quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Queimada na MG-179 provoca interrupção de energia em 5 municípios do Sul de Minas;


Eletricistas usaram caminhão pipa da prefeitura de Machado para apagar as chamas (Foto: Divulgação)

Cerca de 5 mil consumidores das cidades de Poço Fundo, São João da Mata, Carvalhópolis, Machado e Campestre ficaram sem energia na tarde da última quarta-feira (31/08), quando as chamas de uma queimada na rodovia MG-179, nas proximidades da cidade Machado, alastraram-se e atingiram as estruturas de uma linha de transmissão de energia da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Segundo Luiz Claudio Mendes Vieira, engenheiro da Cemig, além dos prejuízos causados ao meio ambiente, a queimada provocou danos irreversíveis aos materiais atingidos, gerando a necessidade da troca total dos equipamentos danificados. O processo de restabelecimento de energia nesses casos é ainda mais complicado. As queimadas interferem no tempo de execução das tarefas, não só pela complexidade do trabalho, mas também pela acessibilidade e permanência da equipe nos locais atingidos. “Nossas equipes utilizaram um caminhão pipa cedido pela prefeitura de Machado para apagar as chamas que atingiram os postes e cruzetas. Somente após controlado o fogo é que puderam avaliar os danos e realizar as intervenções necessárias para restabelecer o fornecimento de energia” , explica o engenheiro.

Nos meses de julho e agosto deste ano, a Cemig registrou 127 interrupções no fornecimento de energia em redes de distribuição provocadas por queimadas, afetando 94.754 consumidores. No dia 22 de agosto, uma queimada também afetou o fornecimento de energia para 3 mil consumidores da cidade de Ilicínea, no Sul de Minas.

Meteorologia

O mês de agosto foi marcado pelos baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte de Minas Gerais, chegando a níveis abaixo de 15%, sobretudo nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro. Nesses locais não chove há mais de 80 dias e a previsão é de tempo seco pelo menos para os próximos dez dias. Já no Sul e Zona da Mata, frentes frias têm ocasionado uma pequena melhora na qualidade do ar.

Uma frente fria poderá causar chuva leve no Sul de Minas entre os dias 7 e 10 de setembro, entretanto não são esperados volumes significativos. Esse cenário condiz com a estação no Estado, que é marcada por tempo seco com favorabilidade para a ocorrência de queimadas.

Campanha e dicas

Desde o início de julho, a Cemig está veiculando nas emissoras de rádio de todo o Estado a campanha “Quem faz uma queimada pode perder o controle do fogo e causar um grande problema”. O objetivo é alertar a população sobre os riscos das queimadas.

De acordo com a Empresa, as principais causas de queimadas em Minas são a queima preparatória de pastos e de terrenos para plantio, além da queima de lixos e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas - atingindo a vegetação seca, e descargas atmosféricas. Para ajudar a diminuir os índices de focos de queimadas, a Cemig dá as seguintes orientações:

- fazer queimadas somente com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo;

- não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação;

- apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

- não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!

Volte Sempre...