sexta-feira, 17 de junho de 2011

GRIPE X RESFRIADO : Quais são as diferenças ?

O Resfriado (também conhecido como constipação, em Portugal) é uma doença do tracto respiratório superior muito frequente. Esta é geralmente causada por um vírus, mais frequentemente um rhinovirus ou coronavirus, embora também possa ter etiologia bacteriana. O tratamento é meramente sintomático no de etiologia viral, enquanto o resfriado de origem bacteriana tem tratamento com antibióticos. Raramente, complica em pneumonia. Esta patologia é transmitida pelo contato com pessoas infectadas.

Já a Gripe,uma doença infecciosa aguda, além de ser causada pelo vírus influenza, um vírus altamente mutante, apresenta sintomas mais generalizados que incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, tosse e sensação de intensa fraqueza.
O vírus Influenza é um vírus respiratório que foi descoberto no ano 1933.
Como doença, é altamente contagiosa e durante as epidemias e pandemias (epidemias que atingem proporções mundiais), o vírus Influenza atinge uma elevada percentagem da população. Pensa-se ter existido trinta e duas pandemias, três das quais no século XX:

* a primeira em 1918-1919 (gripe espanhola) causou vinte a quarenta milhões de mortes, com maior incidência na faixa etária entre os 20 e 40 anos;
* a segunda em 1957-1958 (gripe asiática); e
* a terceira em 1968-1969 (gripe de Hong Kong).

Nestas duas epidemias morreram mais de 1,5 milhões de pessoas e os custos económicos directos, a nível mundial, foram superiores a 32 bilhões de dólares.

A gripe apresenta um curto período de incubação, o qual é, em média, de 2 dias com intervalo de 4 dias.

O período de contágio inicia-se 1 a 2 dias antes e até 5 dias após o início dos sintomas. O período de contágio nas crianças e nos imunodeprimidos pode ter uma duração superior a 1 semana.



 DIAGNÓSTICO 

    O diagnóstico das IVAS (infecção das vias aéreas superiores) é clínico, baseado em sinais e sintomas.
    No resfriado comum os sintomas são mais discretos com dores de cabeça, espirros, calafrioe e dor de garganta. Coriza, obstrução nasal, tosse e mal-estar podem estar associados. Os sintomas ficam mais severos em 2 a 3 dias após a infecção durando em média 7 a 10 dias. Alguns sintomas podem persistir por mais de 3 semanas.
    Na gripe em geral o início dos síntomas é rápido, caracterizado por febre alta, dores de cabeça intensa, tosse, dor de garganta, dores pelo corpo, congestão nasal, cansaço, fraqueza e falta de apetite. Os sintomas são mais intensos que no resfriado comum. Em aproximadamente 7% da população (de crianças de 1 a 3 anos que ficam sob cuidados dentro de casa) e 13% de crianças entre 2 a 3 anos que tem frequentam escolas e creches, os sintomas podem persistir por mais de 15 dias.
    A diminuição do olfato, pressão no rosto e secreção nasal posterior (que escorre para a garganta) também podem acompanhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!

Volte Sempre...