quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Greve dos bancários já causa TRANSTORNO!!

Nem boletos, nem pagamento. Há exatas duas semanas, as correspondências começaram a atrasar por conta da paralisação dos serviços dos Correios – que terá nova rodada de negociações hoje – e, se já não bastasse a dificuldade em manter as contas em dia, agora são os funcionários dos bancos que cruzam os braços. No primeiro dia de paralisação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) estimou que 4.191 agências de bancos públicos e privados espalhadas pelo país fecharam as portas para os correntistas de um total de 20 mil unidades entre agências e postos de atendimento.
“A greve começou mais forte que a do ano passado, uma das maiores que fizemos nos últimos 20 anos, quando fechamos 3.864 unidades no primeiro dia de paralisação”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte o sindicato dos bancários calcula que quase 60% dos trabalhadores em 152 cidades estão parados. “Faremos uma assembleia com os empregados e esperamos reunir 2 mil bancários, contra 500 hoje (terça)”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região (SEEBBH), Clotário Cardoso.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) condenou mais uma vez a greve, considerada “injustificada” e “fora de propósito”. Os bancários paralisaram as atividades por tempo indeterminado após a quinta rodada de negociações com a Fenaban quando foi recusada a segunda proposta de reajuste de 8% sobre os salários.

Para a revendedora de produtos de beleza Consolação Silva Fialho quanto mais remotas as previsões de normalização dos serviços dos bancos, maiores serão os prejuízos. “Estou com uma conta atrasada desde segunda. Deixei para pagar na terça e me surpreendi com o banco em greve.” Além da multa de R$ 13,33 sobre a fatura de R$ 666, ela ainda pagará R$ 2,07 por dia de atraso. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) o consumidor pode pleitear a devolução das tarifas pagas por conta dos atrasos, desde que comprove as tentativas de quitação. “Como não se trata de um evento que possa ser atribuído ao consumidor, não há porque cobrar multa”, explica a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa César Novais.

Não é por falta de tentativa que o mecânico Guilherme Henrique do Espírito Santo vai deixar de pagar sua conta em atraso. Na terça-feira a tarde ele já tinha percorrido cinco agências, sem sucesso. “Com a greve dos Correios, a conta não chegou. Tive que imprimir a segunda via. Agora venho pagar e não

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