jornalístico se sobrepunha à necessidade de revelação de seu nome. Com a iniciativa do próprio em revelar sua identidade, a Folha entende que o acordo está encerrado.
HISTÓRICO


Nas gravações do "Senhor X" em 1997, dois deputados do Acre, Ronivon Santiago e João Maia (ambos do PFL, hoje DEM) diziam ter votado a favor da emenda da reeleição em troca de R$ 200 mil, o equivalente a R$ 530 mil hoje.
Outros três deputados eram citados de forma explícita nas gravações. As conversas sugeriam que dezenas teriam participado do esquema.
A denúncia causou abalo no governo, mas o assunto nunca foi investigado. A tentativa de criação de uma CPI foi abafada. O então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, não pediu a abertura de inquérito.
Em 21 de maio de 1997, oito dias após o caso ter sido publicado, Santiago e Maia renunciaram. Os ofícios enviados ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), eram idênticos. Ambos alegaram "motivos de foro íntimo".
Dez anos depois, em sabatina na Folha, FHC não negou que tenha ocorrido compra de votos, mas disse que a operação não foi comandada pelo governo. "O Senado votou [a reeleição] em junho [de 1997] e 80% aprovou. Que compra de voto? (...) Houve compra de votos? Provavelmente. Foi feita pelo governo federal? Não foi. Pelo PSDB: não foi. Por mim, muito menos."
APANHADO
Apesar do tom escandaloso do subtítulo, "A história secreta de como o Brasil perdeu seu patrimônio e FHC ganhou sua reeleição", o livro não traz material exclusivo sobre a venda de estatais durante o governo tucano (1995-2002).
As várias denúncias citadas, muitas vezes apresentadas de forma confusa e imprecisa, são reproduções de notícias publicadas em jornais e revistas da época. Já os argumentos econômicos são colagens de artigos publicados nos anos 90 pelo jornalista Aloysio Biondi (1936-2000), ex-colunista da Folha.
A informação mais polêmica do livro não está no material de Dória, mas na "Carta do Editor", assinada na introdução por Luiz Fernando Emediato, dono da Geração.
Emediato diz que em 1991, quando denúncias contra o então presidente Fernando Collor começaram a surgir, ouviu uma confissão de uso de caixa dois da boca do próprio FHC numa viagem aos EUA.
Ele diz ter ouvido de FHC o seguinte: "A diferença entre nós e eles [a turma de Collor] é que nós gastamos o dinheiro em campanhas, enquanto eles enfiam uma boa parte em seus próprios bolsos".
Por escrito, o assessor do Instituto FHC Xico Graziano afirmou que o ex-presidente não se lembra de ter estado com Emediato nos EUA. Graziano classificou a frase atribuída a ele como "absurda" e disse que ela "jamais teria sido por ele pronunciada".

Fonte: Folha de São Paulo

Comerciante é morto a tiros em distribuidora de bebidas em Alfenas

Um homem foi morto com seis tiros em uma distribuidora de bebidas na manhã desta sexta-feira (30) em Alfenas. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na Avenida Henrique Munhoz Garcia, próximo ao Cemitério Municipal, quando dois homens em uma motocicleta chegaram no estabelecimento e fizeram os disparos.
A vítima é Thiago de Paula Lima, de 25 anos, proprietário da distribuidora de bebidas. Ele morreu no local. Segundo a polícia, ele já tinha passagens pela polícia.
Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. A polícia investiga se o crime está relacionado com outra morte que aconteceu recentemente na cidade.




Comerciante é morto a tiros em distribuidora de bebidas em Alfenas (Foto: Reprodução EPTV)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Monza recebe chuva de balas na Avenida Ricardo Anoni Filho



No dia 27/08/2013, por volta da 01:00h da madrugada, a Policia Militar quando fazia o policiamento na 99º festa de São Benedito, foi solicitada pelas vitimas D. H. M. e M. A. R., relatando que haviam sido alvejadas por vários disparos de arma de fogo, quando transitavam com o veiculo GM MONZA, COR AZUL, PLACA GKR9630 DE MACHADO/MG, pela AVENIDA RICARDO ANONI FILHO, próximo a BAR DO CLEITAO, na VILA DO CEU, sendo que no local foram encontrados 08 cartuchos deflagrados de pistola 380” e 02 projétil.
As vitimas relataram que fugiram dos autores pela Avenida RICARDO ANONI FILHO indo ate a PRAÇA DE SÃO BENEDITO, pois ali estavam os policiais e que no trajeto bateram o veiculo em (possivelmente) uma caçamba de lixo, vindo a causar danos no para choque dianteiro e farol lado esquerdo.
No veiculo foram anotados aproximadamente 10 perfurações por disparos de arma de fogo.
As vitimas não conseguiram ver quem seriam os autores dos disparos, ou não quiseram dizer.
De imediato foram socorridos pelo SERVIÇO DE AMBULÂNCIA DO PRONTO ATENDIMENTO MEDICO ATE O PRONTO SOCORRO MUNICIPAL, onde foram atendidas pelo medico plantonista, que constatou dois ferimentos causados por arma de fogo na vitima DOUGLAS, um dos tiros atingiu a região torácica e saiu na axila e outro no braço direito; a vitima MAGNO sofreu um disparo de arma de fogo nas costas, na altura da lombar ficando em observação para procedimentos médicos.
Quando a PM estava próximo ao veiculo envolvido na ocorrência policial, compareceu o proprietário LUCAS LUIZ PAULA DA SILVA, relatando que devido à prisão de D. na parte da tarde do dia 26/08/2013, referente DIREÇÃO PERIGOSA DE VEICULO, (tendo na ocasião da ocorrência, D. saído correndo portando uma arma de fogo, que não foi localizada pela PM), foi ate a cidade de Alfenas para buscá-lo na Delegacia de Policia e que quando chegou à cidade de Machado, emprestou o veiculo para D. ir em casa tomar banho. Que não mais viu D. ate aquele momento. Diante deste fato, foi apreendida a carteira de habilitação de LUCAS, por entregar à direção a pessoa não habilitada, sendo lavradas 02 multas de transito.
A Policia esta colhendo dados que possam levar aos possíveis autores uma vez que as vitimas preferiram não dizer quem são os autores dos disparos.


Fonte:  Gelson Fariaspublicou emPLANTÃO POLICIAL

sábado, 24 de agosto de 2013

Eletricista é morto a facadas em Alfenas

O eletricista Antônio Virgílio de Oliveira Neto, 33 anos, natural de Três Pontas e que residia no bairro Vila Esperança, foi encontrado morto na manhã de quinta-feira em uma estrada de terra, próximo ao Aeroporto de Alfenas. Por volta de seis horas da manhã, pessoas que passavam pela rua Confins, bairro Residencial Alto do Aeroporto, avistaram o corpo e chamaram a Polícia Militar. Ele foi morto com quatro facadas, apresentando perfurações nas costas, rosto e tórax.

Segundo informações, o rapaz possuía um veículo Gol com quatro portas, cor prata, placas HBG 3333, que não estava no local. Corpo se encontra no IML.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

"Malucos" famosos do Sul de Minas


Esse casal é famoso em Alterosa, no sul de Minas. Os dois têm menos de 1,5 m de altura e vivem em casas abandonadas da cidade, pulando de uma para a outra.

Teca pensa que é uma rainha e seu marido a trata como tal. Ele carrega a esposa para todos os cantos da cidade, sentada em um carrinho, que na verdade é uma geladeira reformada.

Moradores contam que uma vez ele recebeu um terreno de herança, mas trocou o lote por uma bicicleta velha.







Fonte: Informações r7 minas

domingo, 18 de agosto de 2013

Acidente deixa um morto na av. Dr Feliciano Vieira

Um acidente envolvendo uma motocicleta ocorrido na Av. Dr. Feliciano Vieira, hoje 17/08, levou a óbito o condutor da motocicleta. Havia uma mulher na garupa da motocicleta que passa bem. A Polícia Milita manteve o local isolado para os trabalhos pericias.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Reforma eleitoral pode valer para 2014, dizem líderes do Senado

Ao saírem da reunião de líderes partidários com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na tarde desta quarta-feira (14), os senadores José Agripino (DEM-RN), Wellington Dias (PT-PI) e Romero Jucá (PMDB-RR) informaram que uma "pequena reforma eleitoral" deve ser realizada nos próximos meses, para que tenha validade já nas eleições de 2014.
O 2º vice-presidente da Casa, Jucá ficou encarregado de elaborar um texto base com as possíveis mudanças eleitorais. Ele levará em conta os diversos projetos sobre o tema já em tramitação. Segundo Jucá, o objetivo principal dessa “pequena reforma eleitoral” é reduzir o custo das campanhas, tornando-as mais baratas, e também tornar mais claras algumas regras eleitorais.
Wellington Dias disse que o texto que será apresentado por Jucá será debatido internamente por todos os partidos e, depois, votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), seguindo ao Plenário e depois à Câmara.
Jucá espera que a reforma seja aprovada pelos senadores ainda este mês, para que os deputados federais possam aprová-la em setembro. Qualquer mudança em regras eleitorais terá de virar lei no mínimo um ano antes do pleito de 2014 para que seja válida.
Segundo Jucá, a "minirreforma eleitoral' deverá promover também diminuição do prazo das campanhas, mudança das convenções partidárias de julho para junho, proibição de placas, faixas e “envelopamento” de automóveis.
Para Jucá, os senadores querem campanhas mais baratas, mais democráticas e “mais iguais entre todos”. O 2º vice-presidente do Senado também adiantou que essa reforma não deve alterar as regras de tempo de TV dos partidos.
Cassação automática
Agripino Maia também afirmou que as lideranças partidárias foram unânimes na crença de que aPEC 18/2013 será votada rapidamente no Plenário do Senado, nesta ou na próxima semana. Essa PEC, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), determina a perda imediata dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa.
Agência Senado

domingo, 11 de agosto de 2013

Suspeitos simulam operação policial e tentam assaltar instituto federal

Criminosos tentaram assaltar o campus do Instituto Federal em Machado (IF Sul de Minas-MG) na madrugada deste sábado (10). Segundo a Polícia Militar, um grupo de homens em dois veículos seguiram até a guarita do instituto e pediram para entrar no local. Um deles se identificou como delegado e apresentou um distintivo, dizendo que estava no local para uma investigação.
A recepcionista desconfiou e ligou para a Polícia Militar, que negou saber de qualquer operação. Percebendo a suspeita, os criminosos fugiram. A polícia foi chamada e localizou um dos veículos próximo ao campus. O motorista de 38 anos, natural de Mossoró (RN), foi detido e levado para o Presídio de Alfenas (MG).
Logo depois, o segundo veículo foi encontrado abandonado em uma estrada vicinal próximo ao instituto. Dentro dela, haviam dois pés de cabra, um maçarico, um botijão de gás, além de outros materiais. Os ocupantes do carro não foram encontrados.
A polícia desconfia que os assaltantes iriam explodir o caixa eletrônico que fica dentro do campus. O material foi apreendido e a polícia continua à procura dos suspeitos.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dobra o número de mulheres de BH em site de infidelidade



Não é a relação que anda mal, nem mesmo o sexo, que, apesar de ser menos frequente, ainda é bom. “Me sinto segura e feliz com ele, nosso filho e o casamento. Mas queria mais”. Por telefone e sem se identificar, nossa entrevistada de 36 anos – casada há nove e moradora do Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte – se revela uma das 5 milhões de usuárias em todo o mundo – e das 400 mil brasileiras – do Ashley Madison, rede social que propõe aventuras amorosas entre casados.

“Queria ampliar minha vida sexual e não terminaria o relacionamento com meu marido só por isso”, afirma a advogada.

O slogan “A vida é curta. Curta um caso” na home do site tem funcionado. Existente há 11 anos, o serviço conquistou a capital mineira. Em pesquisa de janeiro com usuários do site, a cidade apareceu como a segunda do país com o maior crescimento no número de usuárias – 101% a mais que em janeiro de 2012, chegando a 10,5 mil. A evolução mineira só não foi maior que a carioca – 103% de mulheres a mais, em comparação com o mesmo período.

No país, cerca de 1,3 milhão de pessoas participam da rede; na capital do Estado, 30 mil homens e mulheres mantêm contato e marcam encontros por meio da rede, que é paga. A Savassi é a região com mais casadas que traem, diz o estudo. No caso deles, é o Belvedere. O perfil das usuárias é de mulheres com média etária de 33 anos, casadas há pelo menos sete anos, mães de um filho e com renda média mensal de R$ 5.000.

“A fama é de que as mineiras são mais recatadas e com o perfil de moças para casar. Saber que elas estão buscando por um site de infidelidade é surpreendente, pois quebra estereótipos e mostra que elas não estão mais dispostas a se submeterem a um relacionamento que não as completem”, afirma Eduardo Borges, diretor-geral do site no Brasil.

ARROZ E FEIJÃO. “De fato, ninguém pode se sentir culpado por não querer usar a mesma roupa ou comer a mesma comida todo dia”, afirma a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, autora de 11 livros sobre relacionamento amoroso, como “O Livro do Amor” (Editora Best Seller).

Historicamente aceitas para os homens, as relações extraconjugais passaram a ser vividas também por elas, explica a pesquisadora, sobretudo após o surgimento de métodos contraceptivos, nos últimos 50 anos.

“O casamento pode ser ótimo, do ponto de vista afetivo e sexual, e, mesmo assim, as pessoas terem relações extraconjugais. Há tanto medo de ficar sozinho que o outro se agarra à ideia de fidelidade”, propõe. “Somos regidos por uma sociedade do amor romântico, que traz ideias mentirosas. As pessoas deveriam parar de fazer pactos que não cumprem”, complementa.

Segundo Borges, a rotina matrimonial – recheada de burocracias com filhos, despesas e conflitos – ajuda a relegar o papel do sexo na relação. É neste ponto que a proposta do site ganha força. “Não temos a ideia de levar casais ao divórcio, mas ‘salvar casamento’”, aposta.

“Quando eles percebem que o prazer foi deixado de lado, buscam por fora. O uso do Ashley Madison por mulheres desponta como prova de que elas querem manter o casamento, mas, junto, valorizar seus desejos, buscando meios para satisfazê-los”, diz.

Controvérsias. Para a psicóloga e sexóloga Walkíria Fernandes, se alguém quer dar novo sentido ao casamento, o jeito é dedicar tempo à própria relação, acompanhada de um terapeuta. “Trair, além de causar um desgaste de energia com todas as mentiras e problemas relacionados, será somente uma válvula de escape”, acredita.

Na visão da psicóloga e escritora Cida Lopes, o uso de redes sociais que promovem a relação extraconjugal está em alta porque se baseiam na mentira. “Você se mostra como quer e se priva de conviver com os medos e inseguranças do outro”, diz.







Fonte: O Tempo/ANDERSON ROCHA

terça-feira, 6 de agosto de 2013

NOVA LEI DE COBRANÇA NOS PÁTIOS DO DETRAN/MG JÁ ESTÁ EM VIGOR



Entrou em vigor no dia 31 de julho, data da publicação, a Lei 20.820 que possibilita o fracionamento da taxa de permanência dos veículos apreendidos pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) nos pátios vinculados à Polícia Civil de Minas Gerais, independentemente de serem credenciados ou licitados. Na forma de cobrança atual, o motorista paga pela diária.
 
Foi estabelecido um prazo legal de 30 dias para que seja desenvolvido um plano de aplicação da lei. Dentro desse período, as formas de cobranças continuam como antes. “O que a lei traz é a possibilidade de fracionamento, mas o valor total da diária permanece o mesmo”, afirma o chefe do Detran/MG, delegado Oliveira Maciel.

Antes:
§  Veículo pesados - R$ 30,01 por estadia
§  Veículo leves - R$ 25,01 por estadia
§  Motos- R$ 15,01 por estadia

Com a nova Lei:
§  Veículo com peso bruto total igual ou superior a 3,5 toneladas -R$ 1,25 por hora.
§  Veículo com peso bruto total inferior a 3,5 toneladas - R$ 1,05 por hora.
§  Motocicleta e outros veículos de duas ou três rodas - R$ 0,63 por hora.


Fonte: ASCOM - PCMG

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Acidente deixa três mortos na BR-459 em Santa Rita do Sapucaí

(Foto: Editoria de arte G1 / Luciano Lopes / TV F5.com e Giácomo Constanti / Vale Independente)

Três pessoas morreram em um acidente na BR-459, em Santa Rita do Sapucaí, na noite deste sábado (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro onde estava o motorista Alex da Silva Rezeck, de 31 anos, bateu de frente com o automóvel onde estava o casal Osmar Teodoro da Silva, de 50 anos, e Andrea Paduan Pereira de Araújo, de 52 anos.
Ainda de acordo com a PRF, as três vítimas morreram no local do acidente. Os corpos foram levados para o IML de Pouso Alegre.
O carro de Rezeck tinha placas de Santa Rita do Sapucaí enquanto o veículo do casal tinha placas de Campos do Jordão.

Fonte: G1 Sul de Minas

Irmão mata irmão em Campos Gerias

Um crime chocou moradores do bairro Vila Nova, em Campos Gerais. Um homem matou o próprio irmão com uma facada. A vítima chegou a ser socorrida até o Hospital Universitário Alzira Velano, mas não resistiu e morreu.

O crime aconteceu na noite desta sábado, dia 03. Segundo a Polícia Militar, Davilson Martins de Oliveira, de 25 anos, discutia com o irmão Cleiton Martins de Olveira, de 22 anos, quando foi agredido com a facada.

O golpe perfurou o pulmão de Davilson. Ele foi levado para o pronto atendimento da cidade e  depois encaminhado para o Hospital Alzira Velano, onde morreu.

Cleiton foi preso e confessou o crime para a polícia. Ele disse ter jogado a faca utilizada no crime em um terreno baldio, mas ela não foi encontrada. Cleiton foi encaminhado para a Delegacia de Alfenas e depois transferido para o presídio de Campos Gerais, onde permanece preso.