domingo, 21 de agosto de 2011

Tá dando que falar

Câmara de SP aprova Dia do Orgulho Hétero

Carlos Apolinário é o autor do projeto polêmico
(Foto: Roney Domingos/G1)
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei 294/2005, do vereador Carlos Apolinário (DEM), que institui, no município, o Dia do Orgulho Heterossexual. O projeto depende apenas de sanção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para virar lei.

O texto propõe que a data deverá ser comemorada todo terceiro domingo do mês de dezembro. O projeto estabelece que a data passará a constar do calendário oficial do município e afirma que caberá à Prefeitura de São Paulo "conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes".

Para a associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), é "descabido" propor a celebração do orgulho heterossexual de modo a "desmerecer a luta social justa da população LGBT", que "ocorre justamente para reafirmar a necessidade do enfrentamento da discriminação, agressão e violência comprovada às pessoas homossexuais".



"Os heterossexuais não são discriminados pelo simples fato de serem heterossexuais, ao contrário dos homossexuais, a exemplo dos casos recentes de violência homofóbica na Avenida Paulista tornados públicos pelos meios de comunicação (...). Os heterossexuais não são vítimas de agressões verbais e físicas, de violência, não são assassinados em virtude de sua orientação sexual", sustenta a associação.

O cartunista Mauricio Ricardo brincou com o assunto em seu microblog e disse: "Esse negócio de "orgulho hétero" é uma frescura tão grande." Já a internauta @nanamelon adotou um tom mais sério para tratar do tema: "Dia do Orgulho Hétero. Me trinca de vergonha, São Paulo. Próximo passo é o Dia Da Consciência Branca."

"Guerra"

Pedro Serrano, advogado especialista em Direito Constitucional, avalia que a data não tem nenhum empecilho jurídico para ser aplicada.

"Mas acho que o conteúdo é perverso. O forte não precisa de orgulho em qualquer circunstância, ele precisa de humildade. O fraco é que precisa de orgulho para se firmar entre a maioria. Na minha avaliação, o orgulho hétero é um não à tolerância com a minoria. É uma mensagem de guerra."

O autor do projeto de lei que cria o Dia do Orgulho Hétero é Carlos Apolinario, do DEM, membro da igreja Assembleia de Deus.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD)  que era do partido de Apolinário DEM, decidiu vetar o projeto de lei que cria o Dia do Orgulho Heterossexual em São Paulo. Para Kassab, a medida é “despropositada“.


 

 

Kassab confirmou o veto ao projeto em entrevista ao jornal “Agora São Paulo“, do Grupo Folha.

Na primeira manifestação sobre o tema, dois dias após a aprovação, Kassab disse que o projeto não incentivaria a homofobia. “É um projeto como outro qualquer“, afirmou o prefeito na ocasião.

Em menos de dez dias, Kassab mudou de opinião.


Ainda vai dar o que falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!

Volte Sempre...