quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Clésio Andrade: Minas precisa de R$ 1 bi para reparar estragos causados por chuvas




O senador Clésio Andrade (sem partido-MG), acompanhado de vários parlamentares mineiros, entregou, nesta quarta-feira (25), relatório dos danos provocados pelas chuvas em seu estado ao Ministério da Integração Nacional e ao Ministério das Cidades.
Clésio Andrade disse que levantamento feito por sua assessoria avaliou em R$ 1,073 bilhão o montante de recursos necessários para a reconstrução de 462 pontes destruídas, 624 pontes danificadas, 19 mil residências danificadas e outras 1.950 totalmente destruídas pelas chuvas em Minas.
Na avaliação do parlamentar, o governo federal tem condições de atender às demandas dos mais de duzentos municípios mineiros que foram afetados pelas fortes chuvas que ocorreram no estado nas últimas semanas.
[senador Clésio Andrade (sem partido-MG) - Foto: Lia de Paula / Arquivo Senado]
- A posição dos ministros foi excepcionalmente boa. O ministro Fernando Bezerra [do Ministério da Integração Nacional] entendeu perfeitamente a gravidade da situação em Minas Gerais e vai dar prioridade para o atendimento dos municípios atingidos - disse.
Segundo Clésio Andrade, o ministro da Integração Nacional quer que os projetos de reconstrução sejam encaminhados rapidamente pelas prefeituras ao Ministério. Quando à visita ao Ministério das Cidades, informou que o ministro recebeu muito bem os parlamentares mineiros e deu orientação no sentido de Minas Gerais se preparar para enfrentar outras calamidades que venham a ocorrer no futuro, ou seja, dar prioridade para realizar ações preventivas, como por exemplo, obras de drenagem em encostas de morros.
Clésio Andrade alertou ainda para a necessidade de os prefeitos das cidades atingidas abrirem rapidamente contas bancárias específicas para ações emergenciais, através da quais o governo federal possa transferir rapidamente recursos para atender a despesas tais como aquisição de remédios, cestas básicas, combustíveis, compra de kits de higiene pessoal e limpeza de ruas. 

Laércio Franzon / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!

Volte Sempre...