quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Genéricos são tão eficazes quanto remédios de marca, dizem consumidores;

SÃO PAULO - A maior parte dos consumidores (83%) acredita que os genéricos são tão eficazes quanto os medicamentos de referência, segundo revela pesquisa realizada pela Proteste – Associação de Consumidores.
Ainda de acordo com o levantamento, 80% dos consumidores dizem que os genéricos apresentam a mesma segurança dos medicamentos de referência, sendo que 90% afirmam ser fácil encontrar os genéricos nas farmácias.
A Proteste destaca que a opinião dos entrevistados não mudou quando perguntados se fariam uso dos genéricos para tratamento de doenças de diferentes tipos de gravidade.
Médicos Para o estudo, a Associação ouviu 690 adultos, de 18 a 64 anos, e 119 médicos, entre os meses de abril e junho de 2011.
Sobre os médicos, a pesquisa apurou que, para 30% deles, os genéricos não são tão eficazes quanto os remédios de marca; e para 23% eles não têm a mesma segurança que o medicamento de referência, sendo que 42% dos profissionais afirmam não ter o hábito de prescrevê-los.
Quando o assunto é o processo de avaliação e controle de qualidade dos genéricos, 45% dos médicos acreditam que o processo é menos exigente do que o que ocorre com os medicamentos de marca. Além disso, 44% deles acreditam que os genéricos sofrem mais falsificações.
Mesmo assim, revela a Proteste, 92% dos médicos entrevistados dizem ter recomendado o medicamento no último ano para reduzir o custo de tratamento ou a pedido do paciente.
Genéricos Os medicamentos genéricos existem desde o ano 200 e representam 21% das vendas totais de remédios.
Os farmacêuticos estão entre os grandes influenciadores do consumidor na hora de optar por um medicamento genérico, visto que 80% dos entrevistados dizem que, pelo menos uma vez, esses profissionais sugeriram a substituição do remédio prescrito por um genérico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!

Volte Sempre...