sexta-feira, 12 de agosto de 2011

IF Sul de Minas - Campus Machado, ganha 1º Centro de Equoterapia totalmente Gratuito;

O município de Machado recebeu no último dia 10 de agosto, oficialmente, a inauguração do primeiro Centro de Equoterapia totalmente gratuito da região, e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais-campus Machado foi responsável pela implantação do projeto.

                A Equoterapia trata-se de um projeto que utiliza cavalos para a recuperação de pacientes com algum tipo de deficiência e garante ganhos físicos, psicológicos e educacionais para os seus praticantes.
                Para dar início à cerimônia, que começou às 9 da manhã, o diretor geral do campus Machado, professor Walner José Mendes, comentou sobre a importância da inauguração: “Estou feliz porque esse projeto tem uma característica especial, que é principalmente trazer benefícios para os portadores de necessidades especiais da região”.
                O representante do reitor Sérgio Pedini, professor Renato Ferreira de Oliveira, deu sequência ao discurso do diretor e falou sobre as características sociais dos Institutos Federais e o compromisso de garantir desenvolvimento regional nas cidades em que se localizam.
                O tenente coronel Juarez Marcon é representante da Associação Nacional de Equoterapia – Ande Brasil e compareceu ao evento para falar aos presentes sobre o surgimento da Equoterapia no país e os ganhos que os praticantes alcançam durante o tratamento.


                A comissão responsável pelo projeto no campus também discursou sobre a felicidade de se ter um projeto social tão importante em Machado. A professora Daiane Moreira então, entre lágrimas, falou em nome das comissões sobre as emoções dos professores e dos praticantes: “É uma sensação única ouvir as primeiras palavras sendo balbuciadas pelos participantes; participantes com timidez severa começando a se socializar e a ver os primeiros passinhos de quem nunca conseguiu andar”, concluiu.
                Enquanto a pequena Ana Clara recebia alta e praticava sua última sessão de Equoterapia, outra praticante, Thaynara, emocionou os presentes ao cantar uma música que sempre a motiva durante o tratamento.


                Seis pacientes são atendidos todas às quartas-feiras no campus e para isso são utilizados quatro cavalos adestrados. Com a inauguração, a expectativa é que se amplie o número de vagas e o número de animais. Até o momento existe parceria com a APAE de Machado. A proposta é estender o projeto para outras cidades e firmar parcerias com outras instituições.

Créditos para as fotos e reportagem:

Gilberto Todescato Telini
Jornalismo IF
35/8409-2318

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!

Volte Sempre...